Logo
Nacional

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

20 Maio, 2024 | 16:35
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de texto (SMS) fraudulentas”, refere o alerta publicado no Portal das Finanças, sublinhando que os destinatários destas SMS “são induzidos maliciosamente a efetuar um pagamento para alegadamente regularizar a sua situação tributária”.

Tal como em situações anteriores, a AT afirma que estas mensagens são “falsas” e que o seu único objetivo é convencer o destinatário a efetuar pagamentos indevidos.

Numa das SMS falsas partilhadas pela AT, é dito que a “Autoridade Tributária informa” o contribuinte que está a terminar o prazo para “pagamento da coima 13415/24AT”, sendo-lhe indicados os dados relativos à ‘entidade’, ‘referência’ e valor que deve pagar de imediato para “evitar a penhora de bens”. Noutros SMS, em vez de coima, fala-se em “contraordenação fiscal”, sendo igualmente indicados os dados para o pagamento.

Como em casos anteriores, a AT alerta os contribuintes para nunca efetuarem as operações pedidas e aconselha a leitura do folheto informativo sobre “Segurança a Informação” que pode ser consultado no Portal das Finanças acedendo à secção de “apoio ao contribuinte” e depois a “informação útil”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.