Logo
Regional

Executivo de Esposende cumpre um ano de mandato com inaugurações em Apúlia

10 Outubro, 2022 | 10:54
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

No dia em que se completou um ano da tomada de posse, o Município de Esposende assinalou a concretização de novos investimentos em Apúlia, com a inauguração da obra de pavimentação da Rua do Rego e da obra de instalação da rede de saneamento básico na Rua e Travessa da Ponte Nova, Travessa de S. Miguel e Rua Bairro da Fonte, que se traduziram num investimento superior a 400 mil euros.

“Esta é a 23.ª inauguração realizada neste mandato, o que denota o nível de investimento sem paralelo do Município, cujo investimento global ultrapassa os 10 milhões de euros”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, lembrando que, só em Apúlia, foi concretizada a requalificação do Portinho de Apúlia e da Escola Básica do Facho, a remoção do amianto da EB de Apúlia, exclusivamente suportada pela Câmara Municipal, a instalação do Espaço Cidadão e as obras hoje inauguradas, que totalizam cerca de 2 milhões de euros. A estes investimentos, acrescem dois projetos de relevante importância para Apúlia, nomeadamente a criação do Museu do Sargaço, que em breve estará disponível na antiga Escola Básica de Areia, e a requalificação do Campo dos Sargaceiros, que representam um investimento de 1,2 milhões de euros.

Ainda no que se refere a Apúlia, Benjamim Pereira deu nota de que o Município já articulou os procedimentos com os moradores de Pedrinhas/Cedovém que será necessário realojar em virtude da intervenção de requalificação e proteção costeira que será ali concretizada, e adiantou que está em elaboração o projeto para a criação do Mercado de Apúlia e de que já há parecer favorável da Marinha para a instalação de um núcleo de investigação da Universidade do Minho na Estação Radionaval de Apúlia. 

Ainda em matéria de investimentos no território concelhio, o Presidente da Câmara Municipal lembrou as intervenções em curso no Largo Rodrigues Sampaio e no Mercado Municipal de Esposende, referiu que o Município já encetou contactos com vista à aquisição dos terrenos necessários à execução da 1.ª fase do Parque da Cidade de Esposende e adiantou que, a curto prazo, será lançado o concurso para a execução da rua paralela ao Parque da cidade (antigo troço da Estrada Nacional 13), estando também para breve o início da última fase da obra do Canal Intercetor de Esposende.

Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal referiu que o executivo continua focado na concretização do plano de desenvolvimento do concelho, nomeadamente na execução de projetos estruturantes para o território, considerando que o crescimento de Esposende a que se tem vindo a assistir, por exemplo ao nível de habitantes, é reflexo dessa aposta, numa estratégia articulada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Notou, contudo, que os recursos financeiros são limitados, o que obriga o Município a definir prioridades. Face à atual conjuntura económico-financeira, Benjamim Pereira deixou antever que o orçamento municipal do próximo ano será um “orçamento de contenção”, que terá de acautelar eventuais necessidades dos mais desfavorecidos.

“A sustentabilidade financeira do Município é inalienável”, afirmou Benjamim Pereira, reiterando que têm de prevalecer os projetos estruturantes, onde se inclui também a construção do polo de ensino superior do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

Referindo-se às obras inauguradas, o Presidente da Câmara Municipal realçou a mais-valia das intervenções, nomeadamente pela disponibilização de 46 novas ligações à rede de saneamento e da mais rápida ligação do lugar de Criaz ao Campo dos Sargaceiros, por via da pavimentação da Rua do Rego, que liga a Rua do Pinhal à Rua dos Pousados.

A terminar a sua intervenção, Benjamim Pereira expressou diversos agradecimentos, entre os quais aos proprietários que cederam parcelas de terreno para as intervenções, à empresa Esposende Ambiente, bem como ao atual e anterior executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão.

Valdemar Faria, Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, expressou a sua satisfação pela concretização das obras hoje inauguradas. Realçou a “utilidade tremenda” da pavimentação da Rua do Rego, pela ligação que proporciona entre o lugar de Criaz e o Campo dos Sargaceiros, e aproveitou a oportunidade para referir que, em termos de beneficiação viária, “é de capital importância fazer a ligação da Rua do Pinhal à Ramalha, numa ótica de acessibilidade e de escoamento do trânsito”. Sobre as obras de instalação da rede de saneamento, Valdemar Faria reconhece que o processo foi marcado por algumas vicissitudes, mas prefere destacar o resultado final, notando que também a Rua do Bairro da Fonte beneficiou desta intervenção, o que não estava inicialmente previsto. Valdemar Faria enalteceu, assim, o investimento do Município, manifestando a expetativa de que várias outras intervenções venham a ser concretizadas em Apúlia.

Numa curta intervenção, Otílio Hipólito, representante de Apúlia na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, salientou a mais-valia das obras e aproveitou a oportunidade para pedir desculpa aos moradores pelos incómodos e atraso dos trabalhos, agradecendo a sua paciência e compreensão. Agradeceu também ao Município e à Esposende Ambiente o investimento efetuado e lembrou que, ao nível da requalificação viária e da rede de saneamento, se esperam outras intervenções.

A bênção das obras inauguradas esteve a cargo do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes. 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.