Logo
Nacional

Conheça os feriados em 2024 e algumas oportunidades para fazer ponte

31 Dezembro, 2023 | 18:50
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Por lei, as férias têm de ser marcadas até 15 de abril, cabendo, em regra, o gozo de 22 dias úteis a cada trabalhador. Mas com a ajuda dos feriados, das pontes e dos fins de semana prolongados é possível rentabilizar os dias de férias.

No novo ano, volta a ser possível gozar 13 feriados obrigatórios. Ao todo, há três feriados que coincidem com o domingo. São eles o Domingo de Páscoa (31 de março), a Restauração da Independência (1 de dezembro) e a Imaculada Conceição (dia 8 de dezembro).

Apenas um feriado calha ao sábado: a Implantação da República (5 de outubro). Os restantes distribuem-se pelos cinco dias úteis da semana: Ano Novo (1 de janeiro, segunda-feira), Dia de Portugal (10 de junho, segunda-feira), Dia do Trabalhador (1 de maio, quarta-feira), Natal (25 de dezembro, quarta-feira), Dia da Liberdade (25 de abril, quinta-feira), Corpo de Deus (30 de maio, quinta-feira), Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto, quinta-feira) Sexta-feira Santa (29 de março, sexta-feira) e Dia de Todos os Santos (1 de novembro, sexta-feira).

Aos feriados obrigatórios juntam-se dois feriados facultativos, cujo gozo depende de instrumento de regulamentação coletiva de trabalho ou de contrato de trabalho. Incluem-se nesta categoria a Terça-feira de Carnaval e o feriado municipal da localidade.

Em Viana do Castelo o feriado Municipal é a 20 de Agosto. Em 2024 calha numa terça-feira.

Em Lisboa, o feriado municipal de Santo António celebra-se a 13 de junho, quinta-feira. No Porto, em Gaia, em Braga e em Almada, o feriado municipal de São João, 24 de junho, é numa segunda-feira.

Quantos fins de semana prolongados pode gozar?

A distribuição dos feriados em 2024 permite usufruir de quatro fins de semana prolongados. O primeiro fim de semana de três dias, surge nos dias 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Os outros três fins de semana prolongados acontecem em março (nos dias 29, 30 e 31), em junho (nos dias 8, 9 e 10) e novembro (nos dias 1, 2 e 3).

E pontes?

O novo ano proporciona apenas três pontes, sendo a primeira em abril (nos dias 25, 26, 27 e 28). A segunda possibilidade de gozar quatro dias seguidos de descanso, marcando apenas um dia de férias, ocorre pouco tempo depois: entre maio e junho (nos dias 30, 31, 1 e 2). Em agosto, nos dias 15, 16, 17 e 18, pode ser aproveitada a terceira e última ponte.

Quem estiver disposto a “gastar” dois dias de férias, poderá usufruir de duas pontes alargadas (de cinco dias), por exemplo, em maio (nos dias 1, 2, 3, 4 e 5) e em dezembro (nos dias 25, 26, 27, 28 e 29).

Eis a lista dos feriados e respectivas pontes em detalhe:

1 de Janeiro, o primeiro dia do ano, que se assinala à segunda-feira.

A terça-feira de Carnaval, dia 13 de Fevereiro, e que possibilita a ponte na segunda-feira anterior, se assim for decretado pelo Governo, municípios e empresas.

29 de Março, que assinala a Sexta-Feira Santa, seguida da Páscoa, no domingo de 31 de Março. Existe assim a possibilidade de três dias seguidos de descanso.

O 25 de Abril, a 50.ª celebração da Revolução dos Cravos, é assinalado a uma quinta-feira.

1 de Maio, Dia do Trabalhador, que calha a uma quarta-feira, ideal para uma paragem mesmo a meio da semana.

30 de Maio, com o Dia do Corpo de Deus, que é a uma quinta-feira e abre portas a um fim-de-semana maior.

O 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, calha a uma segunda-feira.

O feriado municipal de Lisboa do dia de Santo António, 13 de Junho, assinala-se a uma quinta-feira, existindo a possibilidade de ponte à sexta-feira. No dia 24 de Junho assinala-se o dia de S. João em cidades como o Porto, Braga e Tavira. O 29 de Junho, dia de S. Pedro, assinala-se na cidade de Évora, por exemplo.

15 de Agosto, Dia da Assunção da Nossa Senhora e o único feriado de Agosto, celebra-se a uma quinta-feira, com possibilidade de ponte.

Em Viana do Castelo o feriado Municipal é a 20 de Agosto. Em 2024 calha numa terça-feira, existindo a possibilidade de ponte na segunda-feira.

5 de Outubro (Dia da Implantação da República) calha a um fim-de-semana, a um sábado.

1 de Novembro é a uma sexta-feira. Neste caso, o Dia de Todos os Santos acarreta a possibilidade de ponte, com um fim-de-semana prolongado e três dias seguidos de descanso.

1 de Dezembro (a Restauração da Independência) e 8 de Dezembro (Dia da Imaculada Conceição) são ao domingo.

25 de Dezembro é Natal e celebra-se a meio da semana, a uma quarta-feira.

 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.