Até 6 de outubro, o Campo de S. Miguel, nas Marinhas, acolhe a 15.ª edição da Festa do Pão, evento coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, que reúne as associações na ruralidade da época, marcada pelas vindimas e pelas colheitas.
A sessão de abertura está agendada para esta sexta-feira, dia 4, às 19h30, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio.
Na Festa do Pão, celebra-se, sobretudo, o ciclo do pão. Mãos experimentadas recriam a ancestral arte de confecionar pão de milho e, com arte e sabedoria, confecionam pão e deliciosos bolos de carne e de sardinha. Contudo, a oferta gastronómica é muito mais abrangente, dando a conhecer, e a provar, o que de bom há na cozinha tradicional portuguesa.
O Município marca também presença, com o “Momento ESlocal”, uma feira que conta com a participação de alguns produtores locais da área agroalimentar e artesanato. Esta participação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”.
Paralelamente à componente gastronómica, o evento recriará tempos passados, como as desfolhadas que preenchiam os serões, com a esperança de encontrar o milho-rei sempre presente, ritual seguido do malho das espigas. Na Festa do Pão, as tradições de outrora serão também acompanhadas das rusgas, ao som das tocatas dos grupos folclóricos e dos cantares ao desafio.
Serão, assim, recriados momentos de antigamente, onde a agricultura determinava a vida quotidiana e assegurava o sustento das famílias, estando esta atividade umbilicalmente ligada a uma das profissões mais emblemáticas de Marinhas: As Moleiras.
As Moleiras percorriam a freguesia com as suas mulas, recolhendo o milho na casa dos lavradores que transportavam para a Abelheira, para ser moído nas azenhas ou nos moinhos. O milho era depois devolvido ao lavrador sob a forma de farinha, mediante o pagamento de uma maquia (percentagem de farinha que era o lucro das moleiras).
É justamente na Abelheira que o Município de Esposende está a concretizar o projeto do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira, tendo já recuperado três moinhos de vento e perspetivando a reabilitação de outro, recentemente adquirido, e a requalificação de toda a envolvente com vista à melhoria da acessibilidade.
Em termos de animação, a Festa do Pão conta, no primeiro dia, com a atuação da banda “Ofir Show”, a partir das 22h00. No sábado, às 21h30 há Desfolhada e Malhada na eira, seguindo-se, às 23h00, Cantares ao Desafio. No último dia, a partir das 16h00, decorre o Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico de Rio Tinto, a Ronda de Vila Chã e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
A Festa do Pão abre às 19h30 do dia 4, encerrando à 1h00. Nos dias 5 e 6, o evento arranca às 11h30, encerrando à 1h00 no sábado e às 22h00 no domingo.

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.