José Rodrigues, Wanyta Mota e Olivia Novo são os grandes vencedores da 6ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala e Bar respetivamente.
José Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, conquistou o júri, presidido pelo Chef Diogo Novais, com prato tradicional “Pica no Chão”.
Wanyta Mota, da Associação Empresarial de Braga e na categoria de Pastelaria, arrebatou com a receita tradicional e a inovação das “Viúvas de Braga”.
Já na categoria de Sala/Bar, a Olivia Novo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a grande vencedora com destaque para criação de um cocktail de autor.
A 6ª edição do MYCA teve como presidente do júri o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e foi acompanhado por Miguel Meireles, escanção e fundador do Wine CAB, por Bruna Lazzari, finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianopolis do Brasil e pelos vencedores da 5ª edição MYCA Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende.
Também o jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Rui Miguel Graça e Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra, e Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé, fizeram parte do leque de jurados.
Os vencedores das categorias Cozinha e Sala bem como de Bar, foram galardoados de saber e experiência assim como um troféu que lhes dará acesso a um estágio profissional.
Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
Alvarães recebe, pela terceira vez, uma produção do conhecido produtor Paulo Branco, reforçando a ligação da freguesia com o cinema. As filmagens decorrem numa antiga fábrica de cerâmica, espaço emblemático do património industrial local, e em vários cenários naturais, incluindo a Lagoa da Garça, reconhecida pela sua beleza e pelo trabalho de preservação ambiental da comunidade.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo vai passar a funcionar em horário de inverno a partir do próximo dia 26 de outubro, prolongando-se até 28 de março. Durante este período, o espaço estará aberto ao público de terça a domingo, entre as 09h00 e as 19h00.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo vai ser, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, o palco da conferência internacional Performativity(ies) of Memory(ies), um evento que reúne 70 autores de 25 países para refletir sobre o papel da memória na criação artística e cultural contemporânea.
A plataforma Mamãs sem Dúvidas, da BebéVida, oferece em outubro sessões online gratuitas sobre amamentação, criopreservação, cuidados com o bebé e saúde mental materna.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participou, a convite, na prestigiada formação internacional Diploma em Medicina de Montanha (DiMM), realizada nos Pirinéus, na estância de esqui de Masella, Espanha.
Um homem de 52 anos foi detido pela GNR em Vila Nova de Cerveira, no passado dia 15 de outubro, por violência doméstica contra a companheira e a filha, informou o Comando Territorial de Viana do Castelo.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo anunciou a detenção de três pessoas na última semana, durante ações de prevenção e combate à criminalidade na região.