Logo
Regional

Ensino profissional da Escola Secundária de Monserrate em conexão com a Europa

12 Dezembro, 2022 | 11:39
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro, os professores Hélder Barbosa e Jenny Ferreira, responsáveis pelo projeto Erasmus + do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Monserrate, realizaram as visitas preparatórias à Eslovénia, Áustria e Sérvia, países parceiros integrantes no projeto 2022-1-PT01-KA122-VET-000074455, sob o tema: "Ensino Profissional: Novas experiências, Novos métodos, Novas oportunidades".

Este projeto promove a oportunidade de 20 alunos realizarem a Formação Contexto de Trabalho (60 dias) nos países parceiros, nas diferentes áreas dos cursos profissionais da Escola. Promove também a possibilidade de 10 professores realizarem a modalidade de job shadowing, com o intuito de experienciar novas competências e novos métodos nesta vertente de ensino, com data prevista para iniciar a 15 de maio de 2023.

Na Eslovénia (parceria com a Escola Šolski Center Srečka Kosovela Sežana, sediada em Sezana), os docentes foram recebidos pela coordenadora de ERASMUS+, professora Maja Preseren. Ao longo da visita, foi possível contactar com os vários projetos, métodos de trabalho, salas de aula, laboratórios e ainda experienciar algumas técnicas de trabalho desenvolvidas pelo departamento de artes deste centro escolar, composto por duas escolas uma de ensino profissional secundário e uma outra de ensino profissional de nível superior.

Na Áustria, foi possível contactar com a Escola Landesberufsschule Eibiswald, tendo os participantes sido recebidos pela coordenadora do projeto ERASMUS, professora Verena Rabel, e pelo diretor do estabelecimento de ensino profissional, Gernot Grinschgl. Ao longo de dois dias, os professores da ESM puderam contactar com a realidade de um sistema de ensino diverso do português e com condições diferenciadas. Foi possível ainda visitar uma empresa parceira, KNAPP AG, onde os alunos irão desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho.

Na Sérvia, cidade de Ruma, em parceria realizada com a Technical School “Milenko Brzak Uča” e com a Vocational School “Branko Radičević” foram os docentes recebidos pela Coordenadora Ivana Stanković e pelo Diretor Mirko Zrnić. Para além da apresentação de toda a estrutura escolar e da visita a salas e laboratórios, estabeleceram-se contactos com algumas empresas de forma a identificar o perfil de alunos e necessidades a promover, aquando da realização das mobilidades.

Esta viagem permitiu o contacto profícuo com diferentes formas e métodos de trabalho relativamente ao ensino profissional, bem como o estabelecimento de laços de confiança com as escolas parceiras.  Foi ainda possível conhecer as condições e horários de trabalho nas empresas e nos locais de alojamento. Com todo este acervo de informação, iniciar-se-á o processo de definição do enquadramento do perfil dos alunos e professores, para a realização das respetivas mobilidades, com o importante intuito de alargar competências/métodos de trabalho, bem como de promover o desenvolvimento de competências sociais, técnicas, linguísticas e transversais.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.