A segunda sessão do projeto “Tempo Contado” vai ter lugar no dia 5 de março, às 18h30, na Casa do Conhecimento de Ponte da Barca. Desta vez, o foco estará na "Educação 2.0 - IA é o Futuro?" e terá como convidado Luís Amaral, vice-reitor para a Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa na Universidade do Minho.
Com uma sólida formação académica, Luís Amaral é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, onde também concluiu o seu doutoramento em Informática com especialização em Sistemas de Informação. É, desde 1998, professor associado na Escola de Engenharia.
Ao longo da sua carreira, Luís Amaral dedicou-se ao ensino e à investigação nas áreas do Planeamento e Gestão de Sistemas de Informação, assim como na Sociedade da Informação. Com mais de 400 trabalhos publicados, que incluem livros, capítulos de livros, artigos em revistas e relatórios técnicos, o seu contributo nesta sessão será, seguramente, muito enriquecedor.
O projeto “Tempo Contado” tem como objetivo promover a disseminação de ideias e a partilha de conhecimento, trazendo debates mensais à Casa do Conhecimento. Cada sessão, rigorosamente cronometrada em 40 minutos, oferece uma oportunidade para explorar temas relevantes com especialistas de renome.
Recorde-se que esta e outra sessões na Casa do Conhecimento poderão ser acompanhadas presencialmente ou por via digital.

O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.