Os músicos Sérgio Godinho, Capicua, Valete e Cristina Branco são alguns dos nomes que vão passar pela edição da Festa do Avante! deste ano, que contará também com vários espetáculos dedicados aos 50 anos do 25 de Abril.
A 48.ª edição da Festa do Avante, o tradicional certame do PCP que marca a ‘rentrée’ política do partido, vai realizar-se entre os dias 06 e 08 de setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal.
Em comunicado, o PCP refere que a edição deste ano vai contar com vários “espetáculos para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos nas suas tantas dimensões”, desde logo com um concerto de Sérgio Godinho, acompanhado pela banda Assessores e a ‘rapper’ Capicua.
Nesta mesma vertente de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, vai também subir ao palco o espetáculo “Zeca Sempre”, em que os músicos Olavo Bilac (antigo vocalista dos Santos & Pecadores), Nuno Guerreiro, Tozé Santos e Vítor Silva cantam músicas de José Afonso e “outros cantautores que ajudaram a ilustrar o sentido da revolução”.
Uma “homenagem às mulheres portuguesas e à sua emancipação é trazida pelo espetáculo ‘A Mulher é uma Arma’”, dirigido pelo produtor Renato Júnior, e com a participação de Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar, acrescenta o partido.
Como é habitual, a Festa do Avante! dedica uma parte do seu cartaz a artistas da lusofonia, com destaque para a artista brasileira Bia Ferreira, “uma das vozes mais disruptivas dos últimos anos da música brasileira”, que vai subir ao palco com Dino D’Santiago, Eva RapDiva e Mázinha.
O pianista e compositor português Mário Laginha vai atuar em dueto com o músico cabo-verdiano Tcheka, num palco a que também irá subir a banda brasileira Garotos Podres, de punk-rock, e os músicos da Guiné-Bissau Nancy Vieira e Remna.
Entre os artistas nacionais, a Festa do Avante! volta a contar com a presença de The Legendary Tigerman e Bruno Pernadas, e renova a aposta no fado, com artistas como Cristina Branco ou Hélder Moutinho e um espetáculo de homenagem ao guitarrista Carlos Paredes, com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes.
O ícone do ‘rap’ português Valete vai também participar na edição deste ano, assim como o DJ e produtor Branko, além de Ana Tijoux, cantora franco-chilena de ‘hip-hop’.
Entre as estreias na Festa do Avante!, está Ana Lua Caiano, que lançou o seu primeiro álbum este ano (“Vou ficar neste quadrado”), e o projeto Cara de Espelho, que tem como vocalista Mito Mendes (A Naifa) e junta músicos que pertenceram aos Deolinda, Gaiteiros de Lisboa, Ornatos Violeta e Humanos.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.