Logo
Regional

D. João Lavrador: “(…) a dignidade não tem de ser de grandes custos”

2 Fevereiro, 2023 | 21:14
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A propósito das recentes polémicas em volta do custo do palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, considerou que existe uma certa “guerrilha partidária” e uma “mistura” entre a igreja e os protocolos. A opinião do bispo foi partilhada durante um encontro com jornalistas, esta quinta-feira, que decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e que teve como intuito o de apresentar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

D. João Lavrador considerou que “É natural que os custos sejam escrutinados no público. Porquê? Porque isto envolve dinheiros públicos. Temos todo o direito de saber o que se está a passar. Isso acho normal… Isso não quer dizer que depois não haja alguma disputa, aproveitamento, mas isso já são outros casos. Já se sabe que existe aqui uma certa guerrilha partidária… O facto de a Câmara de Lisboa ter mudado e o próprio coordenador das jornadas ser de outro partido acaba por influenciar… Não me venham com histórias”, exemplificando ainda, com a cidade de Madrid que acolheu a JMJ em 2011.

“Eu estive em Madrid e o palco não era nada disto e celebrou-se muito bem. Os bispos e os cantores não têm de estar empoleirados lá em cima… Em Madrid era um palco relativamente simples, baixo e o próprio altar era normal”, recordou, afirmando que à igreja só competia informar de que o papa precisava de um altar com dignidade.

“Agora se a Câmara queria de uma maneira e o arquiteto queria de outra já é outro caso… A igreja tem de ter a consciência de que tem de ser simples, sóbria, sem estes grandes aparatos. Ela tem de dar o exemplo nesse sentido…”, relembrou ainda o bispo de Viana. “Em termos de protocolo é outra coisa. Isso tem de ficar bem definido para que não se faça uma mistura entre a igreja e os protocolos”, referiu. “O altar para uma celebração da eucaristia tem de ter dignidade, mas a dignidade não tem de ser de grandes custos”, sugeriu D. João Lavrador.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Governo pede urgência em inquérito à morte de doente no hospital de Viana do Castelo

O Ministério da Saúde pediu que o inquérito aberto pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho para apurar as circunstâncias da morte de um doente no hospital de Viana do Castelo “decorra com a urgência desejável”.

Regional 21 Maio, 2024

Três hectares de baldios em Arcos de Valdevez reflorestados com 1.350 laranjeiras

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, plantaram hoje mais de 1.350 laranjeiras em três hectares de terrenos atravessados por linhas de transporte e energia.

Regional 21 Maio, 2024

Foco de surto de ‘legionella’ em Caminha que causou um morto ficou por identificar

O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.

Regional 21 Maio, 2024

Hospital de Viana do Castelo abre inquérito à morte de doente na urgência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.

Regional 21 Maio, 2024

CIM Alto Minho formaliza assinatura do Compromisso C-Academy com CNCS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acabam de formalizar a assinatura do Compromisso C-Academy, que comtempla o desenvolvimento de um programa de formação avançada em cibersegurança destinado a colaboradores das câmaras municipais e da comunidade intermunicipal.

Regional 21 Maio, 2024

Caminha: Presidente da APIMIL explicou perigos da proliferação da Vespa Asiática e métodos de combate

A vespa velutina ou asiática veio para ficar e as alterações climáticas vão alargar as áreas onde a espécie está presente. São perigosas, têm enorme impacto nos apiários, na economia, no ambiente e até na saúde pública, mas a boa notícia é que são controláveis e com relativa facilidade, através de “armadilhas” que todos temos em casa. A ideia poderia de alguma forma sintetizar a comunicação do presidente da APIMIL - Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima, Alberto Dias, ontem, na sessão que assinalou o Dia Mundial da Abelha e que teve lugar na Incubadora Verde, em Argela.

Cultura 21 Maio, 2024

“Cantar de Galo” sobe ao palco do centro cultural de Paredes de Coura 

Esta sexta-feira, dia 24 de maio, a companhia Mala Voadora traz a Paredes de Coura a sua recente estreia "Cantar de Galo", que culmina numa discussão entre o Galo de Barcelos e Salazar. Um "solo" de Jorge Andrade com texto do Pulitzer Robert Schenkkan, no Centro Cultural, às 21h30.