Logo
Nacional

Portugueses desafiados a reciclar mais e melhor fora de casa

17 Maio, 2023 | 11:04
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No Dia Internacional da Reciclagem, a Sociedade Ponto Verde (SPV) relembra que os cidadãos devem reciclar, sempre, as suas embalagens onde quer que estejam. Em casa, mas também no local de trabalho ou na escola, durante atividades desportivas ou em momentos de lazer, como concertos, há que adotar as melhores práticas e ajudar a preservar o Ambiente.

Recorde-se que os cidadãos já têm ao seu dispor sistemas de recolha de embalagens diversificados e funcionais, que permitem aumentar a deposição dos resíduos e o seu encaminhamento para reciclagem, nomeadamente ecopontos, porta-a-porta, ecocentros ou recolha a pedido. Hoje em dia, são já mais de 70 mil os ecopontos verdes, amarelos e azuis espalhados pelo território nacional, aos quais somam os existentes nos mais variados contextos e recintos escolares, desportivos ou culturais.

“É fundamental existir a prestação de um serviço de qualidade e de conveniência aos cidadãos, assim como é também essencial continuarmos com o trabalho de proximidade, na sensibilização e na promoção da literacia ambiental. Na Sociedade Ponto Verde, este é um investimento do qual não abdicamos. Através de campanhas que desenvolvemos de forma contínua, estamos a contribuir para que todos, crianças, jovens e adultos, sejam cada vez mais informados, responsáveis e participativos no processo da gestão de resíduos,” refere Ana Trigo Morais, CEO da SPV.

Recorde-se que, em 2022, foram enviadas para reciclagem mais de 460 mil toneladas de embalagens, o que representa um aumento de 6%, face ao ano anterior. Também o primeiro trimestre deste ano mostrou uma evolução global positiva comparativamente com o período homólogo, já que foram recolhidas seletivamente 108.368 toneladas de embalagens (+3).

As embalagens mantêm-se como o único fluxo de resíduos a cumprir com as metas nacionais de reciclagem, designadamente no Plástico, Papel/Cartão, Metal e Madeira (com exceção do Vidro). Contudo, perante as novas metas – em 2025, Portugal tem de chegar a 65% e em 2030, a 70% – o país precisa reciclar mais e melhor, pelo que é fundamental contar com todos os cidadãos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.