Logo
Regional

Embaixadora da Austrália em Portugal de visita a Viana do Castelo

27 Fevereiro, 2024 | 10:41
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A embaixadora da Austrália em Portugal, Indra McCormick, esteve em Viana do Castelo para uma visita de trabalho, tendo sido recebida e acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

A diplomata esteve nas empresas Corpower e Ocean Winds antes de ser recebida na Câmara Municipal, onde foi apresentada a dinâmica do concelho e ainda os diversos investimentos quer na economia azul, quer no que toca ao tecido empresarial e industrial do concelho.

Interessada nas empresas ligadas à economia do mar, a embaixadora visitou a Corpower e a Ocean Winds, ambas instaladas em Viana do Castelo e diretamente ligadas às novas tecnologias da economia azul. A Corpower Ocean é uma empresa sueca que está a testar o poder das ondas para gerar energia elétrica em Viana do Castelo, naquela que é uma tecnologia inovadora chamada “Wave Energy Converter” (WEC, ou conversor de energia das ondas, em português). Trata-se de um enorme dispositivo flutuante e ancorado ao fundo do mar, que usa a forte ondulação dos oceanos para produzir eletricidade e injetá-la na rede elétrica, através de um cabo submarino.

Já a Ocean Winds é o resultado de uma joint venture em 2019 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE, que trabalham a energia eólica offshore e cujo primeiro parque eólico flutuante está situado em Viana do Castelo – o projeto Windfloat Atlantic, um projeto pioneiro, com 3 turbinas, as maiores do mundo na época, com capacidade de 8,4 MW cada recorrendo a uma tecnologia inovadora para permitir a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40m.

Depois, Indra McCormick esteve na Câmara Municipal, onde agradeceu a hospitalidade e onde acordou uma eventual missão de embaixadas durante os meses de verão para conhecer a indústria vianense, conhecida pela sua diversidade, desde o papel, passando pela metalomecânica, pela construção naval, pela indústria automóvel, passado pelo turismo e pela economia do mar.

Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre salientou a “economia muito diferenciada de Viana do Castelo” e apresentou ainda o regime de incentivos para a fixação de novos investimentos. Já a embaixadora sublinhou o interesse dos negócios australianos na economia azul, assim como salientou o facto de ter duplicado o número de turistas australianos em Portugal em apenas um ano.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.