Até 6 de outubro, o Campo de S. Miguel, nas Marinhas, acolhe a 15.ª edição da Festa do Pão, evento coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, que reúne as associações na ruralidade da época, marcada pelas vindimas e pelas colheitas.

A sessão de abertura está agendada para esta sexta-feira, dia 4, às 19h30, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio.
Na Festa do Pão, celebra-se, sobretudo, o ciclo do pão. Mãos experimentadas recriam a ancestral arte de confecionar pão de milho e, com arte e sabedoria, confecionam pão e deliciosos bolos de carne e de sardinha. Contudo, a oferta gastronómica é muito mais abrangente, dando a conhecer, e a provar, o que de bom há na cozinha tradicional portuguesa.
O Município marca também presença, com o “Momento ESlocal”, uma feira que conta com a participação de alguns produtores locais da área agroalimentar e artesanato. Esta participação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”.
Paralelamente à componente gastronómica, o evento recriará tempos passados, como as desfolhadas que preenchiam os serões, com a esperança de encontrar o milho-rei sempre presente, ritual seguido do malho das espigas. Na Festa do Pão, as tradições de outrora serão também acompanhadas das rusgas, ao som das tocatas dos grupos folclóricos e dos cantares ao desafio.
Serão, assim, recriados momentos de antigamente, onde a agricultura determinava a vida quotidiana e assegurava o sustento das famílias, estando esta atividade umbilicalmente ligada a uma das profissões mais emblemáticas de Marinhas: As Moleiras.
As Moleiras percorriam a freguesia com as suas mulas, recolhendo o milho na casa dos lavradores que transportavam para a Abelheira, para ser moído nas azenhas ou nos moinhos. O milho era depois devolvido ao lavrador sob a forma de farinha, mediante o pagamento de uma maquia (percentagem de farinha que era o lucro das moleiras).
É justamente na Abelheira que o Município de Esposende está a concretizar o projeto do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira, tendo já recuperado três moinhos de vento e perspetivando a reabilitação de outro, recentemente adquirido, e a requalificação de toda a envolvente com vista à melhoria da acessibilidade.
Em termos de animação, a Festa do Pão conta, no primeiro dia, com a atuação da banda “Ofir Show”, a partir das 22h00. No sábado, às 21h30 há Desfolhada e Malhada na eira, seguindo-se, às 23h00, Cantares ao Desafio. No último dia, a partir das 16h00, decorre o Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico de Rio Tinto, a Ronda de Vila Chã e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
A Festa do Pão abre às 19h30 do dia 4, encerrando à 1h00. Nos dias 5 e 6, o evento arranca às 11h30, encerrando à 1h00 no sábado e às 22h00 no domingo.

A 12.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras arrancou esta semana em Viana do Castelo, reunindo 20 participantes de cinco países e assinalando um novo recorde de procura, com mais de uma centena de candidaturas recebidas provenientes de 11 países e 14 nacionalidades.
Luís Nobre foi eleito presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, ao obter 92,5% dos votos nas eleições internas realizadas no passado dia 19 de junho.
Um cavalo da raça Garrana foi morto num ataque atribuído ao lobo ibérico na freguesia de Outeiro, em Viana do Castelo, no passado dia 21 de junho. O caso foi divulgado pela UPGALL – União dos Produtores de Gado Lesados pelos Lobos, que considera tratar-se de mais um episódio preocupante numa sucessão de ataques registados nos últimos meses no Norte do país.
O concelho de Monção viveu um momento marcante para o desenvolvimento desportivo local, com a inauguração oficial do Complexo Desportivo Municipal de Santo António, em Longos Vales, uma nova infraestrutura que representa o arranque de um projeto mais amplo de valorização do desporto no município.
A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.