Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De acordo com comunicado da GNR, a detenção ocorreu após alertas para cinco focos de incêndio registados num curto espaço de tempo, entre as 13h07 e as 14h11, que mobilizaram várias patrulhas para o terreno. A rápida atuação das autoridades permitiu surpreender o indivíduo em flagrante delito, precisamente no momento em que estava a iniciar mais um foco de incêndio com chama direta.
Durante a operação, foi apreendido o isqueiro utilizado pelo suspeito. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal do Comando Territorial de Viana do Castelo, com apoio de patrulhas dos postos de Valença e Vila Nova de Cerveira.
A GNR revelou ainda que, até ao dia 25 de agosto, já deteve 44 pessoas em flagrante delito por incêndio florestal em todo o país, tendo identificado mais de 600 suspeitos por este tipo de crime.
Recorde-se que Portugal continental tem sido severamente afetado por incêndios rurais nos últimos meses, em especial nas regiões Norte e Centro. Desde julho, os fogos já causaram quatro vítimas mortais, entre elas um bombeiro, vários feridos e elevados prejuízos materiais, incluindo habitações, explorações agrícolas e milhares de hectares de floresta.
Segundo dados oficiais provisórios, mais de 254 mil hectares já arderam este ano, dos quais mais de 57 mil só no grande incêndio que teve início em Arganil.
A GNR relembra que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncias de comportamentos de risco e esclarecimento de dúvidas sobre infrações ambientais.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.