Logo
Regional

D. Nuno Brás esteve hoje em Viana do Castelo a manifestar solidariedade a jornalistas afetados pela crise no setor

24 Janeiro, 2024 | 17:41
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media, em Portugal, apelou hoje, em Viana do Castelo, a uma “ecologia da informação”, que permita distinguir o trabalho jornalístico de outros conteúdos presentes nas plataformas digitais.

“A sua missão é, não apenas a de fornecer a informação como também a de garantir a verdade dessa informação. É isso que distingue o seu trabalho daquilo que nos chega vindo das inúmeras redes que pululam (e poluem) o nosso ambiente humano. Também aqui necessitamos de ecologia — uma ecologia da informação’”, referiu D. Nuno Brás, na sessão de apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024.

O bispo do Funchal apelou à reflexão sobre a criação de uma “Ordem dos Jornalistas”, para que os profissionais do setor possam defender as regras próprias de acesso e exercício da profissão, com capacidade de “defender efetivamente” o seu código deontológico.

“Era o momento de retomar esse assunto, com toda a seriedade”, prosseguiu.

O responsável apelou aos jornalistas a ter uma “atitude proativa” na defesa da “verdade”.

Num encontro acolhido pelo Colégio do Minho, na Diocese de Viana do Castelo, o responsável católico manifestou solidariedade aos profissionais das comunicações sociais, “face às difíceis situações em que se encontram e em que trabalham”.

“São jornalistas, pedimos-lhe que continuem a sê-lo: é isso que os torna indispensáveis”, sustentou.

O bispo do Funchal falou num mundo da “informação” e da “desinformação”, manifestando a sua preocupação com a “dificuldade em distinguir entre informação verdadeira e desinformação”.

“Não nos basta saber. Precisamos de saber se é verdade. É por isso que os jornalistas são essenciais ao nosso mundo”, precisou.

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais convidou os profissionais dos media a “adotar padrões rigorosos de comportamento ético, capazes de facilmente os distinguir do fluxo informativo das redes”.

“Creio que as recentes questões à volta da sobrevivência de meios de comunicação e das condições de trabalho dos jornalistas estão relacionadas com toda esta problemática”, acrescentou.

Não podemos dispensar esta instituição que dá pelo nome de Comunicação Social. Não é imaginável um mundo em que ela não exista. Ou melhor: um mundo em que não exista comunicação social é algo que não queremos, sequer, imaginar”.

D. Nuno Brás saudou o papel da imprensa regional e dos que acompanham a atualidade religiosa, apelando a uma “comunicação de coração”, pedida pelo Papa, que distingue o ser humano da inteligência artificial, uma comunicação que “não dispensa a ética nem a procura da verdade”.

Na sua mensagem, divulgada hoje pelo Vaticano, o Papa Francisco reflete sobre a ‘Inteligência artificial e sabedoria do coração’, alertando para a importância de “regulamentar instrumentos” que podem causar “cenários negativos” em mãos erradas.

“É importante ter a possibilidade de perceber, compreender e regulamentar instrumentos que, em mãos erradas, poderiam abrir cenários negativos”, pode ler-se.

Num comentário a esta mensagem, D. Nuno Brás observou que a inteligência artificial vai tornar “o mundo mais globalizado” e a vida “mais veloz”, mas “não será nunca o mistério pessoal que cada ser humano constitui”.

“Cabe a todos nós tomar consciência de que, enquanto nos admiramos, e procuramos entrar neste admirável mundo novo, ao nosso lado e neste nosso mundo real, muitos milhões de seres humanos não possuem sequer o mínimo para sobreviver. Também disso o jornalismo não se pode nunca alhear”, concluiu, reforçando o apelo a uma “comunicação do coração”.

Durante o encontro, com mais de duas dezenas de profissionais, incluindo uma equipa da Viana TV, Isabel Figueiredo, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), assumiu a importância de tornar a identidade local “algo de palpável”.

A responsável sublinhou a necessidade de despertar nos mais novos “o desejo de ser jornalistas” e de dar atenção ao fenómeno religioso, defendendo o “caráter imprescindível” do jornalismo.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes – 12 de maio, em 2024.

A diretora do SNCS anunciou que, em 2025, o encontro anual com os profissionais dos media vai decorrer em Roma, assinalando o Jubileu dos Jornalistas, a 24 de janeiro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 3 Março, 2024

Santa Luzia perde na casa do Nun`Alvares na Liga Feminina de Futsal

Foi um sábado cheio de futsal feminino, que terminou com um jogo eletrizante entre o Nun'Álvares e o Santa Luzia, no qual a formação de Fafe venceu por 4-1.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.