Logo
Desporto

Fernando Pimenta assume candidatura ao título olímpico em K1 1.000 metros

28 Setembro, 2023 | 22:27
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O canoísta Fernando Pimenta manifestou-se “sensibilizado” pela homenagem recebida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na qual assumiu ser candidato ao ouro olímpico em K1 1.000 metros em Paris2024.

“Já o demonstrei várias vezes. Tenho sido o atleta com mais regularidade no pódio. Desde que faço canoagem não me recordo de quem tenha medalhas em europeus e mundiais tantos anos consecutivos. Nos Jogos Olímpicos é preciso sentir-me bem e inspirado. Às vezes, é preciso esse 0,5% de inspiração, como aconteceu nos Mundiais de Duisburgo. É aquele meio metro de diferença que pode trazer o título”, elucidou.

Fernando Pimenta falava no fim da cerimónia na autarquia, em que celebrou mais uma época de sucesso, destacando-se o título mundial – o terceiro da carreira – no seu predileto K1 1.000 metros, no qual foi bronze em Tóquio2020.

O seu vasto currículo, com mais de uma centena de pódios internacionais, e as expectativas dos portugueses não lhe colocam “pressão” para o ouro sonhado para Paris2024, algo apenas ao alcance do seu treinador, Hélio Lucas.

Pimenta recordou que pressão só “nos treinos diários”, fundamentais para a consistência de “resultados e medalhas” que tem conseguido, ininterruptamente, desde 2009.

Agradeceu a homenagem da autarquia limiana, considerando ser “uma cerimónia simples que condiz” com ele próprio e com o treinador, “num momento mais intimista e próximo, com bastante significado”, e reconhecendo que quando se exalta reclamando por justiça de tratamento por parte do Presidente da República, na celebração dos feitos desportivos dos portugueses, o faz também a pensar nos seus companheiros e no seu treinador.

Tem ideia de que voltará a ser homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa, mas sem saber mais dados: “Acho que sim, há alguma coisa pensada, mas não sei se planeada ou não. Não posso ser eu a dizer se vai haver ou não”.

Hélio Lucas, o seu treinador de sempre, agradeceu o “reconhecimento das gentes de Ponte de Lima pelos resultados e carreira” da dupla, recordando que o município “esteve sempre” com ambos, “apoiando até na altura em que as pessoas nem acreditavam muito”.

“Ser reconhecido em casa é diferente. Somos os dois daqui, temos muito orgulho no percurso do clube e as pessoas acarinham-nos muito e isso é muito importante nestes momentos”, completou.

Fernando Pimenta acumula já 136 pódios em provas internacionais, nas mais diversas distâncias, entre os 500 e 1.000 metros, em regatas em linha, e nas maratonas, com provas até aos 30 quilómetros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Regional 20 Maio, 2024

Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim-de-semana

É já este fim-de-semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Nacional 20 Maio, 2024

Portugal esgota quota do carapau e pesca fecha esta terça-feira

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Regional 20 Maio, 2024

Época balnear em Caminha arranca com mais três bandeiras Qualidade de Ouro e cinco Azuis

A época balnear 2024 no concelho de Caminha vai arrancar num patamar de elevada qualidade, com mais três bandeiras Qualidade de Ouro e cinco Bandeiras Azuis.

Regional 20 Maio, 2024

Caminhada sénior assinalou “Maio, Mês do Coração” em Valença

No âmbito do programa “Maio, Mês do Coração” decorreu uma caminhada sénior, na marginal do rio Minho, na Senhora da Cabeça, em Cristelo Covo, no passado dia 10 de maio, com a participação de 80 seniores valencianos.