Logo
Regional

Dia da Igreja diocesana e semana dos seminários em Viana do Castelo

18 Outubro, 2022 | 10:23
Partilhar
Eduarda Alves
5 min. leitura

Entre os próximos dias 30 de outubro e 6 de novembro, celebra-se em todas as dioceses de Portugal a semana dos seminários. Na diocese de Viana do Castelo coincide com a celebração do dia da Igreja diocesana que ocorre no dia 3 de novembro, data da criação da diocese, e que será festivamente celebrada no domingo mais próximo, este ano, no dia 6 de novembro.

Segundo D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, “esta feliz relação que na nossa diocese se estabelece entre a semana dedicada ao seminário e o convite a aprofundar a nossa consciência de ser Igreja diocesana, na qual opera a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, oferece-nos, enquanto comunidade diocesana, a oportunidade de valorizar o Seminário diocesano como o verdadeiro coração da diocese”.

Aqui fica, na integra, a mensagem de D. João Lavrador:

  1. Neste contexto, convido todos os diocesanos, sacerdotes, religiosos(as), consagrados e leigos a colocarmo-nos perante os desafios que Jesus Cristo nos lança neste tempo em que vivemos, despertando-nos a todos para a responsabilidade que nos cabe no ser e na missão da comunidade diocesana.

Referir-se ao Seminário é reconhecer uma comunidade de pessoas, jovens seminaristas e equipa formadora, que caminham no itinerário vocacional que orienta o jovem que sente o chamamento ao presbiterado a responder generosa e fielmente ao convite de Jesus Cristo. 

Enquanto comunidade, como refere a Pastores Dabo Vobis, «o “seminário” nas suas diversificadas formas, e de modo análogo a “casa de formação” dos sacerdotes religiosos, antes de ser um lugar, um espaço material, representa um espaço espiritual, um itinerário de vida, uma atmosfera que favorece e assegura um processo formativo, de modo que aquele que é chamado por Deus ao sacerdócio possa tornar-se, pelo sacramento da Ordem, uma imagem viva de Cristo Cabeça e Pastor da Igreja» (nº 42). 

  1. Toda a comunidade diocesana deve conhecer, apoiar, interessar-se e partilhar as preocupações vividas pelo Seminário.

Na verdade, o Seminário diocesano interpela-nos a todos nós sobre a vontade divina em oferecer os sacerdotes à sua Igreja e o compromisso que compete a cada um e a cada comunidade cristã.

Referindo-nos à nossa diocese, conhecer o nosso Seminário é ter em conta que há cinco seminaristas no curso de teologia, a frequentar a faculdade de teologia em Braga, há sete jovens que frequentam o ensino secundário e estão a fazer o seu discernimento vocacional no Seminário menor em Viana do Castelo, há uma dezena de adolescentes e jovens que são acompanhados vocacionalmente, em pré-seminário, permanecendo na sua família e nas suas comunidades paroquiais. 

Este ano contamos, ainda, com três jovens que frequentam o ano de pastoral que serão ordenados de diáconos em ordem ao presbiterado.

Preguntemo-nos sobre o que estes sinais nos querem dizer.

  1. Certamente reconhecemos que devemos esforçar-nos mais por criar o ambiente necessário para que os jovens, no encontro pessoal com Jesus Cristo, possam descobrir a sua vocação. Mas, igualmente, as diversas actividades pastorais e seus agentes devem sintonizar todas as suas acções com a finalidade vocacional e cada uma das comunidades cristãs e cada família devem edificar-se na fidelidade à vocação e à missão que Jesus Cristo desperta em todos os baptizados.

As vocações sacerdotais são, sem dúvida, um dos maiores desafios com que nos deparamos na diocese a exigir um compromisso consciente de todos os cristãos.

Que na oração, na reflexão cristã, no compromisso e no exercício da missão evangelizadora ofereçamos as condições para o despertar vocacional das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

Exorto as famílias, as paróquias, sobretudo nas catequeses, os grupos de jovens, os movimentos e outros grupos eclesiais a dedicarem, ao longo da semana dos seminários, tempo de reflexão e de oração pelo Seminário diocesano e de despertar vocacional.

  1. Colocarmos o nosso olhar de compromisso no Seminário e na Diocese é também sentir as suas necessidades materiais e a obrigação de todos os diocesanos de partilharem dos seus recursos materiais para a sua sustentação.

Estamos em tempos de profunda crise económica que vem aumentar ainda mais as dificuldades materiais na sustentação do Seminário e dos organismos diocesanos.

Praticamente a totalidade dos recursos financeiros que sustentam o Seminário e os serviços diocesanos vem das ofertas e da generosidade do Povo de Deus. Por isso, apesar das dificuldades por que muitos passam nestes tempos, venho apelar à partilha generosa para podermos oferecer as condições mínimas para a sua subsistência.

Desde já fica o meu reconhecimento.

  1. Para que o gesto da partilha se revele como sinal de toda a diocese, iremos entregar o contributo recolhido em cada comunidade paroquial no ofertório da celebração da Eucaristia do domingo, dia 6 de Novembro, na Catedral, na qual teremos também a alegria de participar na ordenação de três diáconos da nossa diocese.

Todos estão convidados a participar desta celebração, na qual contamos com uma representação de fiéis de cada paróquia.

Realmente, «na sua solicitude relativamente às vocações sacerdotais, a Igreja de todos os tempos inspira-se no exemplo de Cristo» (PdV, 42) e, por isso, coloca como sua principal preocupação e sinal de esperança o chamamento de cada baptizado e a missão evangelizadora que lhe incumbe por determinação divina.

  1. Estamos profundamente empenhados na preparação das Jornadas Mundiais dos Jovens, Lisboa/2023, que deverão ser uma oportunidade única para que os jovens assumam o seu protagonismo e integração nas comunidades cristãs e evangelizadores do mundo actual, sobretudo entre os seus colegas igualmente jovens e portadores de sonhos sobre a nova humanidade que é forçoso edificar.

Mas igualmente, estamos todos desafiados pelo Santo Padre a promover comunidades cristãs verdadeiramente sinodais, na comunhão, na participação activa de todos os baptizados e na corresponsabilidade na missão evangelizadora da Igreja.

Neste sentido, a par com a dinamização mais consciente e activa das vocações sacerdotais, somos interpelados a promover os diversos serviços e ministérios do Povo de Deus.

  1. Esta é uma hora de esperança, na qual sentimos fortes interpelações mas estamos conscientes que nos acompanha o Bom Pastor que dá a vida pelo Seu Povo e que ao longo do itinerário pessoal e comunitário nos revela o caminho a seguir que será sempre de entrega, despojamento e de serviço. Numa palavra, a exemplo de Jesus Cristo, é o caminho do Amor.

Imploro de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, de S.Teotónio, São Bartolomeu dos Mártires, S. Paulo VI e S. João Paulo II que abençoem o nosso Seminário, todo o Povo de Deus da nossa Diocese, acompanhem os jovens na sua descoberta vocacional e nos encaminhem nas sendas da evangelização do mundo de hoje.

Viana do Castelo, 18 de Outubro de 2022

+João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.