Logo
Regional

Em 2023, no Rio Lima, em 15 dias, “choveu mais do que chove em dois anos no Algarve”

22 Fevereiro, 2024 | 9:05
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), alertou esta quarta-feira para os desafios que se colocam à gestão dos rios face às alterações climáticas que “num país tão pequeno” se fazem sentir de “forma diferente”.

“Ainda ontem [terça-feira] estive no Algarve a falar de seca. Neste mesmo país, tão pequeno, mas tão diferente, vou dar um número que vai assustar. Em 2023, no rio Lima, em 15 dias, nas chuvas que ocorreram no final de outubro e primeira semana de novembro, choveu mais do que chove em dois anos no Algarve”, afirmou Pimenta Machado.

O responsável, que falava na Câmara de Viana do Castelo, insistiu na necessidade dos “territórios e as cidades” se preparem para a “nova realidade”.

“Temos mesmo de o fazer. O tema das cheias é uma realidade e, portanto, muitas vezes, se calhar, teremos de usar soluções mais pesadas, naquela lógica de procurar a nossa rede hidrográfica a esta mudança do clima que está aí e, vai continuar”.

Questionado pela agência Lusa, Pimenta Machado explicou que, “em algumas situações, devem ser usadas soluções mais pesadas para proteger os territórios da alteração do regime de precipitação, com a frequência e intensidade dos eventos extremos”, adiantando como exemplos a construção de bacias de retenção de água, de diques para proteção de áreas ameaçadas por cheias, reforçar a rede ripícola.

Pimenta Machado alertou para a necessidade de os “territórios adaptarem a rede hidrográfica do país à frequência e intensidade dos eventos extremos”

“Estamos num tempo de bater recordes. Em janeiro tivemos um tempo muito quente e muito seco, é inacreditável, e de bater recordes de picos de precipitação. Este ano, foi um exemplo incrível nisso. Infelizmente, vamos ter agora 15 dias sem chuva. Vai aquecer o tempo. A sul não vai chover nada, o que nos preocupa. Recordes do nível de recuos de costa e incêndios. São estes os desafios a quem de gerir as cidades, o território” adiantou.

Em Viana do Castelo, o vice-presidente da APA, visitou as intervenções realizadas no âmbito do REACT-EU – Reabilitação da Rede Hidrográfica do Município de Viana do Castelo, nomeadamente, a estabilização de margens do rio Lima e a beneficiação de ‘habitat’ para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, através da aplicação de soluções técnicas de engenharia natural.

Em 2023, a Câmara de Viana do Castelo investiu 341.277 euros na reabilitação de dois troços das margens do rio Lima, um compreendido entre a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria e Vila Franca (margem esquerda), vulgarmente conhecida como Veiga de S. Simão, uma das zonas húmidas mais importantes do concelho, com valores naturais de extrema relevância para o bem-estar humano, e um segundo troço compreendido entre a União de Freguesias de Torre e Vila Mou e Lanheses (margem direita), que apresentavam graves problemas erosivos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.