Ao longo de cinco dias, a Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), irá juntar investigadores, treinadores e atletas, em torno do trail running. A formação acontece no âmbito da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running e conta com a presença de vários oradores e formadores de renome nacional e internacional.
Juntar investigação e academia ao trail running é o fundamento do “Trail Running Sports Meeting”, que vai acontecer de 15 a 20 de maio, na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Em paralelo com a semana de práticas laboratoriais da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running, ministrada na ESDL-IPVC e coordenada pelo docente Bruno Silva, a formação pretende colocar em debate e reflexão a investigação existente e a prática de quem treina ou pratica trail running. “O foco principal é trazer o conhecimento e a parte académica para o terreno, ou seja, queremos juntar a investigação existente e debater o que os treinadores e os atletas fazem na prática. Na verdade, queremos fazer com o trail running o que já existe em quase todas as modalidades:
procurar na ciência informação que nos ajude a tomar as melhores decisões quando avançamos para uma prova com a exigência de um trail running”, descreve Bruno Silva.
Na sessão de abertura, a formação arranca com o tema da “Suplementação e nutrição em trail running”, por César Leão, ao longo de todo o dia. Avaliação cardiorrespiratória, testes concretos na pista de atletismo, desenvolvimento da técnica de corrida e capacidades motoras estão no foco do segundo dia de formação, com Rui Miguel Silva, durante a manhã, e Mário Cunha, no período da tarde. No dia 17, Hélio Silva irá falar sobre “Avaliação e prescrição do treino da força: da teoria à prática”.
A única sessão formativa fora da Escola Superior de Desporto e Lazer acontece a 18 de maio. Durante a manhã, o evento irá decorrer no CMEP – Exercise Medical Center & SPA, Porto, e a tarde irá centrar-se no Estádio Clínica, em Barcelos. A sessão será sobre “Treino em altitude e limiares de performance”, com Ana Sousa, e “Análise biomecânica da técnica de corrida”, com a atleta Ester Alves.No dia 19, terão lugar mais três sessões: Sérgio Matos falará sobre anamenese e metodologia de avaliação do equilíbrio dinâmico e qualidade de movimento. Depois, será convidado Guillaume Millet, um dos maiores especialistas mundiais nas questões da performance em trail running. A encerrar o dia, Anna Comet, atleta e treinadora, falará sobre como estruturar um planeamento anual e técnicas de corrida, com e sem bastões.
No último dia, 20 de maio, sábado, estará em cima da mesa o planeamento e a organização de um evento de trail running – o exemplo do Melgaço Alvarinho Trail, com Armando Teixeira, e métodos e técnicas para identificação de fatores de risco e lesão, com Sérgio Matos.
Quem se inscrever na totalidade da formação ou apenas numa parte poderá assistir, gratuitamente, à mesa-redonda sobre “Ser atleta de trail running”, com Anna Comet e Armando Teixeira. Apesar da
participação na mesa-redonda ser de entrada gratuita, a inscrição é obrigatória.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar o I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, pretendendo promover o debate em torno do tema "Rotas Estratégicas: Mar e Turismo", proporcionando uma conversa envolvente e descontraída sobre a valorização económica do território costeiro.
Polícias do efetivo do Núcleo de Armas e Explosivos do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, procederam a uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de duas espingardas, três pistola e 81 munições de diferentes calibres.
A hora vai mudar em Portugal na madrugada deste domingo, dia 29 de março. Assim, os ponteiros do relógio devem ser adiantados 60 minutos, para que adotem o horário de Verão.
A Fundación MAPFRE, em parceria com a Proteção Civil de Viana do Castelo e o Município de Viana do Castelo, traz a Portugal pela primeira vez, entre os dias 27 e 30 de março, uma iniciativa que pretende capacitar não só os mais jovens, mas todas as famílias para atuar de forma segura e adequada em caso de incêndio (principalmente num local fechado, como por exemplo em casa).
No próximo dia 30 de março, Ponte da Barca será novamente o palco de uma das mais doces tradições do país: o Maior Bolo de Mel de Portugal. A partir das 14h30, todos os amantes da doçaria tradicional estão convidados a participar nesta festa gastronómica, que terá lugar no Choupal, uma zona pitoresca junto à belíssima zona ribeirinha da vila, oferecendo o cenário perfeito para esta celebração.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a quarta edição da iniciativa nacional “Agenda Nacional À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 5 a 19 de abril e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.
O atual presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, voltará a encabeçar o círculo de Viana do Castelo, nas próximas eleições legislativas de maio 2025, tal como aconteceu nas legislativas de 2024.