Entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro, os professores Hélder Barbosa e Jenny Ferreira, responsáveis pelo projeto Erasmus + do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Monserrate, realizaram as visitas preparatórias à Eslovénia, Áustria e Sérvia, países parceiros integrantes no projeto 2022-1-PT01-KA122-VET-000074455, sob o tema: "Ensino Profissional: Novas experiências, Novos métodos, Novas oportunidades".
Este projeto promove a oportunidade de 20 alunos realizarem a Formação Contexto de Trabalho (60 dias) nos países parceiros, nas diferentes áreas dos cursos profissionais da Escola. Promove também a possibilidade de 10 professores realizarem a modalidade de job shadowing, com o intuito de experienciar novas competências e novos métodos nesta vertente de ensino, com data prevista para iniciar a 15 de maio de 2023.
Na Eslovénia (parceria com a Escola Šolski Center Srečka Kosovela Sežana, sediada em Sezana), os docentes foram recebidos pela coordenadora de ERASMUS+, professora Maja Preseren. Ao longo da visita, foi possível contactar com os vários projetos, métodos de trabalho, salas de aula, laboratórios e ainda experienciar algumas técnicas de trabalho desenvolvidas pelo departamento de artes deste centro escolar, composto por duas escolas uma de ensino profissional secundário e uma outra de ensino profissional de nível superior.
Na Áustria, foi possível contactar com a Escola Landesberufsschule Eibiswald, tendo os participantes sido recebidos pela coordenadora do projeto ERASMUS, professora Verena Rabel, e pelo diretor do estabelecimento de ensino profissional, Gernot Grinschgl. Ao longo de dois dias, os professores da ESM puderam contactar com a realidade de um sistema de ensino diverso do português e com condições diferenciadas. Foi possível ainda visitar uma empresa parceira, KNAPP AG, onde os alunos irão desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho.
Na Sérvia, cidade de Ruma, em parceria realizada com a Technical School “Milenko Brzak Uča” e com a Vocational School “Branko Radičević” foram os docentes recebidos pela Coordenadora Ivana Stanković e pelo Diretor Mirko Zrnić. Para além da apresentação de toda a estrutura escolar e da visita a salas e laboratórios, estabeleceram-se contactos com algumas empresas de forma a identificar o perfil de alunos e necessidades a promover, aquando da realização das mobilidades.
Esta viagem permitiu o contacto profícuo com diferentes formas e métodos de trabalho relativamente ao ensino profissional, bem como o estabelecimento de laços de confiança com as escolas parceiras. Foi ainda possível conhecer as condições e horários de trabalho nas empresas e nos locais de alojamento. Com todo este acervo de informação, iniciar-se-á o processo de definição do enquadramento do perfil dos alunos e professores, para a realização das respetivas mobilidades, com o importante intuito de alargar competências/métodos de trabalho, bem como de promover o desenvolvimento de competências sociais, técnicas, linguísticas e transversais.
A vianense Marisa Oliveira alcançou no domingo o apuramento para a próxima fase do programa The Voice Portugal, transmitido pela RTP.
A cantora australiana Kylie Minogue vai voltar a Portugal para um concerto na MEO Arena, em Lisboa, no dia 15 de julho do próximo ano, no âmbito da digressão "Tension", anunciou a promotora.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou, em Deocriste, o auto de consignação que irá permitir que avance a obra de reconversão da antiga escola da freguesia em creche para 42 crianças.
A PSP inicia hoje a operação “Bullying é para fracos” junto da comunidade escolar em todo o território nacional, promovendo ainda uma campanha nas redes sociais para aumentar o conhecimento sobre estes fenómeno e fomentar a sua rejeição.
"Conversas em Torno do Rio Minho" é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, a adjudicação e a minuta de contrato da empreitada “Lote 1 – Reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira” por um montante superior a 12,2 milhões de euros, obra financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta sexta-feira presença na sessão pública de apresentação do anteprojeto da futura Casa Mortuária de Lanheses, que deverá rondar os 150 mil euros de investimento, com o apoio da autarquia, para estar concluída até ao verão de 2025.