José Rodrigues, Wanyta Mota e Olivia Novo são os grandes vencedores da 6ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala e Bar respetivamente.
José Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, conquistou o júri, presidido pelo Chef Diogo Novais, com prato tradicional “Pica no Chão”.
Wanyta Mota, da Associação Empresarial de Braga e na categoria de Pastelaria, arrebatou com a receita tradicional e a inovação das “Viúvas de Braga”.
Já na categoria de Sala/Bar, a Olivia Novo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a grande vencedora com destaque para criação de um cocktail de autor.
A 6ª edição do MYCA teve como presidente do júri o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e foi acompanhado por Miguel Meireles, escanção e fundador do Wine CAB, por Bruna Lazzari, finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianopolis do Brasil e pelos vencedores da 5ª edição MYCA Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende.
Também o jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Rui Miguel Graça e Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra, e Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé, fizeram parte do leque de jurados.
Os vencedores das categorias Cozinha e Sala bem como de Bar, foram galardoados de saber e experiência assim como um troféu que lhes dará acesso a um estágio profissional.
Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.