Este fim-de-semana vai ser marcado por duas modalidades reconhecidas em Vila Nova de Cerveira, local de partida do Grande Trail da Serra D’Arga e de passagem da 2ª L’Étape Portugal by Tour de France.
Esta sexta-feira, 29 de setembro, arranca mais uma edição do Grande Trail da Serra D’Arga, cujo ponto de partida dos 100km Trail Endurance acontece da Praça da Liberdade, de Vila Nova de Cerveira, às 22h00. A prova vai passar pela União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e de Lovelhe, assim como pelas freguesias de Gondarém, Loivo, Sopo e Covas.
O evento desportivo prossegue no sábado com o Ultra Trail 45km, com partida às 08h00, de Dem no concelho de Caminha. Já no domingo decorrem as restantes provas, com partida em São Lourenço da Montaria, no concelho de Viana do Castelo, nomeadamente o Trail longo 27km (09h00) e Trail Curto 17km (09h30), além das provas de caráter não competitivo Caminhada de 12km (09h30) e o Trail Kids (12h30).
As provas proporcionam aos participantes uma experiência em ambiente natural com vistas panorâmicas únicas. O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events e a colaboração das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, assim como as Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Covas, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo, Amonde, Gondar, Orbacém, Vila Praia de Âncora e Afife.
No domingo, dia 1 de outubro, vários concelhos do Alto Minho, incluindo o de Vila Nova de Cerveira, acolhem a 2ª L’Étape Portugal by Tour de France, um evento de Ciclismo de Estrada, aberto a ciclistas amadores federados e não federados, estando prevista a participação de cerca de 1000 ciclistas.
Com partida marcada para as 09h00 e chegada em Viana do Castelo, o evento apresenta-se com três distâncias: 147 km, com uma elevação de 2791m; 103 km e uma elevação de 1905m; e 51 km, com uma elevação de 700m.
Trata-se de uma organização da Podium Events, S.A., em conjunto com a Stream Plan Lda e o Clube Desportivo e Recreativo Chronos, tendo como parceiros dos Municípios de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Caminha e Paredes de Coura, Infraestruturas de Portugal e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Fotografia: Carlos Sá
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.