Logo
Regional

Fundador e proprietário do “Solar dos Presuntos” homenageado pela Câmara de Monção

13 Março, 2023 | 11:34
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Homenageado pelo Município, Evaristo Cardoso, natural de Monção, fundador e proprietário do “Solar dos Presuntos”, falecido no dia 20 de dezembro, terá uma rua com o seu nome.

Após três anos sem celebrações, devido à pandemia, realizou-se, esta manhã, no Auditório do Cine Teatro João Verde, a sessão solene do Foral Municipal, outorgado pelo Rei D. Afonso III, em 1261. Uma comemoração onde exaltamos a nossa identidade coletiva e homenageamos os monçanenses que deixam marca no concelho, no pais e no mundo.

Este ano, distinguimos o Centro Paroquial e Social de Barbeita como Instituição de Mérito – Medalha de Cobre. A condecoração foi entregue ao Padre Américo Alves, principal artífice do trabalho solidário e frutuoso desenvolvido pela instituição junto da comunidade.

Um reconhecimento justo e merecido por 25 anos de dedicação ao próximo, através das valências de estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário, centro de dia, centro de convívio e creche.

Votos de louvor a nove heróis da Subzone

Aprovados na reunião de Câmara Municipal, no passado dia 22 de fevereiro, entregamos votos de louvor aos elementos da Subzone – Search and Rescue Team que participaram nas operações de busca, salvamento e resgate, na sequência do sismo verificado na fronteira entre a Turquia e a Síria.

Desta forma, com orgulho, enaltecemos a coragem, determinação, altruísmo e humanismo dos nove heróis: Gonçalo Nuno Oliveira, João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.

Homenagem a Evaristo Cardoso

Na passagem do 762º aniversário da fundação do concelho, prestamos uma homenagem simbólica e sentida ao nosso conterrâneo e amigo Evaristo Cardoso, embaixador da gastronomia monçanense e nacional, falecido no passado dia 20 de dezembro.

Cidadão de Mérito do Município de Monção, foi padrinho da candidatura vencedora do “Cordeiro à Moda de Monção”, no concurso”7 Maravilhas à Mesa”, participando numa das mais importantes conquistas da nossa história mais recente.

Ao longo da sua vida, nos mais variados palcos e mesas, o “Evaristo do Lila” ou “Evaristo do Solar”, como era conhecido, defendeu e promoveu, com total dedicação e imensurável paixão, a sua terra, Monção. Para ele, a capital de Portugal.

Neste dia, António Barbosa ofereceu à família, a esposa, Dona Graça, e os filhos, Pedro e Márcia, um painel de azulejos, criado por Ricardo Campos, com poema de Ilídio Castro. O mesmo que foi audível na plateia numa declamação, em vídeo, do ator António Capelo.

No futuro, anunciou António Barbosa, uma rua de Monção terá o nome de Evaristo Cardoso. “Vamos apresentar a proposta à Comissão de Toponímia e, estou certo, que será aceite por todos”. adiantou

Antecedida por saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, o dia comemorativo da celebração do Foral Afonsino continuou, na parte de tarde, com a mesa redonda “A importância do livro e da leitura”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas e a bibliotecária Manuela Barreto Nunes.

“Estou orgulhoso com o passado, esperançado no presente e confiante no futuro da nossa terra. É um sentimento que cresce de dia para dia. Alicerçado nas minhas convicções pessoais, na competência e visão das pessoas que estão comigo neste desafio aliciante e na capacidade empreendedora, cívica e associativa dos monçanenses”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.