José Rodrigues, Wanyta Mota e Olivia Novo são os grandes vencedores da 6ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala e Bar respetivamente.
José Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, conquistou o júri, presidido pelo Chef Diogo Novais, com prato tradicional “Pica no Chão”.
Wanyta Mota, da Associação Empresarial de Braga e na categoria de Pastelaria, arrebatou com a receita tradicional e a inovação das “Viúvas de Braga”.
Já na categoria de Sala/Bar, a Olivia Novo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a grande vencedora com destaque para criação de um cocktail de autor.
A 6ª edição do MYCA teve como presidente do júri o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e foi acompanhado por Miguel Meireles, escanção e fundador do Wine CAB, por Bruna Lazzari, finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianopolis do Brasil e pelos vencedores da 5ª edição MYCA Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende.
Também o jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Rui Miguel Graça e Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra, e Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé, fizeram parte do leque de jurados.
Os vencedores das categorias Cozinha e Sala bem como de Bar, foram galardoados de saber e experiência assim como um troféu que lhes dará acesso a um estágio profissional.
Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.