Logo
Nacional

Equipas que rumam a Viana para as Fases Finais da FADU já estão definidas

3 Abril, 2023 | 16:04
Partilhar
Eduarda Alves
5 min. leitura

Nove títulos de campeão nacional universitário vão estar em discussão nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em Viana do Castelo de 17 a 28 de abril. Setenta equipas de 28 clubes vão a jogo, incluindo o play-off de acesso à competição, que decorre nos dias 16 e 23 de abril.

Na competição feminina de andebol vão a jogo as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), da Universidade do Porto (U.Porto), da Universidade de Lisboa (ULisboa), da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) e da AEISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL). A atual campeã é a equipa da AAUAv. No masculino, AAUAv, AEISCTE-IUL, Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA), AAUMinho (atual campeã), Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP), Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vão a jogo. A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto da Universidade do Porto (AEFEP) e a Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) jogam o play-off de acesso.

A fase decisiva no basquetebol feminino conta com as equipas da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), da AAUAv – equipa campeã em 21/22 -, da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP), da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), da AAUMinho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), da AEIST e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCBranco). No basquetebol masculino, vão a jogo o IPCBranco, a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência e

Tecnologia (AEFCT), a AEFADEUP, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a atual medalha de ouro AEFMH e a AEFEUP. As equipas da AAUMinho e da Associação Académica da Universidade dos Açores vão ao play-off.

AEFMH, AAC, Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA), IPVC, AEIST, AAUMinho e AEFADEUP estão na corrida para manter ou ficar com o ouro conquistado pela equipa do Técnico nas últimas duas épocas, na competição feminina de futsal. Por outro lado, no masculino, a corrida da renovação não vai acontecer – uma vez que a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) ficou pelo caminho na fase de apuramento – e por isso haverá novo campeão. AAUMinho, Associação Académica da Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias (AAULHT), AEUMAIA, IPVC, AAC, AEISCTE-IUL e AEFADEUP são as candidatas, às quais se juntará ou a equipa do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) ou a equipa da AAUA, que terão de passar pela fase de play-off.

No voleibol, rumarão a Viana do Castelo as equipas da AAUMinho, da AEFCT, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), do IPVC, da AAUAv, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e da Associação de Estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (AEPortucalense). AAUTAD e AAUA disputarão o último lugar na fase final. Na competição que definirá quem se sucede à equipa masculina de voleibol da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) no título de campeão estão, além dos atuais campeões, as equipas da AAUMinho, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), da AAUAv, da AEIST, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) e da AAUTAD.

No play-off estão a Universidade de Lisboa (ULisboa) e a equipa açoriana: AAUA. No futebol, a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) é a atual campeã. Vai a Viana defender a renovação do título, onde são candidatas as equipas da AAUAv, da AEFEUP, do IPVC, da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), da AEIST, da AEFEP e da AAC.

Lista de equipas por modalidade:
Andebol F
AAUMinho
U.Porto
ULisboa
AAUAv
AEISCAP
AEISCTE-IUL
Andebol M
AAUAv
AEISCTE-IUL
AEUMAIA
AAUMinho
aeISEP
AEIST
AAUBI
PO: AEFEP x AAUA

Basquetebol F
AEFMH
AAUAv
AEFEUP
NOVA
AAUMinho
AEFADEUP
AEIST
IPCBranco
Basquetebol M
IPCBranco
AEFCT
AEFADEUP
IPVC
AAC
AEFMH
AEFEUP
PO: AAUMinho x
AAUA

Futsal F
AEFMH
AAC
AEUMAIA
IPVC
AEIST
AAUMinho
AEFADEUP
PO: NOVA x AAUA
Futsal M
AAUMinho
AAULHT
AEUMAIA
IPVC
AAC
AEISCTE-IUL
AEFADEUP
PO: IPC x AAUA

Voleibol F
AAUMinho
AEFCT
AEFMUP
IPVC
AAUAv
AEFML
AEPortucalense
PO: AAUTAD x
AAUA
Voleibol M
AAUMinho
NOVA
AEFEP
AAUAv
AEIST
aeISEP
AAUTAD
PO: ULisboa x AAUA

Futebol
AAUAv
AEFEUNL
AEFEUP
IPVC
AAUE
AEIST
AEFEP
AAC

Clubes participantes (28 – com clubes do play-off):

AAC – Associação Académica de Coimbra
AAUA – Associação Académica da Universidade dos Açores
AAUAv – Associação Académica da Universidade do Aveiro
AAUBI – Associação Académica da Universidade da Beira Interior
AAUE – Associação Académica da Universidade de Évora
AAULHT – Associação Académica da Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias
AAUMinho – Associação Académica da Universidade do Minho
AAUTAD – Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
AEFADEUP – Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
AEFCT – Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
AEFEP – Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto – U.Porto
AEFEUNL – Associação de Estudantes da Faculdade de Economia – NOVA SBE SU
AEFEUP – Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia – U.Porto
AEFMH – Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana – U.Lisboa
AEFML – Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina – U.Lisboa
AEPortucalense – Associação de Estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique
AEFMUP – Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
AEISCAP – Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – P.Porto
AEISCTE-IUL – Associação de Estudantes do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa
aeISEP – Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto – P.Porto
AEUMAIA – Associação de Estudantes da Universidade da Maia
AEIST – Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico – U.Lisboa
IPC – Instituto Politécnico de Coimbra
IPCBranco – Instituto Politécnico de Castelo Branco
IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
NOVA – Universidade Nova de Lisboa
U.Porto – Universidade do Porto
U. Lisboa – Universidade de Lisboa

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.