Logo
Regional

Executivo de Esposende cumpre um ano de mandato com inaugurações em Apúlia

10 Outubro, 2022 | 10:54
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

No dia em que se completou um ano da tomada de posse, o Município de Esposende assinalou a concretização de novos investimentos em Apúlia, com a inauguração da obra de pavimentação da Rua do Rego e da obra de instalação da rede de saneamento básico na Rua e Travessa da Ponte Nova, Travessa de S. Miguel e Rua Bairro da Fonte, que se traduziram num investimento superior a 400 mil euros.

“Esta é a 23.ª inauguração realizada neste mandato, o que denota o nível de investimento sem paralelo do Município, cujo investimento global ultrapassa os 10 milhões de euros”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, lembrando que, só em Apúlia, foi concretizada a requalificação do Portinho de Apúlia e da Escola Básica do Facho, a remoção do amianto da EB de Apúlia, exclusivamente suportada pela Câmara Municipal, a instalação do Espaço Cidadão e as obras hoje inauguradas, que totalizam cerca de 2 milhões de euros. A estes investimentos, acrescem dois projetos de relevante importância para Apúlia, nomeadamente a criação do Museu do Sargaço, que em breve estará disponível na antiga Escola Básica de Areia, e a requalificação do Campo dos Sargaceiros, que representam um investimento de 1,2 milhões de euros.

Ainda no que se refere a Apúlia, Benjamim Pereira deu nota de que o Município já articulou os procedimentos com os moradores de Pedrinhas/Cedovém que será necessário realojar em virtude da intervenção de requalificação e proteção costeira que será ali concretizada, e adiantou que está em elaboração o projeto para a criação do Mercado de Apúlia e de que já há parecer favorável da Marinha para a instalação de um núcleo de investigação da Universidade do Minho na Estação Radionaval de Apúlia. 

Ainda em matéria de investimentos no território concelhio, o Presidente da Câmara Municipal lembrou as intervenções em curso no Largo Rodrigues Sampaio e no Mercado Municipal de Esposende, referiu que o Município já encetou contactos com vista à aquisição dos terrenos necessários à execução da 1.ª fase do Parque da Cidade de Esposende e adiantou que, a curto prazo, será lançado o concurso para a execução da rua paralela ao Parque da cidade (antigo troço da Estrada Nacional 13), estando também para breve o início da última fase da obra do Canal Intercetor de Esposende.

Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal referiu que o executivo continua focado na concretização do plano de desenvolvimento do concelho, nomeadamente na execução de projetos estruturantes para o território, considerando que o crescimento de Esposende a que se tem vindo a assistir, por exemplo ao nível de habitantes, é reflexo dessa aposta, numa estratégia articulada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Notou, contudo, que os recursos financeiros são limitados, o que obriga o Município a definir prioridades. Face à atual conjuntura económico-financeira, Benjamim Pereira deixou antever que o orçamento municipal do próximo ano será um “orçamento de contenção”, que terá de acautelar eventuais necessidades dos mais desfavorecidos.

“A sustentabilidade financeira do Município é inalienável”, afirmou Benjamim Pereira, reiterando que têm de prevalecer os projetos estruturantes, onde se inclui também a construção do polo de ensino superior do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

Referindo-se às obras inauguradas, o Presidente da Câmara Municipal realçou a mais-valia das intervenções, nomeadamente pela disponibilização de 46 novas ligações à rede de saneamento e da mais rápida ligação do lugar de Criaz ao Campo dos Sargaceiros, por via da pavimentação da Rua do Rego, que liga a Rua do Pinhal à Rua dos Pousados.

A terminar a sua intervenção, Benjamim Pereira expressou diversos agradecimentos, entre os quais aos proprietários que cederam parcelas de terreno para as intervenções, à empresa Esposende Ambiente, bem como ao atual e anterior executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão.

Valdemar Faria, Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, expressou a sua satisfação pela concretização das obras hoje inauguradas. Realçou a “utilidade tremenda” da pavimentação da Rua do Rego, pela ligação que proporciona entre o lugar de Criaz e o Campo dos Sargaceiros, e aproveitou a oportunidade para referir que, em termos de beneficiação viária, “é de capital importância fazer a ligação da Rua do Pinhal à Ramalha, numa ótica de acessibilidade e de escoamento do trânsito”. Sobre as obras de instalação da rede de saneamento, Valdemar Faria reconhece que o processo foi marcado por algumas vicissitudes, mas prefere destacar o resultado final, notando que também a Rua do Bairro da Fonte beneficiou desta intervenção, o que não estava inicialmente previsto. Valdemar Faria enalteceu, assim, o investimento do Município, manifestando a expetativa de que várias outras intervenções venham a ser concretizadas em Apúlia.

Numa curta intervenção, Otílio Hipólito, representante de Apúlia na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, salientou a mais-valia das obras e aproveitou a oportunidade para pedir desculpa aos moradores pelos incómodos e atraso dos trabalhos, agradecendo a sua paciência e compreensão. Agradeceu também ao Município e à Esposende Ambiente o investimento efetuado e lembrou que, ao nível da requalificação viária e da rede de saneamento, se esperam outras intervenções.

A bênção das obras inauguradas esteve a cargo do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes. 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.