De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
As festividades arrancam na quarta-feira, 10 de setembro, às 21h30, com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguido da tradicional arruada e da inauguração da iluminação decorativa, pelas 22h30, momento simbólico que marca oficialmente o início da romaria.
No dia seguinte, quinta-feira, 11, destaca-se a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, às 18h00, no âmbito da valorização das raças autóctones da região. A partir das 21h00, o Largo de Camões acolhe concertos das bandas filarmónicas de Estorãos e Aboim da Nóbrega, enquanto a Rua Cardeal Saraiva se enche de música com o Festival de Gaitas, com grupos de Portugal e da Galiza. A noite prolonga-se até às 04h00 com o Music Fest “Viva as Feiras Novas”, na Expolima.
A sexta-feira, 12, começa com a tradicional Salva de Morteiros às 08h00. À noite, os Cantares ao Desafio trazem nomes populares como Ruizinho de Penacova e Carminha, acompanhados de momentos de Fado e atuações de Tunas académicas. A festa segue madrugada dentro com mais uma edição do Music Fest, até às 06h00.
No sábado, 13 de setembro, realiza-se a primeira Feira Franca, com animação desde cedo com Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, e concertos de bandas filarmónicas. A manhã e tarde são preenchidas com os Concursos Pecuários e demonstrações equestres com o evento “O Cavalo Garrano nas Feiras Novas”. Às 15h30, realiza-se o aguardado Cortejo Etnográfico, um verdadeiro museu vivo das tradições limianas. A noite inclui Rusgas, Concertinas e o espetáculo de fogo de artifício “Noite do Fogo”, às 00h30.
O domingo, 14 de setembro, segunda Feira Franca, arranca com música tradicional e bandas da Trofa e Junqueira. Às 15h30, o Cortejo Histórico terá como tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte – 900 Anos de Foral”, evocando a longa história da vila. A tradicional Tourada realiza-se na Expolima às 18h00, e a partir das 21h00, o Festival Limiano de Folclore anima os palcos da vila. O Fogo do Meio, à meia-noite, dá continuidade à animação noturna.
A festa termina na segunda-feira, 15 de setembro, com a última Feira Franca dedicada à componente religiosa. A Missa Solene realiza-se às 10h30, seguindo-se as Vésperes às 16h00 e a Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, às 16h30, ponto alto da devoção limiana. Após a Despedida das Bandas às 19h00, o encerramento será feito com um animado baile no Largo de Camões, ao som do grupo Kalhambeke.
As Feiras Novas 2025 representam uma simbiose perfeita entre o sagrado e o profano, num ambiente de celebração, identidade e partilha. Um evento que reforça o orgulho das gentes de Ponte de Lima e atrai todos aqueles que procuram viver de perto o melhor da tradição minhota.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.