Os músicos Sérgio Godinho, Capicua, Valete e Cristina Branco são alguns dos nomes que vão passar pela edição da Festa do Avante! deste ano, que contará também com vários espetáculos dedicados aos 50 anos do 25 de Abril.
A 48.ª edição da Festa do Avante, o tradicional certame do PCP que marca a ‘rentrée’ política do partido, vai realizar-se entre os dias 06 e 08 de setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal.
Em comunicado, o PCP refere que a edição deste ano vai contar com vários “espetáculos para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos nas suas tantas dimensões”, desde logo com um concerto de Sérgio Godinho, acompanhado pela banda Assessores e a ‘rapper’ Capicua.
Nesta mesma vertente de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, vai também subir ao palco o espetáculo “Zeca Sempre”, em que os músicos Olavo Bilac (antigo vocalista dos Santos & Pecadores), Nuno Guerreiro, Tozé Santos e Vítor Silva cantam músicas de José Afonso e “outros cantautores que ajudaram a ilustrar o sentido da revolução”.
Uma “homenagem às mulheres portuguesas e à sua emancipação é trazida pelo espetáculo ‘A Mulher é uma Arma’”, dirigido pelo produtor Renato Júnior, e com a participação de Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar, acrescenta o partido.
Como é habitual, a Festa do Avante! dedica uma parte do seu cartaz a artistas da lusofonia, com destaque para a artista brasileira Bia Ferreira, “uma das vozes mais disruptivas dos últimos anos da música brasileira”, que vai subir ao palco com Dino D’Santiago, Eva RapDiva e Mázinha.
O pianista e compositor português Mário Laginha vai atuar em dueto com o músico cabo-verdiano Tcheka, num palco a que também irá subir a banda brasileira Garotos Podres, de punk-rock, e os músicos da Guiné-Bissau Nancy Vieira e Remna.
Entre os artistas nacionais, a Festa do Avante! volta a contar com a presença de The Legendary Tigerman e Bruno Pernadas, e renova a aposta no fado, com artistas como Cristina Branco ou Hélder Moutinho e um espetáculo de homenagem ao guitarrista Carlos Paredes, com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes.
O ícone do ‘rap’ português Valete vai também participar na edição deste ano, assim como o DJ e produtor Branko, além de Ana Tijoux, cantora franco-chilena de ‘hip-hop’.
Entre as estreias na Festa do Avante!, está Ana Lua Caiano, que lançou o seu primeiro álbum este ano (“Vou ficar neste quadrado”), e o projeto Cara de Espelho, que tem como vocalista Mito Mendes (A Naifa) e junta músicos que pertenceram aos Deolinda, Gaiteiros de Lisboa, Ornatos Violeta e Humanos.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.