A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.
A iniciativa vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), reunindo especialistas, investigadores, decisores e líderes institucionais num debate abrangente sobre o passado, o presente e o futuro do mar.
A sessão de abertura, marcada para as 9h30, irá contar com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, evidenciando a importância estratégica do mar para o desenvolvimento regional e nacional.
Uma agenda que cruza tecnologia, sustentabilidade, história marítima e património marítimo
Ao longo do dia, os participantes serão convidados a refletir sobre temáticas estruturantes, divididas por quatro painéis:
Entre os oradores convidados destacam-se investigadores da Marinha, da Academia de Marinha, do Instituto Hidrográfico, da Fundação Gil Eannes e do IPVC, como João Abrantes (coordenador da Unidade de Investigação proMetheus-IPVC) e Diogo Moreira (responsável pelo programa IPVC Ocean), que darão a conhecer o trabalho de ponta que está a ser desenvolvido na área das tecnologias oceânicas e da formação especializada para novas competências.
IPVC: uma instituição que aposta no mar como vetor de futuro
O colóquio afigura-se, ainda, como uma oportunidade para dar visibilidade aos vários projetos que o Politécnico de Viana do Castelo coordena no domínio da sustentabilidade marítima:
Estas iniciativas afirmam o IPVC como um protagonista incontornável no fortalecimento da economia azul, reforçando o seu compromisso com a valorização dos recursos marinhos, a inovação tecnológica e a coesão territorial.
O programa culmina com uma atuação do Quinteto Clássico da Banda da Armada e com uma visita ao Navio Gil Eannes, símbolo da tradição marítima de Viana do Castelo e exemplo vivo da ligação histórica de Portugal ao oceano.
AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.