O CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento técnico-científico ao integrar o Programa IACOBUS, uma iniciativa de cooperação pioneira na Europa que conecta Instituições de Ensino Superior e Centros de Tecnologia e Inovação da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Esta adesão, agora formalizada, representa um passo significativo para o fortalecimento da capacidade de investigação e inovação do Alto Minho, criando novas oportunidades para a transferência de conhecimento e para a colaboração transfronteiriça.
Carlos Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do CiTin, sublinha a importância desta integração: “esta adesão reforça o compromisso do CiTin em fomentar parcerias estratégicas transfronteiriças, permitindo alicerçar o desenvolvimento de investigação aplicada, inovação e formação avançada, através da mobilidade de docentes, investigadores e estudantes, entre os parceiros da rede. Estamos confiantes de que a integração na rede IACOBUS trará novas oportunidades para o avanço científico e tecnológico da região do Alto Minho.”
A formalização da adesão do CiTin ao IACOBUS decorreu hoje, durante o 1.º Congresso da “Rede IACOBUS – Consolidação da rede eurorregional de conhecimento e inovação”, no campus de Ourense da Universidade de Vigo.
Este programa é gerido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT) e conta com o apoio da União Europeia através do cofinanciamento Interreg España – Portugal (POCTEP) 2021-2027.
IACOBUS: Catalisador de inovação transfronteiriça
O Programa IACOBUS tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio entre recursos humanos de instituições da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, incentivando, através das convocatórias Estadias de Investigação, Papers e Patentes, o desenvolvimento de projetos conjuntos de I+D+i no noroeste peninsular e o fortalecimento da cooperação entre as entidades desta rede de conhecimento e inovação. O IACOBUS tem sido um motor de desenvolvimento conjunto, fomentando projetos que unem a investigação científica e a aplicação prática em benefício de ambas as regiões.
Para o CiTin, esta adesão, além de reforçar o seu papel como instituição do Sistema Científico e Tecnológico Nacional de referência no Alto Minho, abre portas para a participação ativa em iniciativas transfronteiriças, potenciando um desenvolvimento industrial mais sustentável, alinhado com a estratégia industrial da Europa.
CiTin: Um pilar da inovação no Alto Minho
O CiTin é o único Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) existente no Alto Minho, sendo reconhecido como CTI pelo Ministério da Economia e do Mar português desde 2022.
O CiTin é uma associação científica, tecnológica e de assistência técnica, sem fins lucrativos e de natureza privada. Visa o desenvolvimento de atividades de I&D aplicada, transferência de tecnologia e formação avançada.
A sua missão é promover um desenvolvimento industrial sustentável e resiliente através da criação de novos processos e tecnologias de manufatura centrados nas pessoas. A estratégia de especialização do CiTin está alinhada com os objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, bem como com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte de Portugal (S3 NORTE 2027), operando como um motor do ecossistema de inovação industrial, sobretudo, regional, mas também nacional e internacional.
Os CTI são entidades que se dedicam à produção, difusão e transmissão de conhecimento, orientado para as empresas e para a criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários nacionais ou das regiões em que atuam.
Ao integrar o Programa IACOBUS, o CiTin reafirma o seu protagonismo no desenvolvimento de investigação aplicada e na promoção da inovação industrial no Alto Minho.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.