Projeto inovador foi desenvolvido em cooperação com a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro. Os resultados do projeto, 32 protótipos, serão apresentados, na Turquia, no próximo mês de novembro.
O desafio foi lançado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares e Manuel Ribeiro e prontamente aceite pelos alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Design de Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, para que utilizassem a folha de pedra e a aplicassem em novos conceitos.
Lapisfolies consiste no projeto que os alunos finalistas do ciclo de estudos em Design do Produto da ESTG-IPVC desenvolveram numa atividade protocolada entre o ESTG-IPVC e a empresa ValueOtimized, com sede na cidade de Aveiro”.
Um dos objetivos do projeto foi o de dar aos alunos a oportunidade de alcançarem a leitura e a interpretação do material, adianta a docente do curso de Design Liliana Soares, que sublinha ainda que se tratou de uma “oportunidade importante de dar a conhecer o material às empresas que colaboraram com os alunos no projeto”.
Lapisfolies, revela a docente “interpreta a folha de pedra orientando o design de materiais para novas aplicações, numa realidade à procura de qualidades locais, sustentabilidade e renovação”.
No âmbito do Design do Produto, Liliana Soares acrescenta que “foi utilizada a metodologia da cross-fertilization que permitiu que os estudantes interpretassem as inovações que disputam do mundo da investigação para criarem novos produtos”.
Ao todo foram apresentados cerca de 32 protótipos, “muitos desenvolvidos em colaboração com empresas – quer de carácter industrial quer de natureza artesanal – da região do Norte de Portugal, em particular do distrito de Viana do Castelo”.
O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.
De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.
Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga.
O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.
A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.
O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.