Logo
Regional

Funcionários municipais plantaram 200 espécies no Monte de Santa Luzia

22 Março, 2024 | 14:41
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Para celebrar o Dia Internacional das Florestas, assinalado a 21 de março, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu atividades que visaram a consciencialização sobre a importância das florestas para o planeta, no sentido de recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas florestais, destacando-se a plantação de duas centenas de espécies florestais no Monte de Santa Luzia.

As comemorações deste dia, que este ano tiveram como tema ‘’Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor’’, iniciaram, assim, com uma plantação de 200 espécies florestais pelos funcionários dos diferentes departamentos do Município, que uniram forças e contribuíram na reflorestação de uma área de cerca de 5000 m2 no monte mais icónico de Viana do Castelo, o Monte de Santa Luzia.

A ação foi organizada pelo Gabinete Florestal, da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, com o apoio dos restantes setores daquela Divisão, da Unidade Orgânica da Gestão dos Espaços Verdes e ainda da equipa de Sapadores Florestais SF 08-111.

Foram plantadas diferentes espécies, na sua maioria autóctones, como o Pinus pinea (pinheiro manso), Laurus nobilis (Loureiro), Ilex aquifolium (Azevinho), Arbutus unedo (Medronheiro), Pinus pinea (Pinheiro manso), Cupressus lusitanica (Cedro do Buçaco) e Acer pseudoplatanus (Padreiro).

Nesta atividade juntaram-se ainda elementos da GNR, do Comando Territorial de Viana do Castelo que, para assinalar este dia, realizaram uma “Caminhada pela Floresta” e simbolicamente procederam também à plantação de árvores.

Noutro local, nomeadamente no Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha (Monte Galeão), no período da tarde foi executada uma plantação de aproximadamente 50 espécies florestais autóctones características daquela área classificada como o Pinus pinaster (Pinheiro bravo), o Quercus robur (Carvalho alvarinho) e o Arbutus unedo (Medronheiro). A iniciativa foi dinamizada pelo Gabinete de Gestão de Áreas Classificadas, com o apoio do Gabinete Florestal, e contou com a participação de vinte colaboradores da empresa Painhas, que estabeleceu com o Município um protocolo de cooperação para a Manutenção Ecológica desta área. Este esforço conjunto visa não só preservar a biodiversidade única deste ecossistema, mas também promover a consciencialização ambiental e a responsabilidade coletiva na conservação dos recursos naturais.

Ainda integrada na Comemoração do Dia Internacional das Florestas, foi dinamizada na Escola Secundária de Monserrate, esta semana, por iniciativa da Associação de Pais desta, envolvendo alunos e professores de vários anos, uma plantação de uma área de jardim com cerca de 200m2 utilizando espécies autóctones.

Para encerrar as comemorações, realiza-se no dia 23 de março, sábado uma atividade no Cabedelo, promovida pela empresa BorgWarner, com o Centro de Acolhimento Temporário de Bebés e Crianças em Risco – Berço e com o apoio do Gabinete Florestal do Município.

Com os desafios que o planeta enfrenta, cada vez com mais expressão, relacionados com as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, o Dia Internacional das Florestas serve como uma importante lembrança para a necessidade urgente de proteger e preservar esses ecossistemas cruciais para o bem-estar de todos os seres vivos. Ao comemorar-se este dia dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, como o ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

Regional 17 Abril, 2024

Município de Valença vai apoiar Apicultores

O Município de Valença vai apoiar os apicultores locais através da oferta de meias alças lusitanas e lâminas alveoladas, iniciando assim um processo de modernização da apicultura local.

Cultura 17 Abril, 2024

“Ciclo de Polinização Musical” está de regresso a Paredes de Coura em maio

Lula Pena, Daniel Pereira Cristo e a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal são alguns dos nomes do cartaz do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, agendado para maio, revelou hoje a autarquia.