Logo
Regional

Escola Superior de Educação pretende consolidar corpo docente, espaços e recursos humanos

10 Novembro, 2023 | 15:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Em dia de celebração para a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, a sua diretora, Carla Faria, elencou os desafios de uma Escola que teve como missão, até então, a diferenciação e o crescimento.

A consolidação do corpo docente é, agora, o primeiro desafio. Carla Faria assumiu esta missiva também como uma oportunidade “pela possibilidade de reforçar e capacitar o corpo docente nas áreas disciplinares nucleares da formação e a consequente renovação e capacitação das equipas docentes e das linhas de investigação”.

A consolidação dos espaços e dos recursos pedagógicos é outras das prioridades. A diretora da ESE-IPVC defendeu a “urgência” na construção de novos espaços e/ou requalificação de outros, de forma a acomodar as especificidades pedagógicas e técnicas de formação, em especial, das artes, mas também dos demais eixos.

Mais do que formar do ponto de vista técnico, é fundamental privilegiar a compreensão, a crítica e a reflexão” | Carla Faria, diretora da ESE-IPVC

Um outro desafio está relacionado com o novo modelo pedagógico do IPVC, assente na ideia de uma formação que tem de ir além da profissionalização, apostando numa “efetiva educação com um cariz de capacitação e empoderamento”. “Mais do que formar – continuou Carla Faria – do ponto de vista técnico, é fundamental privilegiar a compreensão, a crítica e a reflexão”.

A internacionalização, com o reforço das redes de colaboração académica e científica, com especial enfoque na região ibérica, mas também nos países lusófonos, através da mobilidade de estudantes, docentes e não docentes e da dupla titulação, assume-se como outro desafio para a Escola Superior de Educação do IPVC.

O desenvolvimento da investigação científica e da inovação nas três áreas fundamentais da Escola é outra prioridade elencada por Carla Faria. Para tal, referiu a diretora da ESE-IPVC, foi identificada a necessidade de fortalecer a constituição de equipas e linhas de investigação. “Acreditamos que, desta forma, é possível assegurar condições efetivas que sustentem a apresentação de candidaturas a financiamento externo, o desenvolvimento de projetos e a integração em redes nacionais e internacionais”. E a recente criação do polo do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação na Escola, em parceria com as Escolas Superiores do Porto e Coimbra, constituem “uma excelente oportunidade para a construção deste percurso”, rematou a diretora da ESE-IPVC, Carla Faria.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".