Os Encontros Literários do Alto Minho, designados “As palavras que nos unem, estão de volta no próximo mês de outubro, desta feita com passagem pelas bibliotecas municipais de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, respetivamente, nos dias 20, 21, 27, 28 e 29.
A aposta passa novamente por uma programação em multiformatos, para proporcionar a participação e a integração de públicos com diversidade funcional. Inserida no projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, esta iniciativa conta com a presença de vários escritores, são eles: Ana Ventura e Nuno Camarneiro, em Melgaço; António Mota e José Pedro Leite, em Ponte da Barca; José Mário Silva e Rita Taborda Duarte, em Viana do Castelo; Olinda Beja e Carlos Quiroga, em Monção; Filipe Homem Fonseca, João Morales e Adolfo Luxúria Canibal, em Paredes de Coura.
Nas sessões, que serão conduzidas por João Morales, serão disponibilizados conteúdos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e a tradução simultânea em língua gestual. A RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho colabora na dinamização desta atividade, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico às instalações das bibliotecas municipais.
As livrarias AL Publicações, Centésima Página, Papelaria Clemente, Oficina com Pinta e Livraria Gomes marcarão também presença nas sessões, tendo em vista a divulgação e promoção dos livros dos escritores convidados para esta segunda etapa dos encontros literários. Em abril passado, a iniciativa passou pelas bibliotecas municipais de Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.
O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho “As palavras que nos unem”, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.
O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/.

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.