Logo
Regional

Encontros literários do Alto Minho estão de regresso

5 Outubro, 2022 | 0:10
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os Encontros Literários do Alto Minho, designados “As palavras que nos unem, estão de volta no próximo mês de outubro, desta feita com passagem pelas bibliotecas municipais de Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura, respetivamente, nos dias 20, 21, 27, 28 e 29.

A aposta passa novamente por uma programação em multiformatos, para proporcionar a participação e a integração de públicos com diversidade funcional. Inserida no projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, esta iniciativa conta com a presença de vários escritores, são eles: Ana Ventura e Nuno Camarneiro, em Melgaço; António Mota e José Pedro Leite, em Ponte da Barca; José Mário Silva e Rita Taborda Duarte, em Viana do Castelo; Olinda Beja e Carlos Quiroga, em Monção; Filipe Homem Fonseca, João Morales e Adolfo Luxúria Canibal, em Paredes de Coura.

Nas sessões, que serão conduzidas por João Morales, serão disponibilizados conteúdos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e a tradução simultânea em língua gestual. A RIBAM – Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho colabora na dinamização desta atividade, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico às instalações das bibliotecas municipais.

As livrarias AL Publicações, Centésima Página, Papelaria Clemente, Oficina com Pinta e Livraria Gomes marcarão também presença nas sessões, tendo em vista a divulgação e promoção dos livros dos escritores convidados para esta segunda etapa dos encontros literários. Em abril passado, a iniciativa passou pelas bibliotecas municipais de Valença, Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.

O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho “As palavras que nos unem”, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Regional 20 Maio, 2024

Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim-de-semana

É já este fim-de-semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Nacional 20 Maio, 2024

Portugal esgota quota do carapau e pesca fecha esta terça-feira

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).