Logo
Nacional

EDP vai doar viaturas a instituições sociais

22 Dezembro, 2022 | 11:22
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A EDP volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa promovida pela EDP Produção – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. Os veículos de serviço (passageiros, comerciais, e pick up) são totalmente renovadas antes da entrega e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada. A divulgação dos resultados e entrega das viaturas está prevista para o segundo trimestre do ano.

A iniciativa é aberta a todas as instituições sociais e sem fins lucrativos nas regiões onde a EDP possui centros de produção de energia. Interessados poderão candidatar-se até final de janeiro a uma das viaturas disponíveis.

A EDP, através da EDP Produção, volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. As candidaturas serão avaliadas entre fevereiro e março 2023, estando prevista a divulgação dos resultados e entrega das viaturas no segundo trimestre do ano.

As entidades elegíveis para concorrer envolvem desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias, entre outras que cumpram os critérios de seleção. Entre esses critérios destacam-se uma reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objetivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos, entre outras regras disponíveis para consulta no regulamento.

Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Estes veículos – de passageiros, comerciais, e pick up – contam com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros. Antes da entrega, as viaturas são totalmente renovadas e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.

As regiões abrangidas por esta iniciativa de apoio social envolvem os municípios onde a empresa mantém centros de produção, mas também as zonas onde deixou de ter operação regular nos últimos anos. É o caso, por exemplo, de Sines, onde a EDP encerrou a atividade da central a carvão e mantém planos para converter essa localização num centro de produção de energia limpa (incluindo hidrogénio verde).

A doação de viaturas usadas às comunidades é, aliás, uma prática que a EDP promove há alguns anos, tendo como destinatários diferentes tipos de instituições sociais – desde 2016, a EDP já doou 27 viaturas a essas entidades, num valor estimado de 290 mil euros.

Esta ação é uma das várias iniciativas previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção no sentido de responder a necessidades identificadas junto das comunidades, como transporte de pessoas, distribuição de alimentos ou apoio na prevenção e combate de incêndios. O plano insere-se num dos cinco eixos de atuação do EDP Y.E.S. – You Empower Society, que reúne todos os projetos de impacto social do grupo EDP a uma escala global – além da intervenção junto das comunidades, atua ainda nas vertentes de energia, planeta, cultura e competências.

Como se candidatar à ‘Doação de Viaturas’

Quando: até 31 de janeiro de 2023
Onde
site da EDP – Programa de atribuição de Viaturas Usadas
Como: através de um formulário online, no mesmo site onde pode consultar o regulamento

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.