Entre 12 e 13 de maio, Viana do Castelo acolhe os Encontros Vínicos do Vinho Verde, que prometem voltar a trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho.
Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Durante o dia 12 de maio haverá lugar a seminários, curso de provas de vinhos e, no habitual Jantar de Gala, serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023.
Já durante o dia 13 de maio será dado destaque à vocação mercantil de Viana do Castelo, no âmbito do processo de exportação da produção distrital e não só, que inclui visita a um dos mais antigos locais de produção vitivinícola de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura do seminário “Sustentabilidade nos Vinhos Verdes”, a partir das 9h30 de dia 12 de maio, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. No seminário, marcam ainda presença Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Luís Brandão Coelho, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Dora Simões, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Bento Aires, presidente do Conselho Diretivo da OERN, Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Adelino Bernardo, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica da OERN e Vítor Correia, delegado distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo.
O programa na íntegra pode ser consultado, aqui.
O mês de novembro foi o mais quente em Portugal dos últimos 94 anos, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançando que se verificou uma diminuição da área em seca meteorológica na região Sul.
O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado às 18h00 no Pavilhão José Natário, a Escola de Gondomar, em jogo referente à 12ª jornada, a 1ª da 2ª volta, da Liga Feminina Placard Futsal.
Com os temas “Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – sobe ao palco do programa “Estrelas ao Sábado”, este sábado à tarde, e tenta conquistar um lugar na final do programa da RTP1.
A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 16h00, a Cascais, para defrontar o GRF Murches, em jogo correspondente à 9ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.
O projeto Olympics4all, idealizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e implementado em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), foi distinguido pela Comissão Europeia com o Selo de Boas Práticas URBACT.
A pesca de sardinha no mar Cantábrico e nas águas atlânticas ibéricas não deve ultrapassar as 40.073 toneladas no próximo ano, quando for aplicado o rendimento máximo sustentável, recomendou o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES).
Mais de meio milhão de infrações ao trânsito foram detetadas nos primeiros sete meses do ano, mais 6,2% do que no mesmo período de 2023, sendo a maioria por excesso de velocidade, revelou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).