O CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento técnico-científico ao integrar o Programa IACOBUS, uma iniciativa de cooperação pioneira na Europa que conecta Instituições de Ensino Superior e Centros de Tecnologia e Inovação da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Esta adesão, agora formalizada, representa um passo significativo para o fortalecimento da capacidade de investigação e inovação do Alto Minho, criando novas oportunidades para a transferência de conhecimento e para a colaboração transfronteiriça.
Carlos Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do CiTin, sublinha a importância desta integração: “esta adesão reforça o compromisso do CiTin em fomentar parcerias estratégicas transfronteiriças, permitindo alicerçar o desenvolvimento de investigação aplicada, inovação e formação avançada, através da mobilidade de docentes, investigadores e estudantes, entre os parceiros da rede. Estamos confiantes de que a integração na rede IACOBUS trará novas oportunidades para o avanço científico e tecnológico da região do Alto Minho.”
A formalização da adesão do CiTin ao IACOBUS decorreu hoje, durante o 1.º Congresso da “Rede IACOBUS – Consolidação da rede eurorregional de conhecimento e inovação”, no campus de Ourense da Universidade de Vigo.
Este programa é gerido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT) e conta com o apoio da União Europeia através do cofinanciamento Interreg España – Portugal (POCTEP) 2021-2027.
IACOBUS: Catalisador de inovação transfronteiriça
O Programa IACOBUS tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio entre recursos humanos de instituições da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, incentivando, através das convocatórias Estadias de Investigação, Papers e Patentes, o desenvolvimento de projetos conjuntos de I+D+i no noroeste peninsular e o fortalecimento da cooperação entre as entidades desta rede de conhecimento e inovação. O IACOBUS tem sido um motor de desenvolvimento conjunto, fomentando projetos que unem a investigação científica e a aplicação prática em benefício de ambas as regiões.
Para o CiTin, esta adesão, além de reforçar o seu papel como instituição do Sistema Científico e Tecnológico Nacional de referência no Alto Minho, abre portas para a participação ativa em iniciativas transfronteiriças, potenciando um desenvolvimento industrial mais sustentável, alinhado com a estratégia industrial da Europa.
CiTin: Um pilar da inovação no Alto Minho
O CiTin é o único Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) existente no Alto Minho, sendo reconhecido como CTI pelo Ministério da Economia e do Mar português desde 2022.
O CiTin é uma associação científica, tecnológica e de assistência técnica, sem fins lucrativos e de natureza privada. Visa o desenvolvimento de atividades de I&D aplicada, transferência de tecnologia e formação avançada.
A sua missão é promover um desenvolvimento industrial sustentável e resiliente através da criação de novos processos e tecnologias de manufatura centrados nas pessoas. A estratégia de especialização do CiTin está alinhada com os objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, bem como com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte de Portugal (S3 NORTE 2027), operando como um motor do ecossistema de inovação industrial, sobretudo, regional, mas também nacional e internacional.
Os CTI são entidades que se dedicam à produção, difusão e transmissão de conhecimento, orientado para as empresas e para a criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários nacionais ou das regiões em que atuam.
Ao integrar o Programa IACOBUS, o CiTin reafirma o seu protagonismo no desenvolvimento de investigação aplicada e na promoção da inovação industrial no Alto Minho.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.