O CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento técnico-científico ao integrar o Programa IACOBUS, uma iniciativa de cooperação pioneira na Europa que conecta Instituições de Ensino Superior e Centros de Tecnologia e Inovação da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Esta adesão, agora formalizada, representa um passo significativo para o fortalecimento da capacidade de investigação e inovação do Alto Minho, criando novas oportunidades para a transferência de conhecimento e para a colaboração transfronteiriça.
Carlos Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do CiTin, sublinha a importância desta integração: “esta adesão reforça o compromisso do CiTin em fomentar parcerias estratégicas transfronteiriças, permitindo alicerçar o desenvolvimento de investigação aplicada, inovação e formação avançada, através da mobilidade de docentes, investigadores e estudantes, entre os parceiros da rede. Estamos confiantes de que a integração na rede IACOBUS trará novas oportunidades para o avanço científico e tecnológico da região do Alto Minho.”
A formalização da adesão do CiTin ao IACOBUS decorreu hoje, durante o 1.º Congresso da “Rede IACOBUS – Consolidação da rede eurorregional de conhecimento e inovação”, no campus de Ourense da Universidade de Vigo.
Este programa é gerido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT) e conta com o apoio da União Europeia através do cofinanciamento Interreg España – Portugal (POCTEP) 2021-2027.
IACOBUS: Catalisador de inovação transfronteiriça
O Programa IACOBUS tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio entre recursos humanos de instituições da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, incentivando, através das convocatórias Estadias de Investigação, Papers e Patentes, o desenvolvimento de projetos conjuntos de I+D+i no noroeste peninsular e o fortalecimento da cooperação entre as entidades desta rede de conhecimento e inovação. O IACOBUS tem sido um motor de desenvolvimento conjunto, fomentando projetos que unem a investigação científica e a aplicação prática em benefício de ambas as regiões.
Para o CiTin, esta adesão, além de reforçar o seu papel como instituição do Sistema Científico e Tecnológico Nacional de referência no Alto Minho, abre portas para a participação ativa em iniciativas transfronteiriças, potenciando um desenvolvimento industrial mais sustentável, alinhado com a estratégia industrial da Europa.
CiTin: Um pilar da inovação no Alto Minho
O CiTin é o único Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) existente no Alto Minho, sendo reconhecido como CTI pelo Ministério da Economia e do Mar português desde 2022.
O CiTin é uma associação científica, tecnológica e de assistência técnica, sem fins lucrativos e de natureza privada. Visa o desenvolvimento de atividades de I&D aplicada, transferência de tecnologia e formação avançada.
A sua missão é promover um desenvolvimento industrial sustentável e resiliente através da criação de novos processos e tecnologias de manufatura centrados nas pessoas. A estratégia de especialização do CiTin está alinhada com os objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, bem como com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte de Portugal (S3 NORTE 2027), operando como um motor do ecossistema de inovação industrial, sobretudo, regional, mas também nacional e internacional.
Os CTI são entidades que se dedicam à produção, difusão e transmissão de conhecimento, orientado para as empresas e para a criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários nacionais ou das regiões em que atuam.
Ao integrar o Programa IACOBUS, o CiTin reafirma o seu protagonismo no desenvolvimento de investigação aplicada e na promoção da inovação industrial no Alto Minho.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.