Logo
Regional

Executivo de Esposende cumpre um ano de mandato com inaugurações em Apúlia

10 Outubro, 2022 | 10:54
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

No dia em que se completou um ano da tomada de posse, o Município de Esposende assinalou a concretização de novos investimentos em Apúlia, com a inauguração da obra de pavimentação da Rua do Rego e da obra de instalação da rede de saneamento básico na Rua e Travessa da Ponte Nova, Travessa de S. Miguel e Rua Bairro da Fonte, que se traduziram num investimento superior a 400 mil euros.

“Esta é a 23.ª inauguração realizada neste mandato, o que denota o nível de investimento sem paralelo do Município, cujo investimento global ultrapassa os 10 milhões de euros”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, lembrando que, só em Apúlia, foi concretizada a requalificação do Portinho de Apúlia e da Escola Básica do Facho, a remoção do amianto da EB de Apúlia, exclusivamente suportada pela Câmara Municipal, a instalação do Espaço Cidadão e as obras hoje inauguradas, que totalizam cerca de 2 milhões de euros. A estes investimentos, acrescem dois projetos de relevante importância para Apúlia, nomeadamente a criação do Museu do Sargaço, que em breve estará disponível na antiga Escola Básica de Areia, e a requalificação do Campo dos Sargaceiros, que representam um investimento de 1,2 milhões de euros.

Ainda no que se refere a Apúlia, Benjamim Pereira deu nota de que o Município já articulou os procedimentos com os moradores de Pedrinhas/Cedovém que será necessário realojar em virtude da intervenção de requalificação e proteção costeira que será ali concretizada, e adiantou que está em elaboração o projeto para a criação do Mercado de Apúlia e de que já há parecer favorável da Marinha para a instalação de um núcleo de investigação da Universidade do Minho na Estação Radionaval de Apúlia. 

Ainda em matéria de investimentos no território concelhio, o Presidente da Câmara Municipal lembrou as intervenções em curso no Largo Rodrigues Sampaio e no Mercado Municipal de Esposende, referiu que o Município já encetou contactos com vista à aquisição dos terrenos necessários à execução da 1.ª fase do Parque da Cidade de Esposende e adiantou que, a curto prazo, será lançado o concurso para a execução da rua paralela ao Parque da cidade (antigo troço da Estrada Nacional 13), estando também para breve o início da última fase da obra do Canal Intercetor de Esposende.

Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal referiu que o executivo continua focado na concretização do plano de desenvolvimento do concelho, nomeadamente na execução de projetos estruturantes para o território, considerando que o crescimento de Esposende a que se tem vindo a assistir, por exemplo ao nível de habitantes, é reflexo dessa aposta, numa estratégia articulada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Notou, contudo, que os recursos financeiros são limitados, o que obriga o Município a definir prioridades. Face à atual conjuntura económico-financeira, Benjamim Pereira deixou antever que o orçamento municipal do próximo ano será um “orçamento de contenção”, que terá de acautelar eventuais necessidades dos mais desfavorecidos.

“A sustentabilidade financeira do Município é inalienável”, afirmou Benjamim Pereira, reiterando que têm de prevalecer os projetos estruturantes, onde se inclui também a construção do polo de ensino superior do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

Referindo-se às obras inauguradas, o Presidente da Câmara Municipal realçou a mais-valia das intervenções, nomeadamente pela disponibilização de 46 novas ligações à rede de saneamento e da mais rápida ligação do lugar de Criaz ao Campo dos Sargaceiros, por via da pavimentação da Rua do Rego, que liga a Rua do Pinhal à Rua dos Pousados.

A terminar a sua intervenção, Benjamim Pereira expressou diversos agradecimentos, entre os quais aos proprietários que cederam parcelas de terreno para as intervenções, à empresa Esposende Ambiente, bem como ao atual e anterior executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão.

Valdemar Faria, Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, expressou a sua satisfação pela concretização das obras hoje inauguradas. Realçou a “utilidade tremenda” da pavimentação da Rua do Rego, pela ligação que proporciona entre o lugar de Criaz e o Campo dos Sargaceiros, e aproveitou a oportunidade para referir que, em termos de beneficiação viária, “é de capital importância fazer a ligação da Rua do Pinhal à Ramalha, numa ótica de acessibilidade e de escoamento do trânsito”. Sobre as obras de instalação da rede de saneamento, Valdemar Faria reconhece que o processo foi marcado por algumas vicissitudes, mas prefere destacar o resultado final, notando que também a Rua do Bairro da Fonte beneficiou desta intervenção, o que não estava inicialmente previsto. Valdemar Faria enalteceu, assim, o investimento do Município, manifestando a expetativa de que várias outras intervenções venham a ser concretizadas em Apúlia.

Numa curta intervenção, Otílio Hipólito, representante de Apúlia na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, salientou a mais-valia das obras e aproveitou a oportunidade para pedir desculpa aos moradores pelos incómodos e atraso dos trabalhos, agradecendo a sua paciência e compreensão. Agradeceu também ao Município e à Esposende Ambiente o investimento efetuado e lembrou que, ao nível da requalificação viária e da rede de saneamento, se esperam outras intervenções.

A bênção das obras inauguradas esteve a cargo do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes. 

 

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.