Logo
Cultura

Escola Básica de Darque inaugura a Galeria dos Notáveis

14 Setembro, 2023 | 14:48
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração da Galeria dos Notáveis na Escola Básica de Darque (Carteado Mena), em Viana do Castelo. A iniciativa pretende usar a arte para ultrapassar barreiras culturais e sociais na comunidade escolar.

Com esta iniciativa, a escola pretende concretizar o compromisso contínuo com a promoção da arte e cultura na educação, sendo que esta é a primeira escola do concelho a implementar o Curso Básico de Teatro em regime articulado, numa população vulnerável com elevadas assimetrias socioeconómicas.

A galeria foi projetada para ser um espaço inspirador que vai além das quatro paredes da sala de aula, e vai permitir aos alunos mergulharem na criatividade, expressão e apreciação artísticas, abrigando uma coleção diversificada de réplicas de obras mundialmente famosas, bem como originais de artistas portugueses contemporâneos.“Constituindo-se como um tributo à criatividade dos estudantes e à sua capacidade de expressar ideias e emoções de forma única, esta galeria é ainda um lembrete permanente de que a apreciação pela arte transcende barreiras culturais e sociais, unindo-nos enquanto comunidade global”.

Assim, réplicas da arte do século XIX, arte contemporânea, pós-modernismo e modernismo estão já nas paredes da escola, sendo que constam também peças originais de artistas portugueses contemporâneos, designadamente Renata Guisantes, Cipriano Oquiname, Fernanda Villas boas, Iva Viana, Gil Maia, Mário Rocha, Damião Porto, António Nunes, Ana Aragão, Juan Domingues, Rego Meira, Henrique do Vale, Acácio Viegas e outros artistas.

O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, enalteceu a iniciativa da escola, sublinhando que são as “pessoas que fazem acontecer e transformar” as escolas.

“Há aqui um caminho e um percurso de agregação e de autoestima de toda a comunidade escolar e é um bom embrião para o futuro, mostrando quer todos somos necessários, pelo que o município irá sempre acompanhar e incentivar quem quer fazer mais”, sublinhou.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.