Logo
Regional

Empresa de Viana do Castelo produziu quatro lanchas para a GNR

20 Março, 2024 | 17:34
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve hoje em Viana do Castelo para a cerimónia de apresentação pública e bênção das quatro Coast Patrol Boats (CPB), um investimento de cerca de três milhões de euros.

As embarcações, fabricadas numa empresa de construção e reparação naval de Viana do Castelo – a Navallethes – servirão para apoio ao patrulhamento de toda a costa portuguesa, a cargo da GNR.

A aquisição das quatro embarcações, feita ao abrigo do Fundo para a Segurança Interna (FSI) que suportou 1.9 milhões de euros do investimento total, será agora determinante para a ação de fiscalização da GNR de toda a costa, sendo que ficarão alocadas a Matosinhos, Lisboa, Algarve e Açores.

As lanchas têm 12,95 metros de comprimento, uma velocidade máxima de 48 nós e têm uma câmara de visão noturna com infravermelhos com capacidade para detetar uma embarcação a 10 quilómetros de distância, sendo que o ministro revelou que serão fundamentais para o combate ao narcotráfico, crimes ambientais e imigração ilegal, numa altura em que está a ser reformulada a segurança interna, sendo que irão também permitir o cumprimento dos compromissos existentes com o Espaço Schengen e com a União Europeia.

O autarca de Viana do Castelo reiterou, em declarações aos jornalistas, a importância do dia para o concelho, com reconhecido conhecimento na área da construção naval, nomeadamente da empresa que fabricou as quatro lanchas hoje entregues à GNR, lembrando ainda a aposta que tem sido feita na economia do mar e na Agenda do Mar 2023, cujo plano de ação está a ser implementado.

De sublinhar que a empresa Navallethes, com estaleiro na Praia Norte, é um dos principais fornecedores da Marinha Portuguesa, Brigada Fiscal da GNR e Política Marítima. “A experiência de mais de vinte anos na construção naval e o saber e capacidade técnica na construção e reparação naval contribuem para a qualidade ímpar das embarcações de metal, pneumáticas e incomparavelmente das semirrígidas”, pode ler-se no site da empresa.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.