Logo
Nacional

Enfermeiros em greve de 26 de abril a 3 de maio

10 Abril, 2024 | 15:19
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Diversas estruturas sindicais dos enfermeiros convocaram uma greve de cinco dias para o final de abril e início de maio, no continente e ilhas, pela revisão salarial e da carreira e contratação de mais profissionais.

Segundo o pré-aviso hoje publicado na imprensa, a greve, que vai decorrer nos dias 26, 29 e 30 de abril e a 02 e 03 de maio, serve também para os enfermeiros exigirem a negociação de convenções coletivas de trabalho nos setores privado e social, definindo tabelas salariais nunca inferiores às praticadas no Serviço Nacional de Saúde.

Pedem ainda um modelo de avaliação e desempenho “justo, transparente e exequível”, medidas que reconheçam e minimizem o risco, assim como o desgaste da profissão e a integração nos serviços público, privado e social dos enfermeiros com contratos precários.

A paralisação abrange as instituições dos serviços públicos e as dos setores social e privado do continente e das regiões autónomas dos Açores e Madeira, de forma regional consoante os dias.

No primeiro dia (26), a greve decorre na região Norte, a 29 de abril nos Açores e no dia 30 na Madeira.

No dia 02 de maio, a paralisação abrange os profissionais que trabalham nas instituições da região Centro e no dia 03 os da região Sul.

Estão abrangidos pelos serviços mínimos o trabalho prestado em situações de urgência nas unidades de atendimento permanente que funcionam 24 horas por dia, nas unidades de cuidados intensivos, no bloco operatório, com exceção das cirurgias programadas, e nos serviços de urgência, além da hemodiálise e dos tratamentos oncológicos.

Na área oncológica, os serviços mínimos abrangem as cirurgias ou o início de tratamento em doenças diagnosticadas inicialmente e classificadas com grau de prioridade 4 e 3, neste último caso “quando exista determinação médica” para a realização da cirurgia e esta não possa ser programada para os 15 dias seguintes.

Serão igualmente prestados cuidados de enfermagem na continuidade de tratamentos oncológicos programados e que estejam já em curso, assim como nos programas terapêuticos de quimioterapia e radioterapia, através de sessões de tratamento planeadas, bem como os tratamentos de prescrição diária em ambulatório.

As outras situações de cirurgias programadas sem as prioridades 3 ou 4 devem ser consideradas “de acordo com o plano de contingência das instituições” para situações equiparadas às tolerâncias de ponto (anunciadas com pouca antecedência) e aos casos de cancelamentos de cirurgias no próprio dia por inviabilidade de as realizar no horário normal de atividade do pessoal ou do bloco operatório.

Nos casos de ‘hospital de dia’ estão igualmente garantidos os serviços de enfermagem, segundo o pré-aviso.

A greve é convocada pelo Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE), Sindicato dos Enfermeiros (SE), Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPENF), Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR).

A última paralisação de enfermeiros decorreu no dia 15 de março, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Maio, 2024

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra 51 anos

Esta quinta-feira, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra o seu 51.º aniversário. A cerimónia fica marcada pela conferência “Como ajudar a aprender – autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, proferida pelo neurologista e professor universitário, João José Cerqueira.

Música 16 Maio, 2024

Segunda edição do Festival Ponte d’Lima realiza-se entre 1 e 3 de agosto

A banda americana de rock !!!(CHK CHK CHK), os Mão Morta, de Braga, e os Glokenwise, de Barcelos, são alguns dos nomes do cartaz do Festival Ponte d'Lima, que vai decorrer entre 01 e 03 de agosto.

Regional 16 Maio, 2024

Empresas consideram “imperativo” aprovar estatuto do trabalhador transfronteiriço

A Confederação Empresarial do Alto Minho (Ceval) considerou imperativa a aprovação do estatuto do trabalhador transfronteiriço, não só para garantir os direitos laborais mas também para estimular a dinâmica empresarial com a Galiza.

Regional 16 Maio, 2024

Politécnico de Viana do Castelo celebra 38 anos com anúncio de novas licenciaturas

A comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo reuniu-se, na quarta-feira, para assinalar o seu 38.º aniversário. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, aproveitou a cerimónia para anunciar três novos cursos de licenciatura que a Instituição abrirá em breve: Fisioterapia, Lazer e Animação Desportiva e Negócios Internacionais.

Música 16 Maio, 2024

Fundação Átrio da Música promove “Ciclos das Quintas – música à conversa…”

A Fundação Átrio da Música (FAM), em Viana do Castelo, promove esta quinta-feira, às 17:15, a iniciativa “Ciclos das Quintas - música à conversa, com a participação do Trio Europa.

Regional 15 Maio, 2024

Prisão preventiva para suspeitos de roubarem lojas em Arcos de Valdevez e Braga

A GNR deteve em flagrante delito um casal por furto num talho e minimercado em Braga, suspeitos da prática do mesmo crime em Arcos de Valdevez, tendo ficado em prisão preventiva após presentes a tribunal.

Regional 15 Maio, 2024

Viana do Castelo: Inscrições para 733 vagas em Férias de Verão abrem segunda-feira

As inscrições para as Férias de Verão 2024, promovidas pela Câmara de Viana do Castelo, arrancam na segunda-feira, às 10:00, abrangendo 733 participantes por cada quinzena de julho, de acordo com a proposta hoje aprovada pelo executivo municipal.