Logo
Nacional

Faleceu o comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro

19 Março, 2023 | 11:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Faleceu hoje o comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro com 91 anos, a quem a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou na Comemoração dos 175 anos de elevação a cidade, em sessão solene no dia 20 de janeiro, o título de "Cidadão Honorário".

O título atribuído a Manuel Rui Azinhais Nabeiro foi entregue “pelos notáveis serviços de cidadania prestados ao concelho e ao país, enquanto empresário visionário e mecenas cultural, e pela indelével matriz humanista, solidária e justa”.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro era natural de Campo Maior, terra do alto Alentejo. Nasceu a 28 de março de 1931, no seio de uma família humilde. Desde cedo aprendeu a lidar com a adversidade. Aos 12 anos começou a trabalhar, ajudava a mãe numa pequena mercearia, o pai e os tios na torra do café, numa época em que se sentiam os efeitos nefastos da guerra civil em Espanha.

Começou muito jovem a trabalhar na torrefação de café da família. Rui Nabeiro tinha apenas 19 anos quando assumiu a direção da Torrefacção Camelo, Lda.

O espírito empreendedor e a forte ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida.
Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e em forte expansão nos mercados internacionais. Passados poucos meses da sua fundação, a marca Delta era distribuída em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963 e outro no Porto, em 1964.

Com uma visão futurista, provida de ambição, fundou a Novadelta no ano de 1982 e dois anos mais tarde criou a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica, existente na época.

O Comendador Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto. Com os recursos de que dispôs nas diferentes etapas da sua vida, apoiou e continua a contribuir para o bem-estar de muitos.

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés nasce em 1988. Conta, atualmente, com mais de duas dezenas de empresas e com intervenção direta em áreas tão diversas como Alimentação e Bebidas, Imobiliário, Indústria e Serviços, Distribuição e Turismo e Restauração.

Biografia: Grupo Nabeiro

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.