O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve hoje em Viana do Castelo para a cerimónia de apresentação pública e bênção das quatro Coast Patrol Boats (CPB), um investimento de cerca de três milhões de euros.
As embarcações, fabricadas numa empresa de construção e reparação naval de Viana do Castelo – a Navallethes – servirão para apoio ao patrulhamento de toda a costa portuguesa, a cargo da GNR.
A aquisição das quatro embarcações, feita ao abrigo do Fundo para a Segurança Interna (FSI) que suportou 1.9 milhões de euros do investimento total, será agora determinante para a ação de fiscalização da GNR de toda a costa, sendo que ficarão alocadas a Matosinhos, Lisboa, Algarve e Açores.
As lanchas têm 12,95 metros de comprimento, uma velocidade máxima de 48 nós e têm uma câmara de visão noturna com infravermelhos com capacidade para detetar uma embarcação a 10 quilómetros de distância, sendo que o ministro revelou que serão fundamentais para o combate ao narcotráfico, crimes ambientais e imigração ilegal, numa altura em que está a ser reformulada a segurança interna, sendo que irão também permitir o cumprimento dos compromissos existentes com o Espaço Schengen e com a União Europeia.
O autarca de Viana do Castelo reiterou, em declarações aos jornalistas, a importância do dia para o concelho, com reconhecido conhecimento na área da construção naval, nomeadamente da empresa que fabricou as quatro lanchas hoje entregues à GNR, lembrando ainda a aposta que tem sido feita na economia do mar e na Agenda do Mar 2023, cujo plano de ação está a ser implementado.
De sublinhar que a empresa Navallethes, com estaleiro na Praia Norte, é um dos principais fornecedores da Marinha Portuguesa, Brigada Fiscal da GNR e Política Marítima. “A experiência de mais de vinte anos na construção naval e o saber e capacidade técnica na construção e reparação naval contribuem para a qualidade ímpar das embarcações de metal, pneumáticas e incomparavelmente das semirrígidas”, pode ler-se no site da empresa.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.