Logo
Nacional

Em 6.750 partos apenas 24 grávidas foram transferidas para o privado

12 Setembro, 2023 | 11:10
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Nos cerca de 6.750 partos realizados entre 01 de junho e 10 de setembro na região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas 24 grávidas foram transferidas para hospitais privados (0,13%), segundo dados hoje divulgados pela Direção Executiva do SNS.

“Esta transferência em alturas de pico foi sempre muito reduzida, menos de 1%, o que significa claramente que o SNS cumpriu com a sua função, mesmo neste período mais complicado, e isto dá-nos, naturalmente, uma expectativa favorável para o futuro”, disse à agência Lusa o diretor executivo do SNS, lembrando que no âmbito da “Operação Nascer em Segurança no SNS – Verão 2023” foram celebrados acordos com três entidades privadas para servir de complemento.

Num balanço provisório da operação, Fernando Araújo afirmou que “foi um processo complexo em função das férias dos profissionais e em função de muitos outros problemas que aconteceram durante este período”, como greves, mas sublinhou que, “apesar disso tudo, a operação decorreu de forma muito tranquila e organizada”.

Segundo Fernando Araújo, a previsibilidade do ponto de vista dos locais abertos e a funcionar manteve-se de “forma muito robusta, o que dá, e deu, seguramente confiança às grávidas e segurança aos profissionais”.

“Apesar deste período mais exigente, pensamos que a resposta que foi dada pelos profissionais e pelas instituições garantiu seguramente cuidados de qualidade às grávidas e os números assim o demonstram, nomeadamente na região do Vale do Tejo [LVT], a região mais complexa, em que aumentou o número de partos que ocorreram no SNS”, declarou.

Entre janeiro e agosto, registaram-se em LVT 16.155 partos (excluindo os do Centro Hospitalar do Oeste, que tem o bloco de partos integrado no Centro Hospitalar de Leiria, pertencendo à região do Centro), mais cerca de 500 partos (+3,2%) face ao período homólogo de 2022.

Sobre como está a decorrer a concentração do serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Santa Maria, que está a ser alvo de obras de ampliação, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, Fernando Araújo disse que não houve “nenhum problema do ponto de vista de resposta”, salientando o empenho dos profissionais de saúde.

“Alguns deles não concordavam com a solução, mas cumpriram sempre com o seu dever, estiveram sempre nas equipas e a responder com muita qualidade e, portanto, eu diria que neste momento, o processo de instalação no São Francisco Xavier está a decorrer de forma muito tranquila”, disse, sublinhando que neste momento a avaliação “é favorável”.

Questionado sobre se a saída anunciada de seis obstetras do Hospital Santa Maria pode complicar esta operação, Fernando Araújo afirmou que “o plano é robusto” e vai ser avaliado. “Vai ser preparado agora para os próximos meses, mas não nos parece que essas eventuais saídas poderão colocá-lo em causa”, referiu.

O diretor executivo do SNS realçou que os centros hospitalares Lisboa Norte (Santa Maria) e Lisboa Ocidental (São Francisco Xavier), “são instituições muito fortes, são serviços com uma história, com uma competência e com um saber dos profissionais que nos dá uma garantia que quando estão juntos, no caso, as respostas são sempre de enorme segurança, são sempre respostas diferenciadas”, nomeadamente nos casos mais complicados.

Também questionado sobre se a “Operação Nascer em Segurança” é para continuar, Fernando Araújo adiantou que está ser avaliado com as instituições como decorreu este período, ressalvando que as decisões da direção executiva “são sempre baseadas no envolvimentos e no diálogo com as instituições e os profissionais”.

“Portanto, a decisão que vier a ser tomada no final deste mês para esta nova fase do plano (…) será sempre uma decisão muito fundamentada, muito envolvida, para que depois, naturalmente, resulte no terreno como tem acontecido até agora”, disse Fernando Araújo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2025

Tradicional passeio de bicicletas “Viana à Noite” regressa sexta-feira

Organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a XXI edição do Viana à Noite - Crédito Agrícola do Noroeste está de regresso a Santa Marta de Portuzelo para o já habitual passeio cicloturistico noturno. O evento acontece esta sexta-feira, 18 de julho, com a concentração marcada para as 20h00 na Avenida Comendador Parente Ribeiro em Santa Marta de Portuzelo.

Regional 15 Julho, 2025

Caminha: PSP realiza ação de atendimento móvel para questões relacionadas com armas e explosivos

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, esta quarta-feira, 16 de julho, no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, na praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Caminha para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.

Cultura 15 Julho, 2025

Grupo RENASCER de Areosa representa Portugal em prestigiado festival internacional de folclore

O Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, Viana do Castelo, foi selecionado para representar Portugal e o concelho de Viana do Castelo no prestigiado festival internacional "Beskidy Highlanders' Week of Culture", que se realiza entre os dias 24 de julho e 4 de agosto de 2025, na Polónia e Chéquia.

Regional 15 Julho, 2025

Monção aproxima gerações com Semana Intergeracional

O Município de Monção promove, até 18 de julho, a Semana Intergeracional, uma iniciativa pensada para aproximar gerações, através da realização de diversas atividades lúdicas, criativas e saudáveis.

Regional 15 Julho, 2025

Viana do Castelo: Casa Mortuária de Deão já foi inaugurada 

A nova casa mortuária de Deão foi inaugurada, após um investimento de 320 mil euros. A empreitada, fruto de uma parceria entre a União de Freguesias e a Câmara Municipal, integra a aposta do município neste tipo de infraestruturas, sendo que nos últimos quatro anos foram investidos mais de cinco milhões de euros para construir 15 novas capelas e casas mortuárias em diversas freguesias do concelho.

Regional 15 Julho, 2025

Viana do Castelo faz balanço da Transferência de competências na área da ação social

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência do processo de descentralização de competências da administração central para as autarquias locais em matéria da Ação Social, assumiu, em 2023, competências no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, com especial enfoque na emergência social.

Música 15 Julho, 2025

IKFEM Festival Tui – Valença começa esta quarta-feira

A 13ª edição do IKFEM Festival Tui – Valença contará com espetáculos de artistas de referência da música da Península Ibérica, que atuarão em dois cenários incomparáveis: a histórica Fortaleza de Valença e a Alameda de Tui.