Até 6 de outubro, o Campo de S. Miguel, nas Marinhas, acolhe a 15.ª edição da Festa do Pão, evento coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, que reúne as associações na ruralidade da época, marcada pelas vindimas e pelas colheitas.
A sessão de abertura está agendada para esta sexta-feira, dia 4, às 19h30, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio.
Na Festa do Pão, celebra-se, sobretudo, o ciclo do pão. Mãos experimentadas recriam a ancestral arte de confecionar pão de milho e, com arte e sabedoria, confecionam pão e deliciosos bolos de carne e de sardinha. Contudo, a oferta gastronómica é muito mais abrangente, dando a conhecer, e a provar, o que de bom há na cozinha tradicional portuguesa.
O Município marca também presença, com o “Momento ESlocal”, uma feira que conta com a participação de alguns produtores locais da área agroalimentar e artesanato. Esta participação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”.
Paralelamente à componente gastronómica, o evento recriará tempos passados, como as desfolhadas que preenchiam os serões, com a esperança de encontrar o milho-rei sempre presente, ritual seguido do malho das espigas. Na Festa do Pão, as tradições de outrora serão também acompanhadas das rusgas, ao som das tocatas dos grupos folclóricos e dos cantares ao desafio.
Serão, assim, recriados momentos de antigamente, onde a agricultura determinava a vida quotidiana e assegurava o sustento das famílias, estando esta atividade umbilicalmente ligada a uma das profissões mais emblemáticas de Marinhas: As Moleiras.
As Moleiras percorriam a freguesia com as suas mulas, recolhendo o milho na casa dos lavradores que transportavam para a Abelheira, para ser moído nas azenhas ou nos moinhos. O milho era depois devolvido ao lavrador sob a forma de farinha, mediante o pagamento de uma maquia (percentagem de farinha que era o lucro das moleiras).
É justamente na Abelheira que o Município de Esposende está a concretizar o projeto do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira, tendo já recuperado três moinhos de vento e perspetivando a reabilitação de outro, recentemente adquirido, e a requalificação de toda a envolvente com vista à melhoria da acessibilidade.
Em termos de animação, a Festa do Pão conta, no primeiro dia, com a atuação da banda “Ofir Show”, a partir das 22h00. No sábado, às 21h30 há Desfolhada e Malhada na eira, seguindo-se, às 23h00, Cantares ao Desafio. No último dia, a partir das 16h00, decorre o Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico de Rio Tinto, a Ronda de Vila Chã e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
A Festa do Pão abre às 19h30 do dia 4, encerrando à 1h00. Nos dias 5 e 6, o evento arranca às 11h30, encerrando à 1h00 no sábado e às 22h00 no domingo.

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.