Logo
Nacional

“Dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim com um ato de grande altruísmo”

22 Março, 2023 | 15:43
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) diz que é necessário continuar um trabalho "junto dos mais novos e das escolas" para incentivar a dávida de sangue regular. A partilha foi feita numa altura em que se aproxima a comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março. 

O presidente da Fepodabes alertou que todos os dias são necessários cerca de “um milhar de unidades de sangue” e que embora os números de 2021 demonstrem “uma nova esperança” no que toca aos 35 mil novos dadores “é necessário continuar este trabalho junto dos mais novos e das escolas”.

“O ato de dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim com um ato de grande altruísmo que merece ser festejado. Assim, o Dia Nacional do Dador de Sangue é um dia em que devemos homenagear todos aqueles que, com a sua dádiva, contribuem para que seja possível salvar mais vidas”, sublinhou.

Como entidade que representa 82 associações locais de dadores de sangue, a Fepodabes ambiciona um movimento unido em torno da autossuficiência do sangue e de uma resposta positiva nos momentos mais difíceis. “É possível compatibilizar esses objetivos e continuar a ter uma dádiva de sangue segura, cumprindo escrupulosamente as normas e diretivas nacionais e europeias”, realçou Alberto Mota.

“Quando há 41 anos a Fepodabes foi fundada, os desafios eram terminar com a dádiva de sangue dirigida e renumerada, com o aproveitamento total da dádiva de sangue e com a não discriminação na dádiva de sangue devido à orientação sexual dos dadores”, esclareceu. Hoje, “lutamos pelo reconhecimento e fortalecimento do papel do Dador de Sangue e do papel das Associações /Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue, as quais asseguram tarefas e missões que as próprias entidades estatais, que têm competência nesta área, não conseguem assegurar”, contou o presidente da Fepodabes.

No que toca ao papel do dador de sangue, Alberto Mota referiu ainda que “é importante que o 27 de março não se resuma a apenas um dia, mas sim a estender esse espírito a todos os outros dias do ano. E, isso passa por dizer um obrigado permanente, que se traduza numa capacidade de resposta para fazer colheitas de sangue em todo o país, no direito à isenção das taxas moderadoras, no direito à dispensa laboral sem perda de direitos no dia da dádiva e no acesso mais rápido no atendimento do Serviço Nacional de Saúde”.

A Fepodabes é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver uma atividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.