Ao longo de cinco dias, a Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), irá juntar investigadores, treinadores e atletas, em torno do trail running. A formação acontece no âmbito da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running e conta com a presença de vários oradores e formadores de renome nacional e internacional.
Juntar investigação e academia ao trail running é o fundamento do “Trail Running Sports Meeting”, que vai acontecer de 15 a 20 de maio, na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Em paralelo com a semana de práticas laboratoriais da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running, ministrada na ESDL-IPVC e coordenada pelo docente Bruno Silva, a formação pretende colocar em debate e reflexão a investigação existente e a prática de quem treina ou pratica trail running. “O foco principal é trazer o conhecimento e a parte académica para o terreno, ou seja, queremos juntar a investigação existente e debater o que os treinadores e os atletas fazem na prática. Na verdade, queremos fazer com o trail running o que já existe em quase todas as modalidades:
procurar na ciência informação que nos ajude a tomar as melhores decisões quando avançamos para uma prova com a exigência de um trail running”, descreve Bruno Silva.
Na sessão de abertura, a formação arranca com o tema da “Suplementação e nutrição em trail running”, por César Leão, ao longo de todo o dia. Avaliação cardiorrespiratória, testes concretos na pista de atletismo, desenvolvimento da técnica de corrida e capacidades motoras estão no foco do segundo dia de formação, com Rui Miguel Silva, durante a manhã, e Mário Cunha, no período da tarde. No dia 17, Hélio Silva irá falar sobre “Avaliação e prescrição do treino da força: da teoria à prática”.
A única sessão formativa fora da Escola Superior de Desporto e Lazer acontece a 18 de maio. Durante a manhã, o evento irá decorrer no CMEP – Exercise Medical Center & SPA, Porto, e a tarde irá centrar-se no Estádio Clínica, em Barcelos. A sessão será sobre “Treino em altitude e limiares de performance”, com Ana Sousa, e “Análise biomecânica da técnica de corrida”, com a atleta Ester Alves.No dia 19, terão lugar mais três sessões: Sérgio Matos falará sobre anamenese e metodologia de avaliação do equilíbrio dinâmico e qualidade de movimento. Depois, será convidado Guillaume Millet, um dos maiores especialistas mundiais nas questões da performance em trail running. A encerrar o dia, Anna Comet, atleta e treinadora, falará sobre como estruturar um planeamento anual e técnicas de corrida, com e sem bastões.
No último dia, 20 de maio, sábado, estará em cima da mesa o planeamento e a organização de um evento de trail running – o exemplo do Melgaço Alvarinho Trail, com Armando Teixeira, e métodos e técnicas para identificação de fatores de risco e lesão, com Sérgio Matos.
Quem se inscrever na totalidade da formação ou apenas numa parte poderá assistir, gratuitamente, à mesa-redonda sobre “Ser atleta de trail running”, com Anna Comet e Armando Teixeira. Apesar da
participação na mesa-redonda ser de entrada gratuita, a inscrição é obrigatória.
O Santa Luzia FC recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, o Tebosa, em jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. A equipa de Viana do Castelo encontrou muitas dificuldades, mas conseguiu vencer (3-2) a partida.
O general Luís Araújo, que foi chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) entre 2011 e 2014 morreu, ontem, aos 74 anos. O comunicado foi feito pelo EMGFA através das redes sociais.
Na penúltima jornada da 1ª Divisão de Seniores Masculinos, o Voleibol Clube de Viana assegurou o apuramento para a 2.ª Fase da Liga Una Seguros, onde se luta pelo titulo e garantiu a manutenção no principal escalão do voleibol nacional. A equipa de Viana do Castelo precisava da vitória em Santo Tirso e assim aconteceu.
A equipa sénior do Sport Clube Vianense volta hoje a jogar no Estádio Dr. José de Matos. A falta de resultados positivos na Liga 3 (é último com 6 pontos), obrigou a SAD do emblema centenário de Viana do Castelo a tomar essa decisão. Recorde-se que o Vianense perdeu todos os jogos realizados esta época no Estádio Municipal Manuela Machado.
Desde o dia 1 de dezembro que os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de contentores e limpeza urbana do Município de Caminha passaram a ser assegurados pela empresa SUMA S.A., vencedora do Concurso Público Internacional lançado para a prestação destes serviços durante quatro anos.
Dos jogos referentes aos 32 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos em hóquei em patins, o destaque vai para a derrota (6-4) da Juventude Viana em Ponta Delgada, nos Açores, frente ao Marítimo SC, que joga na 3ª divisão nacional.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o primeiro concurso para a construção de uma linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto será lançado "se o futuro líder do PS e o atual líder do PSD derem luz verde".