Logo
Regional

Docentes e alumni do IPVC vencem MUSE Design Award 2023

20 Setembro, 2023 | 9:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O projeto vencedor do Gold Prize chama-se Deithy Lamp e foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos. Deithy Lamp nasce de uma parceria entre o IPVC e a Furnor, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, demonstrando, mais uma vez, a importância da articulação entre a Academia e o tecido empresarial.

Conjuga a tradição com a inovação e a sustentabilidade com a funcionalidade, valorizando a “poética da luz” nas suas diversas
modulações. É este o conceito de Deithy Lamp, o projeto que nasce de uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e a Furnor, empresa de Vila Nova de Famalicão, que foi desenvolvido no âmbito do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e que, recentemente, venceu o Gold Prize do MUSE Design Award 2023. O prémio foi organizado pela norte-americana International Awards Associate (IAA) e contou, este ano, com cerca de 6.500 inscrições e um leque de 60 jurados, oriundos de 17 países.

O projeto deste conceito de iluminação foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos, em estreita articulação com a Furnor, empresa famalicense com mais de 40 anos de existência, dedicada ao fabrico e acabamento de componente e peças metálicas.

A identidade sustentável do projeto, que tinha como objetivo rentabilizar as capacidades produtivas da empresa e proporcionar um novo conceito de iluminação, “reflete-se nos cuidados ambientais desde a escolha das matérias-primas, passando pelos processos produtivos e continuando pelo consumo e pelo tipo de interação necessária para o funcionamento do candeeiro”, descreve Liliana Soares.

A docente da ESTG-IPVC acrescenta, ainda, que “a forma do candeeiro refere-se à posição sinuosa de ‘Tribhanga’, usada pelas
representações das divindades indianas, criando uma ligação fluida e elegante entre o céu e a terra”. O candeeiro apresenta uma geometria que contrapõe a solidez da base feita em cortiça e a leveza da estrutura em latão dourado, num “equilíbrio criado entre a tecnologia e a poética que se manifesta na gestualidade do utilizador”.

A docente Liliana Soares acrescenta que o projeto demonstrar a importância da criatividade e da colaboração entre a Academia e o tecido empresarial, pilar fundamental para o Politécnico de Viana do Castelo. Na área do Design, esta simbiose tem tornado a Instituição “uma referência a nível mundial” e que tem contribuído, ativamente, para “implementar a inovação” nas empresas nacionais, ajudando-as a tornarem-se decisivas na qualificação do produto nacional como algo de excelência no mercado global.

O projeto vencedor do Gold Prize chama-se Deithy Lamp e foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos. Deithy Lamp nasce de uma parceria entre o IPVC e a Furnor, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, demonstrando, mais uma vez, a importância da articulação entre a Academia e o tecido empresarial.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.