Logo
Regional

Fortaleza de Valença com 700 mil euros para ser Bairro Comercial Digital

29 Agosto, 2023 | 14:07
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Fortaleza de Valença, do século XVII, vai ser alvo de um investimento de 700 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que a transformará num Bairro Comercial Digital (BCD), foi divulgado esta terça-feira.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, espera ainda este ano avançar com o projeto de inovação e modernização do comércio e serviços da Fortaleza, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.

“O investimento previsto na candidatura tem uma componente de obra no espaço público, como a beneficiação de algumas praças, instalação de sinalética, e a outra componente, dirigida aos comerciantes do interior da Fortaleza, que vão ser chamados a aderir às ferramentas digitais”, especificou o autarca socialista.

O projeto, cuja candidatura foi aprovada pelo PRR, “pretende recriar uma zona comercial de excelência, marcada por um património histórico e cultural com características únicas, através de um projeto de integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza e contribuir para uma economia de proximidade”, referiu.

Numa nota enviada às redações, a autarquia justificou a aprovação do BCD “por estar circunscrito, geograficamente, a um espaço contíguo dentro da Fortaleza, caracterizado pela sua natureza comercial, onde estão presentes os principais serviços públicos”.

“O património histórico representa elementos característicos únicos, que permitem a criação de uma zona de excelência, com uma elevada atratividade de consumidores (visitantes e turistas) nacionais e estrangeiros, contribuindo para qualificar e dinamizar todo o comércio valenciano”, refere o documento.

José Manuel Carpinteira acrescentou que o BCD de Valença, numa parceria com a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), “será desenvolvido durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.

Segundo o autarca socialista, o contrato programa para a execução do BCD vai ser assinado em 6 de setembro, numa cerimónia no Porto, sendo que, posteriormente, terá de ser designado um gestor do projeto.

O BCD de Valença “contempla a instalação de sistemas de conectividade Wi-Fi, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, a instalação de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e o desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.

O projeto prevê ainda “a prestação de informação aos comerciantes, a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, instalação e integração de sistemas de experiência de realidade aumentada, adoção de soluções de gestão de stocks digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital, entre outras situações”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo consolida indústria de produção de válvulas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou hoje o contrato de investimento com a Valforjado Indústria de Válvulas, Unipessoal Lda, para que a empresa, com sede na freguesia de Chafé, avance com um investimento de 1,847 milhões de euros num novo projeto industrial.

Nacional 22 Julho, 2024

Proteção Civil alerta para risco de incêndio rural com temperaturas nos 40 graus

A Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte e centro e no Algarve devido ao aumento da temperatura, que pode atingir valores próximos dos 40° e, pontualmente, dos 42º.

Regional 22 Julho, 2024

A partir de 4ª feira e até domingo “Caminha Medieval” comemora os 740 Anos da Outorga do Foral

O Centro Histórico prepara-se para uma viagem de mais de sete séculos, com Caminha Medieval, que abre portas no coração da Vila, já esta quarta-feira e fica até domingo, com um programa diversificado. Nesta edição o evento celebra os 740 anos da Outorga do Foral a Caminha: a 24 de julho de 1284, D. Dinis, Rei de Portugal, outorga a primeira Carta Foral à Vila de Caminha. Caminha pela sua posição marítimo-fluvial privilegiada cedo viu a sua importância estratégico-militar ser reconhecida, sendo a sede agraciada com o seu primeiro foral em 1284. A preocupação régia com o povoamento e a defesa, num território fronteiriço, implicou garantir aos seus habitantes segurança, isenção ou redução tributária, assim como novas formas de governação local. 

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo: Suspeita de burlas de milhares de euros com apresentações na PSP

O Tribunal de Viana do Castelo decretou a medida de coação de apresentações semanais na PSP a uma mulher de 30 anos, residente em Mazarefes, por alegada prática de burlas de milhares de euros.

Regional 22 Julho, 2024

Rede Expressos prepara operação especial para o Festival de Paredes de Coura

A Rede Expressos é o parceiro oficial de mobilidade e a única transportadora de longo curso para o festival Vodafone Paredes de Coura que se realiza entre 14 e 17 de agosto, tendo reforçado a sua oferta de serviços para o local a partir de 9 de agosto, abrindo até agora mais de 42 serviços adicionais perante a procura registada embora se espere que o número de serviços adicionais possa ultrapassar os 80.

Desporto 22 Julho, 2024

Luciano Amorim continua a comandar equipas de formação da Escola Desportiva de Viana

Luciano Amorim, ligado à iniciação da patinagem e ao Hóquei em Patins, Sub-11 e sub-13 na época anterior, renova funções para época 2024/2025 na EDV, sendo também o responsável pelos escalões da formação do emblema Auri-negra.

Regional 22 Julho, 2024

Câmara de Monção apoia alunos com 75 euros para material escolar

A Câmara de Monção revelou que estão abertas as candidaturas a um vale de 75 euros para a aquisição de material escolar dos alunos residentes no concelho, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.