Logo
Regional

Escola Superior Agrária recebe seminário centrado na economia circular e bioeconomia

30 Agosto, 2023 | 10:37
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A iniciativa junta investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores para um dia de debate e reflexão sobre a importância de haver uma aposta mais centrada na economia circular e bioeconomia, exigindo ações estruturantes e a mobilização da sociedade. Oseminário irá ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. As inscrições já estão a decorrer.

E se o desperdício desse frutos? Ou, questionado de outros forma, e se transformássemos os resíduos em recursos? E por que não apostar mais na economia circular e na bioeconomia? São questões que estão na ordem do dia e que serão tema de debate e reflexão no seminário “Sistemas de Dados Espaciais e de Bioeconomia para um Desenvolvimento Regional Inteligente”, a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, já no próximo dia 21 de setembro.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto IPVC-tech | Tecnologia, Ambiente, Criatividade e Saúde, desenvolvido pelo proMetheus – Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade dp IPVC. O seminário é organizado em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP).

Assente nos conceitos da bioeconomia e da economia circular, este seminário pretende colocar a debate a necessidade de a sociedade fazer uma aposta mais efetiva em diferentes processos produtivos, de forma a reduzir a dependência de matérias-primas e outros produtos importados, internalizando a criação de valor. Desta forma, os resíduos e os subprodutos serão encarados como recursos e o desperdício visto como frutos.

Esta abordagem à economia circular requer “ações estruturantes e a mobilização da sociedade como forma de contribuir para o desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias colaborativa e produtos e serviços centrados no uso eficiente de recursos, fomentando sinergias e otimizando recursos disponíveis”.

O seminário contará com contributos de investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores. Na sessão de abertura irão intervir o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, o diretor da Unidade de Investigação proMetheus, João Abrantes, e um representante da Associação Smart Waste Portugal.

A sessão irá contar com os seguintes painéis: “Dados Espaciais para Análise dos Sistemas a Nível Local e Regional” e “Técnicas, Processos e Tecnologias de Tratamento e Valorização de Subprodutos e Águas Residuais numa Perpetiva de Economia Circular”, durante a manhã do dia 21 de setembro. Já no período da tarde, a temática será a “Apresentação de Casos Práticos de Aplicação da Modelação Espacial na Localização, Dimensionamento e Suporte à Operação de Sistemas (bio)circulares”.

As sessões irão contar com contributos de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entre universidades e politécnicos, assim como de várias empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da economia circular e também da Águas de Portugal, da CIM do Alto Minho e da Confederação Empresarial do Alto Minho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.