Logo
Regional

Eurocidade Tui-Valença vai acolher III Encontro de Músicos Profissionais

20 Setembro, 2022 | 16:31
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Na próxima semana, a Eurocidade Tui-Valença acolherá o III Encontro de Músicos Profissionais com showcases, palestras, speedmeetings e atividades abertas ao público. O concerto inaugural apresentará as propostas artísticas do projeto galego de Xosé Lois Romero & Alibória e do artista português Omiri.

Como novidade, o encontro encerrará com o Festival Minho Transfronteiriço em que participarão propostas musicais sediadas em Tui e Valença. As inscrições para profissionais do setor continuam abertas através do mumimusicas.eu

Vinte espetáculos ao vivo de várias bandas e artistas estão programados no encontro de música profissional MUMI 2022, que acontecerá de 29 de setembro a 1 de outubro em Valença e Tui. Dez nomes da Galiza e outros dez de Portugal mostrarão ao público, profissional e geral, uma diversidade de propostas musicais da atualidade. 

A organização do MUMI 2022 apresentou o programa de showcases e adiantou que durante o encontro, a oferta para profissionais terá lugar no Teatro Municipal de Tui e no Espaço OFF da Academia de Música da Fortaleza de Valença, enquanto os concertos abertos ao público terão lugar na Avenida da Estação, em Valença e no Paseo da Corredoira, em Tui. O artista português Omiri e o projeto galego de Xosé Lois Romero & Alibória estarão encarregados de oferecer o concerto de abertura do MUMI 2022 na quinta-feira 29 de setembro na Avenida da Estação, em Valença.

Diana Ferreira, da equipa organizadora do MUMI, foi a responsável pela apresentação do programa numa conferência de imprensa que decorreu esta manhã na Pousada de Valença. O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, João Silva, da Direção Regional da Cultura do Norte de Portugal e Ana Laura Iglesias, Deputada de Turismo e Xuventude da Deputación de Pontevedra, também participaram do evento. Luís Ulloa do Rio Minho AECT e Manuel Roxo, da equipa MUMI também estiverem presentes.

Brais Morán & Nasafunk, Brassica Rapa, Caamaño & Ameixeiras, Caldo, Golfiños, Momboi, Mounqup, Neboa, Xan Campos Trío e Xosé Lois Romero & Alibória, integram a lista de mostras galegas programadas. No caso de Portugal, as bandas selecionadas também são dez: Birds are indie, Crua, 47 de Fevereiro, Dapunksportif, Kumpania Algazarra, Manuel Maio, Meta, Omiri, Raia e Space Ensemble. 

O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira salientou que se trata de uma “marca cultural estratégica para a Eurocidade, e um estímulo para as economias locais” e manifestou o desejo de que se transforme numa “referência ibérica no campo da música e abrir as portas para novos mercados.” Para o autarca de Tui, Enrique Cabaleiro, “nenhum evento representa melhor a colaboração transfronteiriça do que o MUMI” e acrescentou que “esta é uma das fronteiras mais antigas da Europa, aquela com o maior índice de mobilidade e o número de intercâmbios industriais, comercial e financeiro, portanto é um território chave para um encontro como este”. 

Na mesma linha, a deputada Ana Laura Iglesias, assegurou que “não queremos viver de costas voltadas” e prometeu “continuar a trabalhar para reforçar os laços de união entre os dois países e conseguir tornar o MUMI numa referência europeia e internacional do que deve ser feito nos territórios transfronteiriços”. 

Além dos espetáculos haverá também um programa de debates em que serão abordados temas como Financiamento público para projetos culturais, em que serão discutidas redes de financiamento, circuitos institucionais e apoios públicos; As relações entre agentes culturais e representantes políticos, em que serão debatidas as dificuldades na relação entre os planos político e técnico em relação aos programas culturais; o Estatuto Profissional da Cultura, comparando a situação atual na Galiza e em Portugal, diferenças que também serão analisadas na palestra Riscos Laborais em eventos musicais; o papel dos media na promoção artística, sobre os desafios do futuro na promoção de projetos artísticos na era digital; e Projetos transfronteiriços Galiza – Portugal, com exemplos inspiradores dos dois países.

Um festival local emergente para encerrar o encontro
O dia de sábado será dedicado a dar visibilidade ao trabalho das autarquias das duas margens do Minho no domínio musical. Como sinal destas iniciativas, o MUMI acolherá o Festival Minho Transfronteirizo, que encerrará esta edição do encontro e no qual participarão quatro propostas musicais sediadas em Valença e Tui. Esta é uma das novidades deste ano e visa construir um espaço de trabalho entre as administrações do Eurocidade e a comunidade profissional do MUMI, oferecendo a artistas e bandas locais a oportunidade de mostrarem o seu trabalho a uma importante representação do setor da música da Galiza e Portugal.

Inscrições profissionais para o MUMI 2021
As inscrições profissionais para o MUMI 2022 continuarão abertas através da página mumimusicas.eu sem qualquer tipo de custos e até à data do próprio evento para facilitar a presença de interessados em realizar sessões de trabalho conjunto no espaço destinado a speedmettings ou reuniões rápidas. 

Artistas, agências, empresas, profissionais de gestão cultural, gestores de programação, jornalistas e público em geral, vão reunir-se neste evento que pretende tornar-se a feira de música de referência da península ocidental e que visa criar novos mercados para a música galega e portuguesa, construir uma relação estável entre agentes e empresas da Galiza e de Portugal e destacar o talento criativo de proximidade com programadores e técnicos culturais de ambos os países.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 24 Abril, 2024

Incêndios: Braga entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Regional 24 Abril, 2024

Arcos de Valdevez apoia com 17 mil euros conclusão do Polidesportivo na freguesia de Oliveira

O Município de Arcos de Valdevez assinou um protocolo de colaboração com a Associação Amigos de Oliveira, no valor de 17 mil euros, para apoiar a conclusão das obras do Polidesportivo de Oliveira.

Regional 24 Abril, 2024

Monção: Dezenas de crianças ecoaram a palavra liberdade e cantaram “Grândola Vila Morena”

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril, vários alunos da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, em Monção, acompanhados pelos professores e auxiliares, passaram, esta manhã, pelo Edifício do Loreto.

Regional 24 Abril, 2024

25 de Abril: Valença relembra os presidentes eleitos da Assembleia Municipal

O Município de Valença realiza esta quinta-feira, dia 25 de abril, uma sessão solene de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho. Nesta sessão serão homenageados os 12 presidentes eleitos da Assembleia Municipal, da história democrática do concelho.

Cultura 24 Abril, 2024

Projeto do 3º ciclo da Escola do Freixo de Ponte de Lima vence 1ª edição do Concurso Nacional de Inovação

A 1ª edição do Concurso Nacional de Inovação na Escola, reuniu 20 equipas de nove distritos de Portugal Continental, envolvendo cerca de 100 crianças e jovens. As equipas compostas por um docente e até cinco estudantes contaram com o apoio de mentores da Ciência Viva e da ANI (Agência Nacional da Inovação). O projeto “Meteorologia for All” desenvolvido por alunos do 3º ciclo da Escola do Freixo de Ponte de Lima foi um dos nomeados.

Regional 24 Abril, 2024

Toy, Mundo Segundo & Sam The Kid ou Piruka atuam na semana académica do IPVC

De 18 a 25 de maio, a semana académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está de regresso ao coração do Alto Minho e a Ponte de Lima. O cartaz da 36ª edição já é conhecido. 

Regional 24 Abril, 2024

Ponte da Barca debate a “Convergência Divina: A Interseção entre a Fé e Ciência”

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebe mais uma sessão do "Tempo Contado", desta vez, dedicado ao tema "Convergência Divina: A Interseção entre a Fé e Ciência". A sessão acontece no dia 9 de maio, pelas 21h30 e conta como convidado com o professor Álvaro Balsas.