Esta edição, com mais um dia, conta com novidades, animação e algumas surpresas. A “Maior Wine Party de Portugal” decorre de 4 a 7 de julho e a sessão de inauguração, será presidida pelo Primeiro Ministro de Portugal, Luis Montenegro
Com o objetivo de defender e valorizar o vinho Alvarinho, reforçando a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da região, a Feira do Alvarinho de Monção assume-se como um espaço de dinamização económica e animação popular, onde se brinda à amizade e à partilha de valores universais.
Em 2023, a “Maior Wine Party de Portugal” recebeu a visita de mais de 100 mil pessoas, vindas de diferentes pontos geográficas, com o desejo de sentirem o ambiente e o espírito deste evento singular e carismático, que deixou marca em todos e todas que nos visitaram.
Na edição deste ano, o evento vai ser alargado, passando-o de três para quatro dias. A entrada no anfiteatro natural do Parque das Caldas, junto ao rio Minho, é gratuita.
“A Feira do Alvarinho de Monção transmite um sentimento de descontração e alegria, sendo um espaço de confraternização e convívio com vinhos deliciosos e comida saborosa. Na edição deste ano, temos muitas novidades, tanto na programação como na vertente de alojamento, bem como várias iniciativas com forte componente de sustentabilidade ambiental. Visitem Monção entre 4 e 7 de julho. Bem Vindos ao Reino do Alvarinho”, convida o presidente do município de Monção, Antonio Barbosa.
No dia 4 de julho, na sessão de inauguração presidida pelo Primeiro Ministro de Portugal, Luis Montenegro, sobe ao palco o famoso músico de pop rock português, José Cid pelas 22h30, apresentando o seu repertório de temas originais e inconfundíveis como a “cabana junto à praia”.
Recorde-se que José Cid foi distinguido com o Grammy Latino de Excelência Musical, em Las Vegas, em 2019, pela Academia Latina de Grava. Um Grammy atribuído “a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina”.
Já no dia 7 de julho, domingo, também às 22h30,“Os Quatro e Meia” garantem animação no recinto junto ao rio para colocar os “Pontos nos Is”.
Além das tasquinhas com os exemplares de gastronomia tradicional, a Feira do Alvarinho de Monção engloba uma área de restauração, naquele espaço reservado, com panorâmica sobre o rio Minho.
O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, com confeção e serviço a cargo da Confraria da Foda de Pias e também o “Bacalhau à Monção”, com assinatura do conceituado Chef Vítor Sobral, que estará presente na feira.
A esta dupla junta-se o Restaurante “Solar de Presuntos”, referência gastronómica da capital portuguesa, com o Arroz de Lavagante.
Os Bailaricos de Verão, são uma das grandes novidades da Feira do Alvarinho de Monção no presente ano e pretende recordar a vivência de outros tempos homenageando a música popular portuguesa
A partir do segundo dia de festa, os artistas nacionais estarão presentes em força.
Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o Município de Monção lançou o Concurso “Rolhas que deixam marca”, destinando-se a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho, onde por cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar daquela espécie autóctone na floresta.
As turmas que entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 6 de julho, sábado, na Feira do Alvarinho de Monção e os vencedores receberão, ainda, uma placa alusiva à campanha, com inscrição do nome da escola e turma, possibilitando-lhes, desta forma, a identificação da fração de terreno plantado com carvalhos-alvarinho.
O “Espaço Harmonias by Amorim Cork” também estará patente na maior Feira de Alvarinho, concebido e mobilado com aglomerado de cortiça, um material 100% natural, fornecido pela Amorim Cork Insulation, que servirá de ponto de encontro para a partilha de conhecimentos, degustações e provas vínicas, onde todas as experiências serão vividas num cenário harmonioso.
Nestes dias de festa, os hotéis, residências e turismo rural de Monção e concelhos vizinhos, esgotam com facilidade e para dar resposta às solicitações, o “Alvarinho Gamping” by Domo Camp, foi “erguido” com todas as funcionalidades e comodidades, bem perto do recinto do evento. As tendas de Glamping Camp estarão decoradas e equipadas para receber números variáveis de pessoas.
Para quem se dirige a Monção em autocaravanismo, o Campo da Feira estará reservado para o devido efeito, com WC`s públicos, situado no Centro Histórico de Monção e muito perto do recinto da feira. O aparcamento é gratuito, sendo necessário fazer a respetiva inscrição, através do email gap@cm-moncao.pt.
Para os mais novos a Feira do Alvarinho de Monção 2024 apresenta mais uma novidade: Alvarinho Kids, onde no dia 6 de julho, sábado, entre as 16h00 e as 18h00, é o momento dos mais pequenos n’A Maior Wine Party de Portugal, preenchido com muita música, dança, entrega de prémios, oficinas, jogos temáticos, atividades e muitas brincadeiras.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.