A segunda sessão do projeto “Tempo Contado” vai ter lugar no dia 5 de março, às 18h30, na Casa do Conhecimento de Ponte da Barca. Desta vez, o foco estará na "Educação 2.0 - IA é o Futuro?" e terá como convidado Luís Amaral, vice-reitor para a Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa na Universidade do Minho.
Com uma sólida formação académica, Luís Amaral é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, onde também concluiu o seu doutoramento em Informática com especialização em Sistemas de Informação. É, desde 1998, professor associado na Escola de Engenharia.
Ao longo da sua carreira, Luís Amaral dedicou-se ao ensino e à investigação nas áreas do Planeamento e Gestão de Sistemas de Informação, assim como na Sociedade da Informação. Com mais de 400 trabalhos publicados, que incluem livros, capítulos de livros, artigos em revistas e relatórios técnicos, o seu contributo nesta sessão será, seguramente, muito enriquecedor.
O projeto “Tempo Contado” tem como objetivo promover a disseminação de ideias e a partilha de conhecimento, trazendo debates mensais à Casa do Conhecimento. Cada sessão, rigorosamente cronometrada em 40 minutos, oferece uma oportunidade para explorar temas relevantes com especialistas de renome.
Recorde-se que esta e outra sessões na Casa do Conhecimento poderão ser acompanhadas presencialmente ou por via digital.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.