Logo
Regional

“Dia do Património das Misericórdias” celebrado em Viana do Castelo

30 Setembro, 2022 | 9:36
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o “Dia do Património das Misericórdias” esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Viana de Castelo.

A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, destacando-se: Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Manuel de Lemos, Presidente da UMP; Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte; Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; entre outros.

O Dia do Património, organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.

Nesta 11ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.

Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.

A comemoração da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

DIA DO PATRIMÓNIO DAS MISERICÓRDIAS 11.ª edição | 30 de setembro de 2022 | Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo

10h | Sessão de Abertura 

Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo [SCMVC] Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas [UMP] D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo

Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

10h30 | Valor e missão do património – Misericórdia de Viana do Castelo, moderado por Alfredo Faria Araújo, mesário da SCMVC

Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes por João Alpuim Botelho

Pintura de Cornelis de Beer por Pedro Raimundo

Apresentação do futuro Espaço de Memória por Ana Rita Cunha

11h30h | Pausa para café 

12h | Reflexões e desafios, moderado por Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral da SCMVC

Valorização do património como garante da identidade, por António Magalhães, Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais

Património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, por Gonçalo Maia Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

13h | Pausa para almoço [livre] 

14h30 | O património nas Misericórdias, moderado por José Rabaça, Secretariado Nacional da UMP

Misericórdia de Barcelos

Misericórdia de Chaves

Misericórdia de Ponte da Barca

Misericórdia de Vila Nova de Gaia

16h30 | Boas práticas e desafios na gestão do património, moderado por Alípio de Matos, presidente do Secretariado Regional da UMP de Viana do Castelo

Inês Dentinho, Conselho de Gestão do Fundo Rainha D. Leonor

Mariano Cabaço, Gabinete do Património Cultural da UMP

17h | Lançamento do projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo 

17h30 | Sessão de encerramento 

José Augusto Silveira, Secretariado Nacional da UMP

Mário Guimarães, provedor da Misericórdia de Viana do Castelo

18h | Momento musical pelo organista Daniel Ribeiro 

18h15 | Verde de Honra 

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.