Um desfile de Mordomia do Senhor dos Passos pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 23, é a novidade do programa Páscoa Doce, hoje apresentado, que integra mais de 30 iniciativas para dinamizar a economia local.
Em conferência de imprensa na Sé Catedral de Viana do Castelo, o vereador da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, explicou que aquele desfile pretende preservar “uma componente etnográfica, cultural e imaterial dos momentos solenes que habitualmente antecedem a Páscoa”.
“Nas procissões, que ainda hoje acontecem nas nossas freguesias, as senhoras envergam um traje de festa. Não ao que estamos mais habitados, os vermelhos, mas os de Dó, de cores mais sóbrias. Também entram os verdes, azuis, as mordomas, as morgadas, o traje mais sóbrio da ribeira”, apontou.
O desfile da Mordomia do Senhor dos Passos, acompanhado por bandas de música, vai decorrer no dia 23, a partir das 15:30, entre o Largo de São Domingos e o Passeios das Mordomas.
A “mostra pedagógica”, que pode crescer no futuro, contará, este ano, com a participação dos grupos folclóricos do concelho, “habituados a saber trajar e ourar”, mas também aberto à participação da comunidade que terá de se inscrever no Museu do Traje.
“O objetivo é divulgar a identidade e memória do concelho. Esta não é uma altura do ano de turismo de massas, mas há oportunidade de dar a conhecer um património cultural e imaterial ainda muito vincado nas nossas terras”, sublinhou Manuel Vitorino.
Organizado pela Câmara Municipal, Diocese e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), com a colaboração da Vianafestas, o programa Páscoa Doce vai decorrer entre o dia 23 e 01 de abril.
O pároco da Sé Catedral, Armando Dias, destacou na noite da Quinta-Feira Santa, a visita às 23 igrejas e capelas do centro histórico.
Manda a tradição que a visita, que mobilizava milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.
A programação “une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação”, inclui Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República, entre os dias 23 e 30.
O feirão da patanisca, o fim de semana gastronómico (22 a 24 de março), a Via Sacra de Alvarães, a recriação bíblica da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, a Queima de Judas, a Páscoa a Três, no Largo das Neves, e exposições são outras das iniciativas incluídas na programação Páscoa Doce.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.