O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo vice-presidente e vereador da educação, marcou presença na apresentação do projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B. 2/3 Dr. Pedro Barbosa à comunidade educativa.
A empreitada, financiada pelo PRR, foi adjudicada por 5,3 milhões de euros e vai, nas palavras de Luís Nobre, “ser um espaço para que todas as crianças tenham as melhores condições para preparar o seu futuro, cumprindo assim um sonho e um objetivo de toda a comunidade escolar”.
A apresentação, que contou com a presença de técnicos, professores, representantes dos pais e encarregados de educação e funcionários, marca o arranque de uma empreitada que irá transformar e adaptar às novas necessidades aquele estabelecimento escolar, cuja estrutura tem já trinta anos.
A escola, que completará em janeiro de 2025 os seus cinquenta anos de existência, irá agora receber, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva, “os ambientes educativos do século XXI” e cumprir um velho anseio da comunidade educativa.
Por seu lado, Manuel Vitorino, Vereador da Educação, afirmou que em causa está uma reabilitação e modernização no valor de mais de cinco milhões de euros, sendo que esta foi uma das duas escolas a ser contemplada com apoios do PRR. “Esta é uma escola que está cuidada, onde não se nota o peso dos anos graças ao trabalho de quem aqui trabalha, mas o que se pretende aqui fazer é melhorar o conforto térmico, requalificar espaços de forma a melhorar as condições desta comunidade porque a dinâmica e a alma da escola são as pessoas”, garantiu.
Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre frisou que o PRR apresenta uma “oportunidade para aproveitar” e que os prazos serão curtos, mas garantiu que, com o planeamento, a identificação e a vontade da comunidade educativa, será cumprida “aquela que é uma ambição e um sonho da comunidade escolar”. Luís Nobre pediu a colaboração de todos para compatibilizar os espaços e as obras, uma vez que a empreitada vai decorrer lado a lado com a normal atividade escolar, e lembrou a grande relevância que tem sido dada à educação, com as intervenções que têm sido feitas em toda a rede escolar.
A escola, atualmente com 488 alunos, 78 professores e 24 funcionários, vai ser alvo de uma remodelação cujo projeto é da autoria do arquiteto Hugo Soares. Melhorar o conforto térmico e acústico, pinturas, remodelação de todas as instalações sanitárias, substituição da rede de abastecimento de água, instalação de sistemas de segurança, cozinha/cantina, bar e a criação de três novas zonas cobertas e mais áreas verdes são algumas das melhorias previstas nesta empreitada.
A obra, com prazo de execução previsto de 450 dias, vai ao encontro das necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.
O executivo municipal já tinha apresentado, há algumas semanas, o projeto da empreitada de reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo, adjudicada por um montante superior a 12,2 milhões de euros.
Esta segunda reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.
Organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a XXI edição do Viana à Noite - Crédito Agrícola do Noroeste está de regresso a Santa Marta de Portuzelo para o já habitual passeio cicloturistico noturno. O evento acontece esta sexta-feira, 18 de julho, com a concentração marcada para as 20h00 na Avenida Comendador Parente Ribeiro em Santa Marta de Portuzelo.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, esta quarta-feira, 16 de julho, no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, na praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Caminha para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.
O Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, Viana do Castelo, foi selecionado para representar Portugal e o concelho de Viana do Castelo no prestigiado festival internacional "Beskidy Highlanders' Week of Culture", que se realiza entre os dias 24 de julho e 4 de agosto de 2025, na Polónia e Chéquia.
O Município de Monção promove, até 18 de julho, a Semana Intergeracional, uma iniciativa pensada para aproximar gerações, através da realização de diversas atividades lúdicas, criativas e saudáveis.
A nova casa mortuária de Deão foi inaugurada, após um investimento de 320 mil euros. A empreitada, fruto de uma parceria entre a União de Freguesias e a Câmara Municipal, integra a aposta do município neste tipo de infraestruturas, sendo que nos últimos quatro anos foram investidos mais de cinco milhões de euros para construir 15 novas capelas e casas mortuárias em diversas freguesias do concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência do processo de descentralização de competências da administração central para as autarquias locais em matéria da Ação Social, assumiu, em 2023, competências no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, com especial enfoque na emergência social.
A 13ª edição do IKFEM Festival Tui – Valença contará com espetáculos de artistas de referência da música da Península Ibérica, que atuarão em dois cenários incomparáveis: a histórica Fortaleza de Valença e a Alameda de Tui.