Logo
Regional

Ensino profissional da Escola Secundária de Monserrate em conexão com a Europa

12 Dezembro, 2022 | 11:39
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro, os professores Hélder Barbosa e Jenny Ferreira, responsáveis pelo projeto Erasmus + do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Monserrate, realizaram as visitas preparatórias à Eslovénia, Áustria e Sérvia, países parceiros integrantes no projeto 2022-1-PT01-KA122-VET-000074455, sob o tema: "Ensino Profissional: Novas experiências, Novos métodos, Novas oportunidades".

Este projeto promove a oportunidade de 20 alunos realizarem a Formação Contexto de Trabalho (60 dias) nos países parceiros, nas diferentes áreas dos cursos profissionais da Escola. Promove também a possibilidade de 10 professores realizarem a modalidade de job shadowing, com o intuito de experienciar novas competências e novos métodos nesta vertente de ensino, com data prevista para iniciar a 15 de maio de 2023.

Na Eslovénia (parceria com a Escola Šolski Center Srečka Kosovela Sežana, sediada em Sezana), os docentes foram recebidos pela coordenadora de ERASMUS+, professora Maja Preseren. Ao longo da visita, foi possível contactar com os vários projetos, métodos de trabalho, salas de aula, laboratórios e ainda experienciar algumas técnicas de trabalho desenvolvidas pelo departamento de artes deste centro escolar, composto por duas escolas uma de ensino profissional secundário e uma outra de ensino profissional de nível superior.

Na Áustria, foi possível contactar com a Escola Landesberufsschule Eibiswald, tendo os participantes sido recebidos pela coordenadora do projeto ERASMUS, professora Verena Rabel, e pelo diretor do estabelecimento de ensino profissional, Gernot Grinschgl. Ao longo de dois dias, os professores da ESM puderam contactar com a realidade de um sistema de ensino diverso do português e com condições diferenciadas. Foi possível ainda visitar uma empresa parceira, KNAPP AG, onde os alunos irão desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho.

Na Sérvia, cidade de Ruma, em parceria realizada com a Technical School “Milenko Brzak Uča” e com a Vocational School “Branko Radičević” foram os docentes recebidos pela Coordenadora Ivana Stanković e pelo Diretor Mirko Zrnić. Para além da apresentação de toda a estrutura escolar e da visita a salas e laboratórios, estabeleceram-se contactos com algumas empresas de forma a identificar o perfil de alunos e necessidades a promover, aquando da realização das mobilidades.

Esta viagem permitiu o contacto profícuo com diferentes formas e métodos de trabalho relativamente ao ensino profissional, bem como o estabelecimento de laços de confiança com as escolas parceiras.  Foi ainda possível conhecer as condições e horários de trabalho nas empresas e nos locais de alojamento. Com todo este acervo de informação, iniciar-se-á o processo de definição do enquadramento do perfil dos alunos e professores, para a realização das respetivas mobilidades, com o importante intuito de alargar competências/métodos de trabalho, bem como de promover o desenvolvimento de competências sociais, técnicas, linguísticas e transversais.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.