Logo
Regional

Inaugurada reabilitação da Igreja Paroquial de S. Mamede e parque de estacionamento em Deocriste

10 Outubro, 2022 | 15:40
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram presença na inauguração da empreitada de reabilitação da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste e do parque de estacionamento de apoio ao Centro Cívico daquela freguesia.

Luís Nobre inaugurou, assim, a empreitada de requalificação da Igreja Paroquial, no âmbito do programa Valorizar o Património, correspondendo a um investimento municipal de 35 mil euros que permitiu a substituição de todo o chão em madeira, conservação das paredes interiores, pavimentação da envolvente exterior, reparação de muro de suporte de terras, lavagem da torre e da telha e aplicação de isolamento em todo o telhado, torre e paredes.

No âmbito do protocolo, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Mamede de Deocriste disponibilizará a igreja, para fruição cultural, à comunidade para a realização de três concertos por ano, pelo período de 5 anos.

Recorde-se que o protocolo de colaboração assinado entre o Município de Viana do Castelo e a Fábrica da Igreja refere que “o Património Cultural de um território constitui a mais importante marca identitária do mesmo”. “A conservação, recuperação, valorização ou divulgação deste, torna-se um imperativo e também um dever para com os vindouros na transmissão de uma herança verdadeiramente fundacional, para além de desempenhar um papel elementar no desenvolvimento policêntrico dos territórios e na coesão territorial”, pelo que o programa Valorizar o Património visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.

Foi ainda inaugurada a empreitada do parque de estacionamento junto ao Centro Cívico de Deocriste, orçada em 31 mil euros, para dar resposta a uma necessidade sentida pela população local.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.