Logo
Nacional

“Dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim com um ato de grande altruísmo”

22 Março, 2023 | 15:43
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

Alberto Mota, presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) diz que é necessário continuar um trabalho "junto dos mais novos e das escolas" para incentivar a dávida de sangue regular. A partilha foi feita numa altura em que se aproxima a comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março. 

O presidente da Fepodabes alertou que todos os dias são necessários cerca de “um milhar de unidades de sangue” e que embora os números de 2021 demonstrem “uma nova esperança” no que toca aos 35 mil novos dadores “é necessário continuar este trabalho junto dos mais novos e das escolas”.

“O ato de dar sangue não deve ser visto como uma obrigação, mas sim com um ato de grande altruísmo que merece ser festejado. Assim, o Dia Nacional do Dador de Sangue é um dia em que devemos homenagear todos aqueles que, com a sua dádiva, contribuem para que seja possível salvar mais vidas”, sublinhou.

Como entidade que representa 82 associações locais de dadores de sangue, a Fepodabes ambiciona um movimento unido em torno da autossuficiência do sangue e de uma resposta positiva nos momentos mais difíceis. “É possível compatibilizar esses objetivos e continuar a ter uma dádiva de sangue segura, cumprindo escrupulosamente as normas e diretivas nacionais e europeias”, realçou Alberto Mota.

“Quando há 41 anos a Fepodabes foi fundada, os desafios eram terminar com a dádiva de sangue dirigida e renumerada, com o aproveitamento total da dádiva de sangue e com a não discriminação na dádiva de sangue devido à orientação sexual dos dadores”, esclareceu. Hoje, “lutamos pelo reconhecimento e fortalecimento do papel do Dador de Sangue e do papel das Associações /Grupos e Núcleos de Dadores de Sangue, as quais asseguram tarefas e missões que as próprias entidades estatais, que têm competência nesta área, não conseguem assegurar”, contou o presidente da Fepodabes.

No que toca ao papel do dador de sangue, Alberto Mota referiu ainda que “é importante que o 27 de março não se resuma a apenas um dia, mas sim a estender esse espírito a todos os outros dias do ano. E, isso passa por dizer um obrigado permanente, que se traduza numa capacidade de resposta para fazer colheitas de sangue em todo o país, no direito à isenção das taxas moderadoras, no direito à dispensa laboral sem perda de direitos no dia da dádiva e no acesso mais rápido no atendimento do Serviço Nacional de Saúde”.

A Fepodabes é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver uma atividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.