De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
As festividades arrancam na quarta-feira, 10 de setembro, às 21h30, com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguido da tradicional arruada e da inauguração da iluminação decorativa, pelas 22h30, momento simbólico que marca oficialmente o início da romaria.
No dia seguinte, quinta-feira, 11, destaca-se a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, às 18h00, no âmbito da valorização das raças autóctones da região. A partir das 21h00, o Largo de Camões acolhe concertos das bandas filarmónicas de Estorãos e Aboim da Nóbrega, enquanto a Rua Cardeal Saraiva se enche de música com o Festival de Gaitas, com grupos de Portugal e da Galiza. A noite prolonga-se até às 04h00 com o Music Fest “Viva as Feiras Novas”, na Expolima.
A sexta-feira, 12, começa com a tradicional Salva de Morteiros às 08h00. À noite, os Cantares ao Desafio trazem nomes populares como Ruizinho de Penacova e Carminha, acompanhados de momentos de Fado e atuações de Tunas académicas. A festa segue madrugada dentro com mais uma edição do Music Fest, até às 06h00.
No sábado, 13 de setembro, realiza-se a primeira Feira Franca, com animação desde cedo com Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, e concertos de bandas filarmónicas. A manhã e tarde são preenchidas com os Concursos Pecuários e demonstrações equestres com o evento “O Cavalo Garrano nas Feiras Novas”. Às 15h30, realiza-se o aguardado Cortejo Etnográfico, um verdadeiro museu vivo das tradições limianas. A noite inclui Rusgas, Concertinas e o espetáculo de fogo de artifício “Noite do Fogo”, às 00h30.
O domingo, 14 de setembro, segunda Feira Franca, arranca com música tradicional e bandas da Trofa e Junqueira. Às 15h30, o Cortejo Histórico terá como tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte – 900 Anos de Foral”, evocando a longa história da vila. A tradicional Tourada realiza-se na Expolima às 18h00, e a partir das 21h00, o Festival Limiano de Folclore anima os palcos da vila. O Fogo do Meio, à meia-noite, dá continuidade à animação noturna.
A festa termina na segunda-feira, 15 de setembro, com a última Feira Franca dedicada à componente religiosa. A Missa Solene realiza-se às 10h30, seguindo-se as Vésperes às 16h00 e a Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, às 16h30, ponto alto da devoção limiana. Após a Despedida das Bandas às 19h00, o encerramento será feito com um animado baile no Largo de Camões, ao som do grupo Kalhambeke.
As Feiras Novas 2025 representam uma simbiose perfeita entre o sagrado e o profano, num ambiente de celebração, identidade e partilha. Um evento que reforça o orgulho das gentes de Ponte de Lima e atrai todos aqueles que procuram viver de perto o melhor da tradição minhota.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.