Logo
Regional

Dia da Igreja diocesana e semana dos seminários em Viana do Castelo

18 Outubro, 2022 | 10:23
Partilhar
Eduarda Alves
5 min. leitura

Entre os próximos dias 30 de outubro e 6 de novembro, celebra-se em todas as dioceses de Portugal a semana dos seminários. Na diocese de Viana do Castelo coincide com a celebração do dia da Igreja diocesana que ocorre no dia 3 de novembro, data da criação da diocese, e que será festivamente celebrada no domingo mais próximo, este ano, no dia 6 de novembro.

Segundo D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, “esta feliz relação que na nossa diocese se estabelece entre a semana dedicada ao seminário e o convite a aprofundar a nossa consciência de ser Igreja diocesana, na qual opera a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, oferece-nos, enquanto comunidade diocesana, a oportunidade de valorizar o Seminário diocesano como o verdadeiro coração da diocese”.

Aqui fica, na integra, a mensagem de D. João Lavrador:

  1. Neste contexto, convido todos os diocesanos, sacerdotes, religiosos(as), consagrados e leigos a colocarmo-nos perante os desafios que Jesus Cristo nos lança neste tempo em que vivemos, despertando-nos a todos para a responsabilidade que nos cabe no ser e na missão da comunidade diocesana.

Referir-se ao Seminário é reconhecer uma comunidade de pessoas, jovens seminaristas e equipa formadora, que caminham no itinerário vocacional que orienta o jovem que sente o chamamento ao presbiterado a responder generosa e fielmente ao convite de Jesus Cristo. 

Enquanto comunidade, como refere a Pastores Dabo Vobis, «o “seminário” nas suas diversificadas formas, e de modo análogo a “casa de formação” dos sacerdotes religiosos, antes de ser um lugar, um espaço material, representa um espaço espiritual, um itinerário de vida, uma atmosfera que favorece e assegura um processo formativo, de modo que aquele que é chamado por Deus ao sacerdócio possa tornar-se, pelo sacramento da Ordem, uma imagem viva de Cristo Cabeça e Pastor da Igreja» (nº 42). 

  1. Toda a comunidade diocesana deve conhecer, apoiar, interessar-se e partilhar as preocupações vividas pelo Seminário.

Na verdade, o Seminário diocesano interpela-nos a todos nós sobre a vontade divina em oferecer os sacerdotes à sua Igreja e o compromisso que compete a cada um e a cada comunidade cristã.

Referindo-nos à nossa diocese, conhecer o nosso Seminário é ter em conta que há cinco seminaristas no curso de teologia, a frequentar a faculdade de teologia em Braga, há sete jovens que frequentam o ensino secundário e estão a fazer o seu discernimento vocacional no Seminário menor em Viana do Castelo, há uma dezena de adolescentes e jovens que são acompanhados vocacionalmente, em pré-seminário, permanecendo na sua família e nas suas comunidades paroquiais. 

Este ano contamos, ainda, com três jovens que frequentam o ano de pastoral que serão ordenados de diáconos em ordem ao presbiterado.

Preguntemo-nos sobre o que estes sinais nos querem dizer.

  1. Certamente reconhecemos que devemos esforçar-nos mais por criar o ambiente necessário para que os jovens, no encontro pessoal com Jesus Cristo, possam descobrir a sua vocação. Mas, igualmente, as diversas actividades pastorais e seus agentes devem sintonizar todas as suas acções com a finalidade vocacional e cada uma das comunidades cristãs e cada família devem edificar-se na fidelidade à vocação e à missão que Jesus Cristo desperta em todos os baptizados.

As vocações sacerdotais são, sem dúvida, um dos maiores desafios com que nos deparamos na diocese a exigir um compromisso consciente de todos os cristãos.

Que na oração, na reflexão cristã, no compromisso e no exercício da missão evangelizadora ofereçamos as condições para o despertar vocacional das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

Exorto as famílias, as paróquias, sobretudo nas catequeses, os grupos de jovens, os movimentos e outros grupos eclesiais a dedicarem, ao longo da semana dos seminários, tempo de reflexão e de oração pelo Seminário diocesano e de despertar vocacional.

  1. Colocarmos o nosso olhar de compromisso no Seminário e na Diocese é também sentir as suas necessidades materiais e a obrigação de todos os diocesanos de partilharem dos seus recursos materiais para a sua sustentação.

Estamos em tempos de profunda crise económica que vem aumentar ainda mais as dificuldades materiais na sustentação do Seminário e dos organismos diocesanos.

Praticamente a totalidade dos recursos financeiros que sustentam o Seminário e os serviços diocesanos vem das ofertas e da generosidade do Povo de Deus. Por isso, apesar das dificuldades por que muitos passam nestes tempos, venho apelar à partilha generosa para podermos oferecer as condições mínimas para a sua subsistência.

Desde já fica o meu reconhecimento.

  1. Para que o gesto da partilha se revele como sinal de toda a diocese, iremos entregar o contributo recolhido em cada comunidade paroquial no ofertório da celebração da Eucaristia do domingo, dia 6 de Novembro, na Catedral, na qual teremos também a alegria de participar na ordenação de três diáconos da nossa diocese.

Todos estão convidados a participar desta celebração, na qual contamos com uma representação de fiéis de cada paróquia.

Realmente, «na sua solicitude relativamente às vocações sacerdotais, a Igreja de todos os tempos inspira-se no exemplo de Cristo» (PdV, 42) e, por isso, coloca como sua principal preocupação e sinal de esperança o chamamento de cada baptizado e a missão evangelizadora que lhe incumbe por determinação divina.

  1. Estamos profundamente empenhados na preparação das Jornadas Mundiais dos Jovens, Lisboa/2023, que deverão ser uma oportunidade única para que os jovens assumam o seu protagonismo e integração nas comunidades cristãs e evangelizadores do mundo actual, sobretudo entre os seus colegas igualmente jovens e portadores de sonhos sobre a nova humanidade que é forçoso edificar.

Mas igualmente, estamos todos desafiados pelo Santo Padre a promover comunidades cristãs verdadeiramente sinodais, na comunhão, na participação activa de todos os baptizados e na corresponsabilidade na missão evangelizadora da Igreja.

Neste sentido, a par com a dinamização mais consciente e activa das vocações sacerdotais, somos interpelados a promover os diversos serviços e ministérios do Povo de Deus.

  1. Esta é uma hora de esperança, na qual sentimos fortes interpelações mas estamos conscientes que nos acompanha o Bom Pastor que dá a vida pelo Seu Povo e que ao longo do itinerário pessoal e comunitário nos revela o caminho a seguir que será sempre de entrega, despojamento e de serviço. Numa palavra, a exemplo de Jesus Cristo, é o caminho do Amor.

Imploro de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, de S.Teotónio, São Bartolomeu dos Mártires, S. Paulo VI e S. João Paulo II que abençoem o nosso Seminário, todo o Povo de Deus da nossa Diocese, acompanhem os jovens na sua descoberta vocacional e nos encaminhem nas sendas da evangelização do mundo de hoje.

Viana do Castelo, 18 de Outubro de 2022

+João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.