Logo
Desporto

Escola Superior de Desporto e Lazer organiza “Trail Running Sports Meeting”

9 Maio, 2023 | 14:56
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Ao longo de cinco dias, a Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), irá juntar investigadores, treinadores e atletas, em torno do trail running. A formação acontece no âmbito da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running e conta com a presença de vários oradores e formadores de renome nacional e internacional. 

Juntar investigação e academia ao trail running é o fundamento do “Trail Running Sports Meeting”, que vai acontecer de 15 a 20 de maio, na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Em paralelo com a semana de práticas laboratoriais da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running, ministrada na ESDL-IPVC e coordenada pelo docente Bruno Silva, a formação pretende colocar em debate e reflexão a investigação existente e a prática de quem treina ou pratica trail running. “O foco principal é trazer o conhecimento e a parte académica para o terreno, ou seja, queremos juntar a investigação existente e debater o que os treinadores e os atletas fazem na prática. Na verdade, queremos fazer com o trail running o que já existe em quase todas as modalidades:
procurar na ciência informação que nos ajude a tomar as melhores decisões quando avançamos para uma prova com a exigência de um trail running”, descreve Bruno Silva.

Na sessão de abertura, a formação arranca com o tema da “Suplementação e nutrição em trail running”, por César Leão, ao longo de todo o dia. Avaliação cardiorrespiratória, testes concretos na pista de atletismo, desenvolvimento da técnica de corrida e capacidades motoras estão no foco do segundo dia de formação, com Rui Miguel Silva, durante a manhã, e Mário Cunha, no período da tarde. No dia 17, Hélio Silva irá falar sobre “Avaliação e prescrição do treino da força: da teoria à prática”.

A única sessão formativa fora da Escola Superior de Desporto e Lazer acontece a 18 de maio. Durante a manhã, o evento irá decorrer no CMEP – Exercise Medical Center & SPA, Porto, e a tarde irá centrar-se no Estádio Clínica, em Barcelos. A sessão será sobre “Treino em altitude e limiares de performance”, com Ana Sousa, e “Análise biomecânica da técnica de corrida”, com a atleta Ester Alves.No dia 19, terão lugar mais três sessões: Sérgio Matos falará sobre anamenese e metodologia de avaliação do equilíbrio dinâmico e qualidade de movimento. Depois, será convidado Guillaume Millet, um dos maiores especialistas mundiais nas questões da performance em trail running. A encerrar o dia, Anna Comet, atleta e treinadora, falará sobre como estruturar um planeamento anual e técnicas de corrida, com e sem bastões.

No último dia, 20 de maio, sábado, estará em cima da mesa o planeamento e a organização de um evento de trail running – o exemplo do Melgaço Alvarinho Trail, com Armando Teixeira, e métodos e técnicas para identificação de fatores de risco e lesão, com Sérgio Matos.

Quem se inscrever na totalidade da formação ou apenas numa parte poderá assistir, gratuitamente, à mesa-redonda sobre “Ser atleta de trail running”, com Anna Comet e Armando Teixeira. Apesar da
participação na mesa-redonda ser de entrada gratuita, a inscrição é obrigatória.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.