A Diocese de Viana do Castelo vai promover, no dia 19 de abril, pelas 21h00, um debate que procura dar voz aos filhos da madrugada que formam os “Portugais” saídos da Revolução.
A Diocese de Viana do Castelo vai promover um debate que celebra os 50 anos do 25 de abril.
Este debate procura dar voz aos filhos da madrugada que formam os “Portugais” saídos da Revolução. Assim “Depois de Abril” integra as celebrações dos 50 anos do 25 de abril.
Hugo Soares é natural de Viana do Castelo, tem 36 anos e é um comediante cujo trabalho “deambula” entre as produções online e as actuações em stand-up comedy.
Apresenta-se como sendo defensor acérrimo da liberdade de expressão, do humor sem limites e do direito à ofensa. Assume em palco uma “persona” arrogante, inquietante e crítica, recorrendo à ironia, ao escárnio e ao sarcasmo para falar de temas como a morte, o crime e a religião com uma intenção clara de fazer rir.
Hugo Soares vai integrar o painel de convidados e explicou à Viana TV que o interesse em participar neste debate passa por “discutir e perceber as várias opiniões sobre o estado da liberdade actual, assim como compreender de que forma as várias liberdades (principalmente a de expressão) podem estar comprometidas na era das redes sociais e do politicamente correcto”.
O humorista vianense espera falar sobre alguns casos que lhe parecem nocivos à liberdade como a censura e o cancelamento por parte de grupos do politicamente correcto, da imposição da linguagem inclusiva, entre outros.
“Abril trouxe a possibilidade dessa liberdade, de não haver policiamento estatal ao que se diz, ainda que haja policiamento hoje e forças minoritárias a apoiar que volte a existir… a liberdade de expressão é a maior força que temos para ouvirmos e sermos ouvidos, é a única ferramenta para separarmos o amor da estupidez”, realçou.
Hugo Soares defende que: “O humor tem a função de fazer rir, se houver alguma brecha na liberdade de expressão ou limite para não se poder fazer rir com algum assunto. É o primeiro passo para um ‘estado novo’, um estado em que eu não quero viver.”
O debate vai contar ainda com a participação de Maria Luís Cambão (médica), Ana Margarida Silva (professora) e Ricardo Sousa (professor).
Os quatro convidados vão debater sobre o que mudou e o que ficou igual, as expectativas que foram concretizadas e o que ainda está por fazer desde a revolução dos cravos.
A iniciativa decorrerá na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, no dia 19 de abril às 21h30.

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.