Esta edição, com mais um dia, conta com novidades, animação e algumas surpresas. A “Maior Wine Party de Portugal” decorre de 4 a 7 de julho e a sessão de inauguração, será presidida pelo Primeiro Ministro de Portugal, Luis Montenegro
Com o objetivo de defender e valorizar o vinho Alvarinho, reforçando a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da região, a Feira do Alvarinho de Monção assume-se como um espaço de dinamização económica e animação popular, onde se brinda à amizade e à partilha de valores universais.
Em 2023, a “Maior Wine Party de Portugal” recebeu a visita de mais de 100 mil pessoas, vindas de diferentes pontos geográficas, com o desejo de sentirem o ambiente e o espírito deste evento singular e carismático, que deixou marca em todos e todas que nos visitaram.
Na edição deste ano, o evento vai ser alargado, passando-o de três para quatro dias. A entrada no anfiteatro natural do Parque das Caldas, junto ao rio Minho, é gratuita.
“A Feira do Alvarinho de Monção transmite um sentimento de descontração e alegria, sendo um espaço de confraternização e convívio com vinhos deliciosos e comida saborosa. Na edição deste ano, temos muitas novidades, tanto na programação como na vertente de alojamento, bem como várias iniciativas com forte componente de sustentabilidade ambiental. Visitem Monção entre 4 e 7 de julho. Bem Vindos ao Reino do Alvarinho”, convida o presidente do município de Monção, Antonio Barbosa.
No dia 4 de julho, na sessão de inauguração presidida pelo Primeiro Ministro de Portugal, Luis Montenegro, sobe ao palco o famoso músico de pop rock português, José Cid pelas 22h30, apresentando o seu repertório de temas originais e inconfundíveis como a “cabana junto à praia”.
Recorde-se que José Cid foi distinguido com o Grammy Latino de Excelência Musical, em Las Vegas, em 2019, pela Academia Latina de Grava. Um Grammy atribuído “a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina”.
Já no dia 7 de julho, domingo, também às 22h30,“Os Quatro e Meia” garantem animação no recinto junto ao rio para colocar os “Pontos nos Is”.
Além das tasquinhas com os exemplares de gastronomia tradicional, a Feira do Alvarinho de Monção engloba uma área de restauração, naquele espaço reservado, com panorâmica sobre o rio Minho.
O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, com confeção e serviço a cargo da Confraria da Foda de Pias e também o “Bacalhau à Monção”, com assinatura do conceituado Chef Vítor Sobral, que estará presente na feira.
A esta dupla junta-se o Restaurante “Solar de Presuntos”, referência gastronómica da capital portuguesa, com o Arroz de Lavagante.
Os Bailaricos de Verão, são uma das grandes novidades da Feira do Alvarinho de Monção no presente ano e pretende recordar a vivência de outros tempos homenageando a música popular portuguesa
A partir do segundo dia de festa, os artistas nacionais estarão presentes em força.
Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o Município de Monção lançou o Concurso “Rolhas que deixam marca”, destinando-se a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho, onde por cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar daquela espécie autóctone na floresta.
As turmas que entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 6 de julho, sábado, na Feira do Alvarinho de Monção e os vencedores receberão, ainda, uma placa alusiva à campanha, com inscrição do nome da escola e turma, possibilitando-lhes, desta forma, a identificação da fração de terreno plantado com carvalhos-alvarinho.
O “Espaço Harmonias by Amorim Cork” também estará patente na maior Feira de Alvarinho, concebido e mobilado com aglomerado de cortiça, um material 100% natural, fornecido pela Amorim Cork Insulation, que servirá de ponto de encontro para a partilha de conhecimentos, degustações e provas vínicas, onde todas as experiências serão vividas num cenário harmonioso.
Nestes dias de festa, os hotéis, residências e turismo rural de Monção e concelhos vizinhos, esgotam com facilidade e para dar resposta às solicitações, o “Alvarinho Gamping” by Domo Camp, foi “erguido” com todas as funcionalidades e comodidades, bem perto do recinto do evento. As tendas de Glamping Camp estarão decoradas e equipadas para receber números variáveis de pessoas.
Para quem se dirige a Monção em autocaravanismo, o Campo da Feira estará reservado para o devido efeito, com WC`s públicos, situado no Centro Histórico de Monção e muito perto do recinto da feira. O aparcamento é gratuito, sendo necessário fazer a respetiva inscrição, através do email gap@cm-moncao.pt.
Para os mais novos a Feira do Alvarinho de Monção 2024 apresenta mais uma novidade: Alvarinho Kids, onde no dia 6 de julho, sábado, entre as 16h00 e as 18h00, é o momento dos mais pequenos n’A Maior Wine Party de Portugal, preenchido com muita música, dança, entrega de prémios, oficinas, jogos temáticos, atividades e muitas brincadeiras.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.