José Rodrigues, Wanyta Mota e Olivia Novo são os grandes vencedores da 6ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala e Bar respetivamente.
José Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, conquistou o júri, presidido pelo Chef Diogo Novais, com prato tradicional “Pica no Chão”.
Wanyta Mota, da Associação Empresarial de Braga e na categoria de Pastelaria, arrebatou com a receita tradicional e a inovação das “Viúvas de Braga”.
Já na categoria de Sala/Bar, a Olivia Novo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a grande vencedora com destaque para criação de um cocktail de autor.
A 6ª edição do MYCA teve como presidente do júri o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e foi acompanhado por Miguel Meireles, escanção e fundador do Wine CAB, por Bruna Lazzari, finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianopolis do Brasil e pelos vencedores da 5ª edição MYCA Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende.
Também o jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Rui Miguel Graça e Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra, e Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé, fizeram parte do leque de jurados.
Os vencedores das categorias Cozinha e Sala bem como de Bar, foram galardoados de saber e experiência assim como um troféu que lhes dará acesso a um estágio profissional.
Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.