Logo
Regional

Fabíola Oliveira: “O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”

21 Setembro, 2023 | 17:28
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, firmaram hoje o protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes.

De acordo com o protocolo, são objetivos desta rede reforçar as condições de caminhabilidade na cidade, vila e demais lugares habitados; melhorar a qualidade de vida urbana; enriquecer as sociabilidades; melhorar os parâmetros de saúde pública; universalizar a utilização do espaço público para todos; melhorar o comércio local através de centros comerciais ao ar livre; beneficiar a economia circular; diminuir a emissão de gases poluentes; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; formar técnicos para a abordagem específica e transversal; sensibilizar a população para os benefícios da caminhabilidade; colaborar e cooperar com todas as entidades públicas e privadas que desenvolvem ações nesta matéria.

Na sessão de apresentação da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, a vereadora com o pelouro da mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que “este momento é um marco” já que “participar nesta rede é extremamente importante pelo tema da mobilidade e pelo facto de podermos partilhar com outras cidades projetos, ideias e experiências”.

“O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”, assegurou, antes de hastear a bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Já a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade assegurou que, em Portugal, a rede conta já com 45 assinaturas e que, em Espanha, a congénere já conta com mais de uma centena de cidades e vilas. “Esta é uma causa coletiva, mas que também tem de ser tratada por todos nós, de forma individual”, frisou Paula Teles.

Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.