A segunda sessão do projeto “Tempo Contado” vai ter lugar no dia 5 de março, às 18h30, na Casa do Conhecimento de Ponte da Barca. Desta vez, o foco estará na "Educação 2.0 - IA é o Futuro?" e terá como convidado Luís Amaral, vice-reitor para a Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa na Universidade do Minho.
Com uma sólida formação académica, Luís Amaral é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, onde também concluiu o seu doutoramento em Informática com especialização em Sistemas de Informação. É, desde 1998, professor associado na Escola de Engenharia.
Ao longo da sua carreira, Luís Amaral dedicou-se ao ensino e à investigação nas áreas do Planeamento e Gestão de Sistemas de Informação, assim como na Sociedade da Informação. Com mais de 400 trabalhos publicados, que incluem livros, capítulos de livros, artigos em revistas e relatórios técnicos, o seu contributo nesta sessão será, seguramente, muito enriquecedor.
O projeto “Tempo Contado” tem como objetivo promover a disseminação de ideias e a partilha de conhecimento, trazendo debates mensais à Casa do Conhecimento. Cada sessão, rigorosamente cronometrada em 40 minutos, oferece uma oportunidade para explorar temas relevantes com especialistas de renome.
Recorde-se que esta e outra sessões na Casa do Conhecimento poderão ser acompanhadas presencialmente ou por via digital.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.