Logo
Regional

Geoparque de Viana organiza visitas guiadas a pontos de interesse geológico e mineiro do Alto Minho

20 Março, 2023 | 14:35
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo vai promover visitas guiadas, de 31 de março a 1 de abril, a alguns pontos do Alto Minho com interesse geológico e mineiro. A "Porta do Neiva", a "Porta de Arga" e o "Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor" serão alguns dos pontos de interesse. 

As atividades acontecem no âmbito da Semana dos Parceiros – 2023 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a decorrer entre 27 de março e 2 de abril, na qual os vários parceiros, dispersos pelo território de Portugal continental, promovem visita a locais de interesse geológico e mineiro.

Assim, a 31 de março, às 18h00, será promovida uma visita guiada à Porta do Neiva (Do Mel ao Caulino), na sede da junta de freguesia de Vila de Punhe, em Viana, que incluirá uma prova de mel de produção local. Neste centro de acolhimento turístico-educativo, além de ser apresentado o património natural e cultural da região, será explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos, permitindo conhecer os vários utensílios usados pelos apicultores, identificar os diferentes produtos extraídos da colmeia e o ciclo de vida das abelhas. A atividade está limitada a 10 participações.

Podem ainda ser descobertos testemunhos da exploração e das aplicações do “barro especial” – o caulino, um dos principais produtos do extinto rio de Alvarães.

Já no dia 1 de abril, às 9h30, será dinamizada a atividade “Sentir, descobrir e proteger o Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor”, na Praia de Fornelos, em Carreço, que incluirá uma visita guiada pelo Monumento Natural para dar a conhecer os seus valores naturais e culturais e uma ação de proteção e sensibilização ambiental para limpeza de resíduos e espécies exóticas invasoras presentes naquela área classificada. A atividade está limitada a 35 pessoas.

Às 14h30 deste dia, será desenvolvida uma visita guiada à Porta de Arga (Os Mineiros e os Minérios), na sede do agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Viana, centro de acolhimento turístico-educativo onde serão expostas diversas evidências do couto mineiro que outrora existiu nas Terras de Arga e Lima, entre as quais o espólio de utensílios usados na atividade extrativa dos minérios de volframite e cassiterite, documentação de referência, fotografias e testemunhos orais. A atividade contará, no máximo, com 10 participantes.

A participação em todas as atividades é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória, aqui. O formulário de inscrição está disponível até ao dia 28 de março.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.