Logo
Regional

Documentário sobre coreógrafa e bailarina Olga Roriz tem antestreia hoje em Lisboa

3 Abril, 2024 | 16:10
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O documentário "Olga Roriz", sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa que figura entre as mais importantes da dança contemporânea portuguesa, tem antestreia hoje no Teatro São Carlos, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.

Produzido pela Mares do Sul, com realização e argumento de Cristina Ferreira Gomes, o documentário tem autoria e entrevista de Luiz Antunes, resultado de dois anos de filmagens que acompanharam o processo de criação do espetáculo “Pas d’Agitation”, e a sua estreia, em Paris, em 2022, segundo a produção.

“Olga Roriz”, descrito como um “percurso intimista pelos mundos criativos e intensos” da coreógrafa, terá antestreia hoje, no Teatro Nacional de São Carlos, às 18:30, com entrada livre, na presença da criadora, e é transmitido na RTP2 na sexta-feira.

O longo período de rodagem permitiu a Cristina Ferreira Gomes – que assinou também um documentário sobre a coreógrafa Vera Mantero, em 2023, e deverá estrear outro este ano sobre Clara Andermatt – estabelecer proximidade com a coreógrafa e construir um filme intimista sobre a vida e obra de Olga Roriz, passando por geografias diversas, nomeadamente os Açores, Lisboa, Évora e Paris.

O repertório na área da dança, teatro e vídeo de Olga Roriz é constituído por mais de 90 obras, incluindo as mais recentes – “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros” (2023), “Deste Mundo e do Outro” (2022), “A minha história não é igual à tua”, com interpretação de reclusos, “Seis meses depois” (2020), e “Autópsia” -, que, à semelhança da maior parte da sua produção, tiveram apresentações pelo país.

Roriz criou e remontou peças para o Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado, Ballet Teatro Guaira (Brasil), Ballets de Monte Carlo, Ballet Nacional de Espanha, English National Ballet, American Reportory Ballet e Alla Scala de Milão (Itália).

Nascida em Viana do Castelo, em 1955, Olga Roriz estudou ballet clássico e dança moderna com Margarida Abreu e Ana Ivanova, ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e tornou-se primeira bailarina do Ballet Gulbenkian, onde foi depois convidada a coreografar.

Em 1995, criou a Companhia Olga Roriz, atualmente instalada no Palácio Pancas Palha, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.

O seu repertório na área da dança conta ainda, entre outras, com as peças “Pedro e Inês”, “Inferno”, “Start and Stop Again”, “Propriedade Privada”, “Electra”, “Os Olhos de Gulay Cabbar”, “Nortada”, “Jump-Up-And-Kiss-Me”, “Pets”, “A Sagração da Primavera”, “Antes que Matem os Elefantes”, “Síndrome”.

Foi distinguida com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique (2004), Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (2008) e o Prémio da Latinidade (2012), entre outros.

A dança contemporânea tem sido um tema regular no trabalho documental de Cristina Ferreira Gomes e Luiz Antunes, interesse mútuo que se aprofundou a partir da produção da série documental de 16 episódios “Portugal que Dança”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 8 Maio, 2024

OPINIÃO: Sangue Novo

Concluídos quase dois meses de governação, esperava-se uma mudança abrupta na liderança do país. No entanto, parece certo que a infantilização dos portugueses irá continuar a acontecer, com consequências nefastas na forma como os mesmos se interessam pelos temas políticos e até para a notoriedade das Instituições Democráticas.

Nacional 12 Maio, 2024

Artesão fez da madeira forma de arte e constrói réplicas de catedrais famosas

O artesão Guilhermino Rodrigues constrói réplicas em madeira de famosas catedrais numa oficina, em Vila Pouca de Aguiar, onde corta e cola as milhares de peças que já ergueram a Sagrada Família ou a Basílica de São Pedro.

Nacional 12 Maio, 2024

Mais de um milhão de adultos concluíram o ensino básico ou secundário desde 2005

Mais de um milhão de adultos concluíram o ensino básico e secundário nas últimas duas décadas, mas ainda há barreiras para quem quer continuar a estudar e tirar um curso superior, revela um estudo da Universidade de Lisboa.

Internacional 12 Maio, 2024

Eurovisão: Suíça vence e Portugal acaba em 10º lugar

A Suíça venceu o 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia, com o tema "The Code", numa cerimónia com vaias à representante de Israel e apelos à paz.

Nacional 11 Maio, 2024

Região Demarcada dos Vinhos Verdes distingue 4 produtos com chancela Grande Ouro

A edição 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes premiou, na noite de sexta-feira, quatro produtos com a chancela Grande Ouro e 11 com a de Ouro num total de 242 amostras em prova para 14 categorias.

Música 11 Maio, 2024

Concertos, oficinas e caminhadas em Paredes de Coura ao fim de semana

Paredes de Coura acolhe até domingo a quarta edição da iniciativa Ciclo de Polinização Musical, que se repete nos dias 17 a 19, e cuja programação inclui concertos, oficinas e caminhadas.

Regional 11 Maio, 2024

Juventude Viana tenta manter 2º lugar do campeonato

A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 21h15, a Paredes para defrontar a Casa do Povo de Sobreira, em jogo correspondente à 24.ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei Patins.

Regional 11 Maio, 2024

“Queridos Avós” ajuda famílias no cuidado dos idosos em Arcos de Valdevez

A “Queridos Avós”, empresa localizada em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, ajuda famílias com a prestação de cuidados de saúde a pessoas idosas, tendo surgido da necessidade de duas primas tratarem da avó após ter adoecido.