Logo
Regional

Estudante da ESE-IPVC premiada por criar projeto para crianças que cruza as artes com a leitura

19 Janeiro, 2024 | 12:15
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Cláudia Cruz, estudante de mestrado em Educação Artística, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), quer promover o gosto pela leitura nas crianças até ao primeiro ciclo através da dança, do teatro e da música. A ideia do projeto valeu-lhe agora um prémio nacional. 

Chama-se “Histórias em Movimento” e tem como missão a de promover a leitura junto de crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, mas de uma forma original. Cláudia Cruz quer usar a dança, o teatro e a música como instrumento para cativar os mais pequenos e despertar neles o gosto pela leitura. O projeto da estudante valeu-lhe agora o Prémio Infância 2023, atribuído pelo BPI e a Fundação La Caixa.

Este prémio é “o reconhecimento de uma nova estratégia para a promoção da leitura na qual a Educação Artística desempenha um papel fundamental. A sociedade impõe inovação e novas estratégias pedagógicas, que permitam motivar as crianças”, explicou Cláudia Cruz.

Além da promoção da leitura, o projeto assume, ainda, “um cariz social de combate à pobreza, uma vez que visa fomentar o desenvolvimento de cidadãos ativos e capazes de superar a sua situação de desvantagem inerente ao contexto rural”, rematou.

O Prémio Infância 2023 foi atribuído em dezembro à “Aplausos Prometidos-Associação de Dança e Arte”, associação que a estudante dirige em Viseu, de onde é natural. “E será lá, em cinco escolas do primeiro ciclo, localizadas em zonas rurais da cidade, que o projeto será implementado com a ajuda dos perto de 25 mil euros que a estudante da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) conquistou”, esclareceu o IPVC em nota.

“Histórias em Movimento” foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Práticas Performativas II, do segundo ano do mestrado em Educação Artística, da ESE-IPVC, e agora é objeto de trabalho para a dissertação final de curso de Cláudia Cruz.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto que diz "HISTÓRIAS EM MOVIMENTO PRÉMIO INFÂNCIA 2023 BPI I FUNDAÇÃO LA CAIXA INFÂNCIAS -AM'arte. PRÉMIOS 3PII Fundação Caixa""

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.